O SOS Sobriedade e a Comunidade Terapêutica Nova Jornada estiveram presentes na IV Jornada de prevenção com Amor-Exigente, em José Bonifácio, SP. Saiba mais…

Na última quinta-feira (dia 13), o palestrante Rodrigo Longo, Conselheiro em Dependência Química da Comunidade Terapêutica Nova Jornada e Administrador do blog SOS Sobriedade Rodrigo realizou uma palestra na IV Jornada de prevenção com Amor-Exigente, em José Bonifácio, SP.

Palestra sobre Álcool e Drogas

“Dependência Química – Um problema de todos!”, este foi o tema da palestra que tratou do problema da dependência química, como uma responsabilidade de todos: família, escola, empresas, instituições e sociedade como um todo.

Rodrigo apresentou aspectos importantes no desenvolvimento do indivíduo e que são determinantes na formação de sua estrutura psicológica, emocional e social, bem como os fatores de risco, que aumentam a probabilidade do indivíduo desenvolver a dependência química, e os fatores de proteção, que diminuem a probabilidade do indivíduo desenvolver a dependência química.

Palestra-Prevenção das Drogas

Rodrigo afirma que, “o ambiente, as pessoas e o contexto histórico, podem aumentar ou diminuir a probabilidade de uma pessoa desenvolver a dependência química”.

A palestra também trouxe uma nova compreensão a respeito da dependência química, como sendo uma “doença biopsicossocial”, que afeta o organismo do indivíduo, o seu psiquismo e as suas relações sociais.

“A dependência química é uma doença que desorganiza o funcionamento do sistema nervoso central e o organismo biológico como um todo, desorganiza o estado mental e causa desequilíbrio emocional, e consequentemente, desorganiza as relações sociais como o relacionamento com a família, amigos, trabalho, entre outros”, diz Rodrigo.

Outros palestrantes também estiveram presentes no evento como o voluntário do Amor – Exigente de Assis-SP Valmir Dionízio, que falou sobre Prevenção às Drogas, e a Psicóloga com especialização em Dependência Química Mara Lúcia Madureira, que apresentou o tema “Prevenção: Família e Comunidade”.

A IV Jornada de Prevenção com Amor – Exigente trouxe aos moradores de José Bonifácio uma nova visão a respeito do problema da dependência química, além de mobilizar toda a sociedade, a fim de que este assunto possa ser encarado como um problema de todos, e não somente como uma questão de saúde pública.

O Amor-Exigente de José Bonifácio está há 16 anos nesta luta contra a dependência química, e não mede esforços para encarar o problema de frente, demonstrando através do exemplo, que a dependência química é um problema de todos.

Parabéns ao Grupo de Amor-Exigente de José Bonifácio!

Grupo Amor Exigente- José Bonifácio-SP

Assistir a palestra!

 

Solicite nossas Palestras!

O consumo de álcool e drogas está em expansão!SOS Palestras e Cursos

Por isso, há uma grande demanda por informações e conhecimentos sobre a dependência química e sobre o uso nocivo de substâncias psicoativas.

As palestras são direcionadas para o público geral, desde profissionais da saúde, educação, universidades e escolascomunidades terapêuticas e clínicas de recuperaçãopais e familiares e dependentes químicos.

O SOS Sobriedade tem parceria com a Comunidade Terapêutica Nova Jornada, que promovem juntos, palestras e cursos em dependência química, desenvolvidos por uma equipe de psicólogos e especialistas em dependência química.

Palestras oferecidas:Palestra sobre dependência química

  • Dependência química: Um problema de todos!
  • Comunidades Terapêuticas: Histórico e método.
  • Uso, abuso e dependência.
  • Prevenção de álcool e drogas nas escolas.
  • Dependência e Codependência.
  • O dependente e o convívio com a família.

Curso e Treinamentos

  • Curso de formação contínua em dependência química;
  • Treinamentos para Comunidades Terapêuticas.

Palestrantes 

 

Rodrigo Longo

 

  • Formado em Administração de Empresas
  • Administrador e redator do SOS Sobriedade
  • Consultor de 12 Passos
  • Consultor em Dependência Química
  • Conselheiro Terapêutico na Comunidade Terapêutica Nova Jornada de Avaré-SP
  • Formado em: “Curso de capacitação para líderes, voluntários, profissionais e gestores de Comunidades Terapêuticas” FMB-UNESP – SENAD (Site)
  • Formado em 2014 em Curso de Capacitação para Profissionais, Coordenadores e Monitores de Comunidade Terapêutica pela FEBRACT (Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas).
  • Cursando: “Curso de Formação Continuada em Dependência Química” CTNJ, COMAD – Avaré e CCEV – Taquarituba
  • Cursando: “SUPERA – Sistema para Detecção do Uso Abusivo e Dependência de Substâncias Psicoativas: Encaminhamento, Intervenção Breve, Reinserção Social, e Acompanhamento” – 6ª Edição – SENAD – UNIFESP

 

Outros Palestrantes

 

Equipe da Comunidade Terapêutica Nova Jornada – Avaré SP

 

Para solicitar palestras e cursos, entre em contato conosco!

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Share