A amoxicilina é um medicamento antibiótico usado no tratamento de infecções. Conheça a Amoxicilina – posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações!

*Aviso importante

As bulas descritas neste blog são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Para saber o preço e onde comprar amoxicilina, veja:

Bula de Amoxicilina (Amoxil)

A amoxicilina é um antibiótico de largo espectro usado no tratamento de infecções bacterianas não-complicadas, causadas por micro-organismos gram-positivos ou gram-negativos. É encontrada comercialmente como Amoxil, Hiconcil, e também na sua versão genérica.

Indicações da Amoxicilina (Amoxil)

De uso adulto ou pediátrico, pode ser utilizado para tratar infecção do trato urinário aguda simples; infecção purulenta grave ou recorrente do trato respiratório; erradicação de Helicobacter em úlcera péptica; otite média aguda grave; insuficiência renal; amigdalite; endocardite bacteriana; gonorreia; infecção da pele e dos tecidos moles; infecção odontogênica; sinusite; infecção por Chlamydia em grávidas; doença de Lyme.

Efeitos colaterais da Amoxicilina (Amoxil)

Pode ocorrer: erupções de pele, prurido e urticária; eritema multiforme e síndrome de Stevens-Johnson; necrólise epidérmica tóxica e dermatite bolhosa e exfoliativa; náusea; vômito e diarreia; candidíase intestinal e colite; hepatite e icterícia colestática; leucopenia reversível; trombocitopenia reversível e anemia hemolítica; prolongamento do tempo de sangramento e do tempo de protrombina; hipercinesia; vertigem e convulsões em pacientes com função renal prejudicada ou naqueles recebendo altas dosagens.

 amoxicilina

Qualquer tipo de penicilina quando desenvolve algum efeito colateral é sempre de natureza leve e transitória, porém, se qualquer reação de hipersensibilidade ocorrer, o tratamento deve ser descontinuado imediatamente. Isso porque podem ocorrer reações alérgicas graves; incluindo edema angioneurótico; anafilaxia; doença do soro; vasculite e nefrite intersticial.

Contraindicações da Amoxicilina (Amoxil)

Por ser uma penicilina, não deve ser administrado em pacientes hipersensíveis à penicilina. Gravidez, risco B; amamentação por ser excretado no leite; e avaliar risco-benefício em caso de: diminuição da função renal; história de doença gastrointestinal, particularmente em caso de colite associada a antibióticos, pois pode ocorrer colite pseudomembranosa.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

• Ação esperada do medicamento: Amoxicilina é um antibiótico usado no tratamento de infecções não complicadas.

• Cuidados de armazenamento: conservar o produto em temperatura ambiente (entre 15 e 30 °C), ao abrigo da umidade.

• Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação, impressa na embalagem externa do produto. Não utilize o medicamento se o prazo de validade estiver vencido.

• Gravidez e lactação: informe seu médico a ocorrência de gravidez durante o tratamento ou após o seu término e se estiver amamentando. Caso ocorra gravidez durante ou logo após o tratamento com Amoxicilina, suspenda a medicação e comunique imediatamente ao seu médico.

• Cuidados de administração: siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Siga à risca o número de dias determinado pelo seu médico, mesmo que para isso seja necessário adquirir mais de uma embalagem do produto. Esta precaução irá prevenir uma reinfecção ou uma recaída.

• Interrupção do tratamento: não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico, mesmo que você esteja sentindo-se melhor após os primeiros dias de tratamento.

• Reações adversas: informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: dor gástrica, náusea, vômito, diarreia e flatulência.

“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.”

• Ingestão concomitante com outras substâncias: a alimentação não interfere com a ação de Amoxicilina, podendo a mesma ser ingerida juntamente com alimentos.

• Contraindicações e Precauções: o uso de Amoxicilina é contraindicado a pacientes com história de reações alérgicas e hipersensibilidade às penicilinas.

Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.

Este produto foi prescrito somente para você. Portanto, nunca ofereça um medicamento para outra pessoa, pois pode não ser o mais adequado para ela, mesmo que os sintomas sejam parecidos com os seus.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.

Share