A caminhada é uma atividade física que emagrece, além de outros benefícios à saúde. Conheça algumas dicas para caminhar e emagrecer!

A caminhada emagrece, melhora a circulação sanguínea, a postura e colabora para perder barriga, queimando até 200 calorias em apenas 30 minutos. A caminhada tem, ainda, outros benefícios para a saúde, que incluem a redução do colesterol, aumento da massa óssea e diminuição do risco de diabetes. Além disso, está indicado para indivíduos de todas as idades e condições físicas, desde que respeite suas limitações.

Algumas dicas para emagrecer com a caminhada são:

Caminhar durante os 30 minutos após o jantar, pois ajuda a perder até 2 vezes mais peso, além de reduzir os níveis de açúcar e gordura no sangue;

Fazer o exercício ao ar livre, aumentando os níveis de energia e permitindo queimar mais calorias;

Controlar a respiração, inspirando pelo nariz e expirando pela boca a um ritmo natural, evitando privar o corpo de oxigênio;

Aumentar a intensidade da caminhada, iniciando com 10 minutos leves e depois apressar o passo, voltando a diminuir nos últimos 10 minutos.

Para evitar lesões antes e depois da caminhada é recomendado fazer alongamentos antes e depois de caminhar porque isto aumenta a flexibilidade, diminui o risco de cãibras e diminui a concentração de ácido lático nos músculos após o exercício, que é o que geralmente causa dor.

A postura certa

Enquanto você caminha, preste atenção em alguns itens importantes

Cabeça: deve ficar alinhada com a coluna, mantendo o queixo paralelo ao chão, para evitar dores no pescoço.

Ombros: coloque-os para trás e não deixe com que tensionem a musculatura do pescoço.

Braços: eles acompanham o movimento, de preferência com os cotovelos flexionados a 90 graus, para evitar que as mãos inchem.caminhada

Barriga: contraia bem os músculos do abdômen enquanto caminha, como se levasse o umbigo em direção às costas. Além de trabalhar a região, você melhora a postura.

Pés: sempre que pisar, apóie primeiro o calcanhar no chão e então desenrole o pé. O tamanho da passada não deve ser nem muito curto nem muito longo. Dê passos macios, para não machucar os ossos da canela.

*É importante também um tênis adequado para evitar lesões e não sobrecarregar os músculos devido ao impacto e desconforto não hora de pisar no chão.

Para ver alguns tênis recomendados para caminhadas, leia o artigo:


 

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