O esporte é uma ótima alternativa para pessoas que possuem algum tipo de problema psicológico e emocional, e está à procura de algo que a ajude a superar. Saiba o que é a Terapia do Esporte e veja como ela pode ajudar com os problemas psicológicos e emocionais!

Seja quando criança, ainda em formação do seu caráter e personalidade, ou adulto, o esporte pode ser igualmente vantajoso.

Há casos em que a utilização de medicamentos são fundamentais no tratamento de problemas psicológicos e emocionais, mas a prática de esporte pode auxiliar no tratamento, como uma terapia alternativa, e em alguns casos, até tornar os medicamentos desnecessários.

Quer saber como o esporte pode ajudar?

Se a resposta é sim, então continue a ler este artigo que vamos já responder a essa pergunta.

Dificuldades de comunicação

Se este é o seu caso, a dificuldade de comunicação traz nervosismo e o coração começa a acelerar bastante e acaba por evitar estas situações, então comece a praticar um esporte coletivo.

Os esportes coletivos podem ajudar na comunicação, pois faz você conhecer novas pessoas, interagir com elas quase que obrigatoriamente. Mesmo que seja durante o jogo/partida e assim vai começar a libertar-se. Comece a conhecer os amigos dessas pessoas e por aí em diante, e você vai perceber que vai começar a diminuir tudo aquilo que te causa desconforto na presença de pessoas.

Dificuldades de comunicação

Baixa autoestima

Quem sente baixa autoestima normalmente é por um destes motivos: ou não esta feliz com o corpo que tem, ou porque nunca se achou realmente boa em nada.

Ao praticar um esporte, caso se esforce certamente vai ver melhorias em termos estéticos e emagrecer e também se trabalhar é provável que fique bastante boa nisso e possa sentir orgulho.

Baixa autoestima

Falta de concentração

A prática de um esporte, principalmente aqueles que exigem mais técnica e engenho vão forçá-lo a concentrar-se, se quer ganhar ou melhorar. E com esse incentivo sem se dar conta, você vai começar a prestar mais atenção nas coisas e até ser mais paciente.

Falta de concentração

Descontrole emocional

Caso seja uma pessoa bastante instável emocionalmente, que sofre com crises emocionais, etc… o esporte irá fazê-la viver muitas emoções (euforia, frustração, querer mais, competitividade, …) e ao experimentar todas, você vai começar a habituar-se à sua sensação e criar condições de controle emocional que você não tinha antes.

Descontrole emocional

Tem muitos outros exemplos do que o esporte pode ajudar a nível psicológico e emocional,  a largar algum vicio como a bebida ou o tabaco se distraindo na prática de algum esporte. As possibilidades são infindáveis…

Ainda não esta convencido? Eu recomendo experimentar um esporte que seja mais fácil de aprender e que seja coletivo, como por exemplo o Handebol. Se quiser saber mais sobre este esporte, clique aqui e leia este artigo.

Se ficaram com alguma dúvida é só deixar nos comentários.

Autor: Ricardo Pereira

Visite: http://sportsregras.com

VISITE TERAPIA ONLINE!

FacebookTwitterGoogle+PinterestTumblrLinkedInBlogger PostGoogle GmailWhatsAppPrintShare