O uso de medicamentos na manutenção da abstinência e na fase de desintoxicação do álcool no tratamento da dependência. Saiba mais…

 

O diagnóstico relacionado ao uso do álcool, caracterizado como transtorno por uso de álcool (TRA), segundo a classificação do DSM-5 (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders), aumenta a mortalidade.

O tratamento da dependência do álcool pode exigir o uso de medicamentos, indicados para auxiliar a interrupção do uso, a desintoxicação e a manutenção da abstinência.

Entre o medicamentos utilizados para o tratamento do álcool, destacam-se o Acamprosato e Naltrexona, que ajudam na redução do consumo.

Para saber mais sobre estes medicamentos, leia os artigos:

Foram avaliados os benefícios e prejuízos do uso dos medicamentos acima descritos, considerando o consumo, a interrupção do uso, o retorno ao beber, qualidade de vida, funcionamento e mortalidade, além dos efeitos colaterais.

Os resultados indicam que, além das reações adversas como dores de cabeça e vômito, estes medicamentos tiveram sucesso na redução do consumo de álcool.

Aviso importante

Este medicamentos devem ser tomados sob prescrição médica e acompanhamento. O uso de medicamentos no tratamento da dependência de álcool não são exclusivamente a única forma de tratamento, mas devem estar associados a intervenções psicossociais.

 

Busque ajuda!

Muitas vezes, devido ao consumo do álcool, o usuário coloca em risco aspectos importantes de sua vida, tais como família, emprego, saúde. Além disso pode não perceber os problemas decorrentes deste uso ou mesmo negá-los. Nesses momentos, não é raro os membros da família apresentarem sentimentos de raiva ou impotência frente ao usuário ou a situação.
Essas ocasiões deveriam se transformar em buscas de ajuda em unidades de saúde, conversas com um profissional e pessoas de referência na sua comunidade, adesão a grupos de ajuda e cursos.

Dependência do Álcool:Como lidar?

Para lidar com um dependente do álcool, primeiro é preciso conhecer a doença, os sintomas de abstinência, a prevenção de recaídas e as questões psíquicas e emocionais que envolvem a dependência química.

A família é parte importante na recuperação do dependente químico!
Busque informações corretas sobre a dependência do álcool e o tratamento correto, bem como a melhor maneira de lidar com o problema.
Aqui você encontra alguns cursos completos sobre como lidar com a dependência do álcool, e assim poder ajudar a pessoa que sofre com este problema. Vale a pena fazer!

 

Curso Dependência de Álcool: como lidar?Curso Dependência de Álcool: como lidar?

É direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos. Desenvolvido com linguagem rápida e de fácil compreensão. Leituras de textos, vídeo aula, vídeos sobre o tema, textos complementares e questionários. Mais informações >>

Para saber mais informações ou esclarecer dúvidas entre em contato conosco: sossobriedade@gmail.com
 


Fonte:CISA – Centro de Informações Sobre Saúde e Álcool http://www.antidrogas.com.br/mostraartigo.php?c=4276&msg=Uso%20de%20medicamentos%20no%20tratamento%20da%20depend%EAncia%20do%20%E1lcool.%20Uma%20revis%E3o%20sistem%E1tica%20da%20literatura


Share