Com a facilidade de acesso, através de vários tipos de aparelhos, muita gente passou a ter uma extrema necessidade de ficar na internet. Mas qual a diferença entre gostar muito e ser viciado em internet? Descubra em seis sinais de alerta!

A internet está repleta de conteúdo para todos os gostos e, claro, isso é muito benéfico. Mas, como tudo na vida, o que é demais não é bom. Muita gente passou a ter uma extrema necessidade de ficar na internet, raças as enorme quantidade de diferentes tipos aparelhos disponíveis no mercado, além da variedade de serviços oferecidos.

Mas qual a diferença entre gostar muito e ser viciado em internet?

Conheça seis sinais de alerta:

1)      Preocupação excessiva

Um viciado em internet se preocupa demais em ficar conectado. Tem a sensação de que está perdendo alguma coisa quando não pode acessar a internet. Ele também fica preocupado em garantir que poderá se manter ‘online’.

2)      Não conseguir ficar sem internet

A pessoa tenta ficar sem internet, mas não consegue. Esses esforços para diminuir o uso de internet ficam repetitivos. E, com o passar do tempo, precisa aumentar a quantidade de horas conectada para sentir o mesmo bem-estar e satisfação do que antes.

3)      Relações pessoais afetadas

O vício em internet afeta até as relações pessoais. Isso porque a pessoa fica tão preocupada em estar conectada que se esquece das pessoas ao redor. É comum a pessoa negligenciar os filhos, distancia-se do cônjuge e dos amigos, não participar de momentos familiares e ter dificuldade em manter laços pessoais e afetivos.

4)      Vida profissional prejudicada

A vida profissional pode ficar prejudicada pelo vício em internet. A principal razão é o baixo desempenho. As atividades relacionadas aodependência de internet trabalho são deixadas de lado ou feitas sem o devido cuidado, para que possam acessar a internet.

5)      Sintomas de abstinência

Irritação, angústia, raiva, ansiedade, tristeza, sensação de perda, intranquilidade e até depressão. Esses são alguns dos sintomas que um viciado em internet apresenta quando fica sem conexão. Os sintomas de abstinência variam conforme o nível de dependência.

6)      Mentir

O dependente de internet, às vezes, tem a consciência de que exagera no uso de internet. Mas, com medo de julgamentos ou sermões, pode mentir sobre a quantidade de horas que ficou conectado, em uma tentativa de esconder seu vício.

Como tratar o vício de internet?

Se você apresenta a maior parte dos sintomas citados acima, fique atento: a dependência de internet necessita de tratamento psicoterapêutico para que possa ter uma vida mais saudável e harmoniosa. Saiba tudo como funciona o tratamento para dependência de internet.

Fonte: http://www.ctviva.com.br/blog/viciado-em-internet-descubra-6-sinais-de-alerta/


Share