O Campral ou acamprosato é uma medicação usada no tratamento e desintoxicação do álcool, além de evitar recaídas. Conheça o Campral e quais os seus efeitos no tratamento do alcoolismo!

O que é o Campral

O campral é o acamprosato, uma medicação cuja principal ação é evitar a recaída alcoólica. Seu mecanismo de ação é o favorecimento da ação gabaérgica, assim como os benzodiazepínicos (tranqüilizantes), contudo o mecanismo de ação do acamprosato ainda não foi esclarecido. A ação do acamprosato é semelhante ao de aminoácidos neurotransmissores como a taurina e o ac. homocisteínico que exercem ação anti-excitatória.

Efeitos do Campral

O acamprosato não tem ação psicotrópica assim como os antidepressivos ou antipsicóticos. A finalidade do acamprosato é inibir a vontade de ingerir bebidas alcoólicas, portanto inibir uma disfunção, um desejo que não acontece normalmente mas apenas nos dependentes do álcool.

Esta medicação possui muito poucos efeitos indesejáveis, sendo os gastrintestinais os mais comuns como enjôo e náuseas; como isso também pode acontecer por abstinência ao álcool não há como ter certeza se o que se passa é uma reação adversa ou abstinência.

A diferenciação entre uma coisa e outra pode ser possível apenas com o aumento da dose: se piorar, provavelmente é por causa da medicação. Somente o clínico assistente poderá ter condições e dados suficientes quanto ao procedimento a ser tomado.

 Campral - Desintoxicação do álcool

Como usar Campral

A dose da medicação é aumentada gradualmente até totalizar seis comprimidos por dia; para pessoas abaixo de 60Kg é recomendável quatro comprimidos por dia.

Fonte: http://www.psicosite.com.br/far/out/campral.htm

 

Busque ajuda!

Muitas vezes, devido ao consumo do álcool, o usuário coloca em risco aspectos importantes de sua vida, tais como família, emprego, saúde. Além disso pode não perceber os problemas decorrentes deste uso ou mesmo negá-los. Nesses momentos, não é raro os membros da família apresentarem sentimentos de raiva ou impotência frente ao usuário ou a situação.
Essas ocasiões deveriam se transformar em buscas de ajuda em unidades de saúde, conversas com um profissional e pessoas de referência na sua comunidade, adesão a grupos de ajuda e cursos.


Dependência do Álcool:Como lidar?


Para lidar com um dependente do álcool, primeiro é preciso conhecer a doença, os sintomas de abstinência, a prevenção de recaídas e as questões psíquicas e emocionais que envolvem a dependência química.

A família é parte importante na recuperação do dependente químico!

 

Busque informações corretas sobre a dependência do álcool e o tratamento correto, bem como a melhor maneira de lidar com o problema. Aqui você encontra alguns cursos completos sobre como lidar com a dependência do álcool, e assim poder ajudar a pessoa que sofre com este problema. Vale a pena fazer!

 

Curso Dependência de Álcool: como lidar?Curso Dependência de Álcool: como lidar?

É direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos. Desenvolvido com linguagem rápida e de fácil compreensão. Leituras de textos, vídeo aula, vídeos sobre o tema, textos complementares e questionários. Mais informações >>

Para saber mais informações ou esclarecer dúvidas entre em contato conosco: sossobriedade@gmail.com

Share