A Metadona é um medicamento utilizado no tratamento e desintoxicação da heroína e morfina. Conheça a Metadona e o tratamento para parar de usar heroína e morfina!

A Metadona é um narcótico do grupo dos opióides utilizado principalmente no tratamento dos toxicodependentes de heroína e outros opióides como a morfina.

Este medicamento é praticamente idêntico nas suas propriedades à morfina, agindo no sistema nervoso central e com os mesmos efeitos. Diferenças importantes incluem maior duração de ação (24h contra 8h da morfina e menos ainda da heroína) e síndrome de abstinência física mais leve, mas mais prolongado. Além disso o fato de não ser injetada mas consumida via oral, evita sintomas de grande prazer súbito que ocorrem com a heroína, o que ajuda a vencer a dependência psicológica.

A Metadona, tem uma história de sucessos provados (com eficácia e sem perigo) quando se prescreve em concentrações suficientemente elevadas para as pessoas viciadas em heroína.

Outro medicamento que está tendo bons resultados no tratamento da dependência de morfina e heroína é a Buprenorfina:

Com a prescrição adequada a metadona não é intoxicante nem sedativa e os seus efeitos não interferem com as atividades regulares. A medicação é tomada oralmente suprime os sintomas do síndrome de abstinência durante 24  a 36 horas. Os pacientes podem perceber dor e ter reações emocionais. Mais importante, a metadona acalma o desejo associado com a dependência da heroína, a qual e uma das razoes principais de recaídas. Foi detectado que as doses normais de heroína que se vMetadonaendem na rua a pacientes de metadona não são suficientes para produzir euforia, tornando mais fácil a eliminação do uso da heroína.

A desintoxicação tem como objetivo primordial o alívio dos sintomas da síndrome de abstinência, enquanto o paciente se acostuma a estar livre da droga. Só por si não constitui um tratamento para a dependência. A desintoxicação é um passo útil só se conduzir a um tratamento a longo prazo livre de drogas ( residencial ou não residencial) ou se forem usados medicamentos como parte do tratamento.

Como os efeitos da metadona duram cerca de 24 horas , as pessoas em tratamento necessitam apenas de uma dose diária. A metadona é também um medicamento muito seguro podendo ser usado continuamente durante 10 ou mais anos. Quando combinada com as terapias de comportamento ou outros serviços de apoio, permite aos pacientes deixarem de usar a heroína e voltar a ter vidas mais estáveis e produtoras.

É de extrema importância vigilar cuidadosamente as doses de metadona em pacientes que recebem tratamento antiviral para as infecções de HIV evitando assim potenciais interações negativas entre os medicamentos.

Aviso Importante!

*Este medicamento não deve ser tomado junto com bebidas alcoólicas.

 

Onde Comprar Metadona?

Share