Tanto os usuários nocivos quanto os dependentes apresentam uma série de sintomas críticos de abstinência quando interrompem o uso. A intervenção e as práticas clínicas são fundamentais. Saiba mais…


Alcoolismo – Conheça as práticas no tratamento de usuários nocivos e dependentes!

O abuso do álcool tem atingido todas as classes e ambos os sexos. No Norte e Nordeste, o consumo é mais predominante que nas demais regiões. E, também, o álcool é mais consumido pelo sexo masculino em detrimento do feminino. O consumo de álcool acarreta doenças, morte, internações hospitalares, crescimento nos índices de criminalidade e de acidentes de trénsito.
 
O tratamento para alcoolismo pode variar e não deve ser único, pois a maioria dos dependentes não procura inicialmente um atendimento especializado, mas sim qualquer serviço médico geral. é por isso que se deve combinar o tratamento com o estágio de dependência do paciente. Para os bebedores usuários, recomendam-se entrevistas motivacionais, intervenção breve e prevenção de recaídas. Para os dependentes e nocivos porém deve ser mais indicado a desintoxicação e após a internação de longa permanência para assim ressocializar-se através de uma abstinência completa.
 
É necessário, porém, ir além da abstinência; é necessária a reabilitação de sua vida como um todo.
 
Para ir além da abstinência, a equipe deve planejar de forma eficaz e específica cada caso no tratamento da dependência de álcool.
 
Assim, recomendamos o artigo que fala sobre o planejamento do processo terapêutico do tratamento para usuários nocivos e dependentes de álcool:
 

 

Fonte: http://www.clinicavivavida.com.br/tratamento-alcoolismo.php


Alcoolismo: Como lidar?


Para lidar com um dependente de álcool, primeiro é preciso conhecer a doença, os sintomas de abstinência, a prevenção de recaídas e as questões psíquicas e emocionais que envolvem a dependência química.

Aqui você encontra alguns cursos completos sobre como lidar com a dependência química, e assim poder ajudar o dependente químico. Vale a pena fazer!
 
Conheça os cursos sobre a Dependência de Álcool!
COMECE AGORA!

Curso Dependência de Álcool: como lidar?Curso Dependência de Álcool: como lidar?

É direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos. Desenvolvido com linguagem rápida e de fácil compreensão. Leituras de textos, vídeo aula, vídeos sobre o tema, textos complementares e questionários. 


 

Para saber mais informações ou esclarecer dúvidas entre em contato conosco:
sossobriedade@gmail.com

 


 

Share