O Fluconazol é um medicamento de ação antifúngica, utilizado para o tratamento de várias micoses, em especial daquelas causadas pelo fungo Cândida, como a candidíase vaginal, entre outras. Saiba como tomar Fluconazol!

Este medicamento é encontrado normalmente em comprimidos de 50, 100, 150, ou 200mg, e pode ser adquirido tanto na forma genérica, quanto pelos nomes comerciais como Flucazol, Lertus, Monipax, Zoltec, Candizol, entre outros.

Como tomar Fluconazol

O Fluconazol é um medicamento indicado no tratamento de diversas infecções dermatológicas e micoses causadas pelos fungos Candida, Microsporum spp, Cryptococcus neoformans, Histoplasma capsulatum e Blastomyces dermatitides.

Em outras palavras, o Fluconazol é utilizado no tratamento da candidíase vaginal, oral, sistêmica, de esófago e peniana, a micose de virilha e de unha, coccidioidomicose, criptococose, frieira e blastomicose.

 fluconazol

Para o tratamento de dermatomicoses, o medicamento deve ser administrado em dose oral única semanal de 150 mg. Normalmente a duração do tratamento é de 2 a 4 semanas, mas em casos de infeções Tinea pedis pode ser necessário um tratamento de até 6 semanas.

Para onicomicoses a dose recomendável de Fluconazol é de 150 mg em dose única semanal. Nestes casos, o tratamento só deve terminar quando a unha já não estiver infetada e já estiver sido substituída pelo crescimento, o que pode levar de 3 a 6 meses, no casos das unhas das mãos, e de 6 a 12 meses, nos casos das unhas dos pés. De qualquer forma, o crescimento das unhas é algo que varia de pessoa para pessoa e depende também da idade do paciente.

Todas as formas de candidíase podem ser tratadas com Fluconazol, apenas a forma, em comprimido ou via intravenosa, como são tratadas é que varia consoante a gravidade da infeção. Normalmente, para o tratamento de candidíase vaginal e peniana a dose recomendável é de 150 mg em dose única. O que acontece na maioria dos casos é que o médico pode recomendar uma repetição da dose após 3 dias da primeira toma. Quanto à candidíase oral, é recomendável uma dose diária de 150 mg por entre 7 a 14 dias.

O uso excessivo de Fluconazol pode causar distúrbios psiquiátricos, como paranoia e alucinações.

Consulte a bula:     

Veja também:

Share