Fumantes poderão no futuro ser vacinados para que deixem de sentir prazer com o cigarro. Uma vacina que leva o organismo a produzir anticorpos contra a nicotina já está sendo testada em 275 pessoas, com idades entre 18 e 60 anos, no Canadá. Saiba mais…

Fumantes poderão no futuro ser vacinados para que deixem de sentir prazer com o cigarro. Uma vacina que leva o organismo a produzir anticorpos contra a nicotina, uma das substâncias presentes no cigarro que provoca sensação de prazer e dependência, já está sendo testada em 275 pessoas, com idades entre 18 e 60 anos, no Canadá. A pesquisa, que está sendo desenvolvida pela farmacêutica Pfizer, começou em 2012 e já teve sucesso em roedores. Não há previsão de término do estudo e lançamento no mercado.

A vacina tem como objetivo estimular o sistema imunológico e criar anticorpos contra a nicotina, de acordo com a diretora médica de vacinas da América Latina e Canadá da Pfizer, Jéssica Presa.

— A ideia é que esses anticorpos “grudem” na nicotina e, como se tornarão uma única molécula “grande”, não conseguirão ultrapassar a barreira hematoencefálica [cerebral]. Assim, a nicotina não chegará ao cérebro e a pessoa não irá obter a sensação de prazer com o cigarro.

Uma das 7.000 substâncias inaladas pelo fumante em uma tragada, a nicotina que provoca dependência e sensação de prazer, conforme explica a cardiologista Jaqueline Issa, diretora do Programa de Tratamento do Tabagismo do Incor (Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo).

— Nós temos vários receptores espalhados pelo corpo e cérebro e a nicotina tem afinidade com eles. Na área do cérebro responsável pelo prazer, há uma grande concentração. Quando o indivíduo fuma, a nicotina entra nesse circuito, ocupa o espaço e a sensação de prazer é amplificada. Em situações adversas, como estresse e ansiedade, por exemplo, a pessoa fuma para atenuar sensações desagradáveis. Então, ela aprende a usar o cigarro no prazer e na dor. Por isso, há legiões de fumantes, pois entre 7 a 10 segundos a pessoa já sente prazer.

Além de ajudar na possibilidade de reduzir ou eliminar o vício do cigarro, novas doses da vacina fariam o corpo continuar produzindo mais anticorpos por conta própria, e isso contribuiria para impedir recaídas. De acordo com a diretora da Pfizer, a vacina seria destinada a pessoas que são viciadas no tabaco e têm o desejo de parar de fumar.

Cigarro

Na opinião da cardiologista do Incor, a imunização “seria mais atrativa no aspecto preventivo do que como tratamento”.

— Na medida em que a vacina faz um bloqueio da nicotina, a pessoa passa pelo processo de abstinência, que provoca sintomas como irritabilidade, falta de concentração, fome excessiva e ansiedade. Essa situação poderia ser tratada de outra forma, com medicação por exemplo. Então, a princípio, o ideal seria vacinar pacientes que já pararam de fumar para evitar a recaída, já que mais de 50% das pessoas que param de fumar acabam voltando. E também grupos de riscos, como filhos de fumantes e pessoas de classes sociais mais baixas, para que não caiam no vício.

“Cheguei a fumar bituca de cigarro de dentro do cinzeiro”, diz ex-fumante

A Pfizer informou que o estudo clínico da vacina antitabaco está em estágios iniciais (fase 1) e deverá ser concluído em dezembro desse ano. Nessa etapa, são avaliadas a segurança, a tolerabilidade, a imunogenicidade (capacidade de dar resposta imunológica) e mensuração de dose em adultos.

Essa não é a primeira vez que um laboratório tenta fabricar uma fórmula contra o vício do cigarro. Jaqueline explica que outros estudos não foram para frente, “pois os anticorpos não tinham durabilidade suficiente”.

— Os pacientes então teriam que ser revacinados com frequência e isso seria inviável até mesmo financeiramente. Desde 2006 fala-se em método terapêutico contra o vício no tabaco. Esperamos que a nova pesquisa consiga reverter esse problema técnico.

Atualmente, não há nenhuma vacina que reduza ou elimine o vício em cigarro. Mas, na visão do infectologista e vice-presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), Renato Kfouri, a ciência avançou muito no conhecimento sobre agentes infecciosos, suas formas de reprodução e os hospedeiros. Agora, o grande desafio é conhecer melhor o desenvolvimento molecular para controlar as doenças não infecciosas.

— Quando falamos em genoma humano, é algo de grande complexidade. É necessário conhecer os marcadores de quem vai ter obesidade, câncer e até dependências de drogas e álcool. Muitas dessas doenças não são exclusivamente cromossômicas, já que também se consideram os fatores ambientais, mas conhecendo seus mecanismos será possível se antecipar e assim prevenir. O desenvolvimento de vacinas para doenças não infecciosas é questão de tempo.

Segundo Kfouri, a ciência está evoluindo a passos largos e, em alguns anos, será possível imunizar as pessoas também contra doenças não infecciosas.

— Estamos caminhando nesse sentido, não apenas contra o tabaco, mas contra obesidade e até mesmo o câncer. Acredito que daqui alguns anos poderemos ter novidades em termos de aplicação prática.

Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)

Extraído de: http://www.antidrogas.com.br/mostranoticia.php?c=7607&msg=Vacina%20que%20poder%E1%20eliminar%20v%EDcio%20em%20cigarro%20%E9%20testada%20em%20humanos

Saiba Como Parar De Fumar Para Sempre!

 

Você está querendo parar de fumar, mas ainda não sabe a maneira certa de parar? E se eu lhebanner-fumo-e-cigarro-300x250 disser que dentro de uma semana após iniciar este programa, você pode ficar livre do cigarro para sempre? Não é realmente tão difícil como você pode pensar. Neste e-book você vai aprender, em um método prático, como você pode ficar livre do fumo, livre do cigarro para sempre!

O método adotado pelo blog “Fumo & Cigarro” é prático, sem enrolação . Ele tem por base o best-seller internacional “How to Stop Smoking Forever “, de “Health Tec, Inc.”, “1997”, ainda hoje um sucesso de vendas na amazon.com. Portanto, as informações que você receberá já foram testadas e aprovadas por milhares de pessoas no mundo inteiro. Milhares de pessoas já deixaram de fumar com base nelas. São informações práticas, objetivas e que realmente funcionam. Com elas você conseguirá parar de fumar. Não vamos ficar falando para você sobre os malefícios do cigarro. Você já está cansado de saber.

 

Você já sabe que se você fuma…

 

  • Você tem doze vezes mais chances de morrer de câncer de pulmão.

  • Você tem dez vezes mais probabilidades de morrer de alguma forma de doença pulmonar.

  • Você tem dez vezes mais chances de morrer de câncer de laringe.banner-fumo-e-cigarro-336x280

  • Você tem seis vezes mais probabilidade de morrer de doença cardíaca.

  • Você tem duas vezes mais probabilidade de morrer de um acidente vascular cerebral.

Se você parar de fumar agora, você pode aumentar suas chances de viver de duas a doze vezes mais, e economizar milhares de reais em despesas médicas e custos de cigarros!

Fumar é um hábito ruim e caro. Você cheira mal, deixa seus dentes amarelados, detona sua saúde, e ainda gasta um monte de dinheiro com isso!

Neste e-book você vai saber por que e como você deve parar de fumar! Você deve isso a você e a sua família. Pare de fumar hoje!

Encomende hoje e descubra o quão fácil é você parar de fumar, parar de fumar para sempre!

Ciente da qualidade e eficiência do nosso produto, oferecemos a você uma garantia de 100% de devolução do dinheiro se não ficar completamente satisfeito com o que você vai descobrir…

 

COMECE AGORA A PARAR DE FUMAR!

COMECE AGORA A PARAR DE FUMAR!
COMECE AGORA A PARAR DE FUMAR!


FacebookTwitterGoogle+PinterestTumblrLinkedInBlogger PostGoogle GmailWhatsAppPrintShare