O processo terapêutico do tratamento de alcoolismo requer componentes e serviços especializados e adequados para cada caso. Saiba mais sobre o processo terapêutico do tratamento do alcoolismo!


Saiba como é planejado o processo terapêutico do tratamento do alcoolismo!

O tratamento do alcoolismo deve ser planejado, identificando os componentes estruturais do serviço e as etapas envolvidas. A organização interna desse serviço é composta pelo ambiente de tratamento, composição da equipe multiprofissional e tipo de alcoolismo tratamento.

Os ambientes de tratamento são diversos, sendo os ambulatórios, comunidades terapêuticas, moradias assistidas e grupos de autoajuda os mais conhecidos. Não há um ambiente melhor que o outro, mas sim uma melhor adaptação de cada paciente.

Estes ambientes são escolhidos de acordo com o paciente e o momento do tratamento ao qual é indicado. A escolha do ambiente influencia no avanço do tratamento.

Cada ambiente, porém, requer um tipo de equipe profissional. é importante, independentemente da complexidade do serviço, que o paciente tenha acesso a todos os profissionais necessários, reforçando a necessidade de formação de boas redes de tratamento de alcoolismo.

Alcoolismo Tratamento – Aspectos:

Os tipos de tratamento são caracterizados por quatro aspectos:

1. Intervenção: Que pode ter um caráter biofísico, farmacológico, psicológico ou social

2. Projeto terapêutico: Tratamento profissional especializado, estruturas de apoio não profissional e grupos de ajuda

3. Metas: Abstinência completa, a conscientização da doença e das causas psicológicas do uso, além de sistema de prevenção para possíveis recaídas. Todas estas metas tem caráter terapêutico.

4. Filosofia: Todo tratamento deve ter/escolher um ou mais cunhos moral, espiritual, biológica, psicológica ou sociocultural.

Fonte: http://www.clinicavivavida.com.br/tratamento-alcoolismo.php


Alcoolismo: Como lidar?


Para lidar com um dependente de álcool, primeiro é preciso conhecer a doença, os sintomas de abstinência, a prevenção de recaídas e as questões psíquicas e emocionais que envolvem a dependência química.

Aqui você encontra alguns cursos completos sobre como lidar com a dependência química, e assim poder ajudar o dependente químico. Vale a pena fazer!
 
Conheça os cursos sobre a Dependência de Álcool!
COMECE AGORA!

Curso Dependência de Álcool: como lidar?Curso Dependência de Álcool: como lidar?

É direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos. Desenvolvido com linguagem rápida e de fácil compreensão. Leituras de textos, vídeo aula, vídeos sobre o tema, textos complementares e questionários. Mais informações >>

 

Para saber mais informações ou esclarecer dúvidas entre em contato conosco:
sossobriedade@gmail.com

 


Share