dependência química traz complicações físicas e principalmente psíquicas. Existem sinais que podem ser observados para saber se uma pessoa é dependente química. Conheças alguns sinais da dependência química!

A Dependência de substâncias psicoativas é diagnosticada como doença mental pela CID10/ OMS, sendo chamada de Síndrome de Dependência, sendo necessário tratamento adequado.
 
Dependência – É um estado psíquico e ou físico resultante da interação de um organismo vivo e uma droga, caracterizado por um conjunto de respostas comportamentais que incluem a compulsão a consumir a substância de forma continuada, com o fim de experimentar seus efeitos psíquicos ou de evitar o desconforto que sua falta ocasiona. O uso indevido de drogas não pode ser definido apenas em função da quantidade e frequência. 
 
Portanto, segundo a OMS, para alguém ser considerado dependente é necessário que sejam observados pelos menos três dos seguintes sinais:
 
• Forte desejo ou compulsão de consumir drogas;
• Dificuldades em controlar o uso;
Uso de substâncias psicoativas para atenuar sintomas de abstinência, com plena consciência desta prática;
• Estado fisiológico de abstinência;Dependência Química – Complicações no funcionamento mental!
• Evidência de tolerância, quando o indivíduo necessita de doses maiores da substância para alcançar os efeitos obtidos anteriormente com doses menores;
• Estreitamento do repertório pessoal de consumo, quando o indivíduo passa, por exemplo, a consumir drogas em ambientes inadequados, a qualquer hora, sem motivo especial,
• Diminuição do interesse por outros prazeres e aumento do interesse em relação ao uso de drogas;
• Insistência em usar drogas, apesar dos danos comprovados em consequência deste uso;
• Rápida reinstalação do padrão de consumo, após um período de abstinência.
 
A experiência com o tratamento da dependência é que, quando aceitamos que é uma doença biopsicossocial sobre a qual somos impotentes, tal aceitação fornece uma base para a recuperação através de tratamentos especializados.


Busque ajuda!

 
Muitas vezes, devido ao consumo do álcool e/ou droga, o usuário coloca em risco aspectos importantes de sua vida, tais como família, emprego, saúde. Além disso pode não perceber os problemas decorrentes deste uso ou mesmo negá-los. Nesses momentos, não é raro os membros da família apresentarem sentimentos de raiva ou impotência frente ao usuário ou a situação. 
 
Essas ocasiões deveriam se transformar em buscas de ajuda em unidades de saúde, conversas com um profissional e pessoas de referência na sua comunidade, adesão a grupos de ajuda e cursos.

Dependência Química:Como lidar?


Para lidar com um dependente químico, primeiro é preciso conhecer a doença, os sintomas de abstinência, a prevenção de recaídas e as questões psíquicas e emocionais que envolvem a dependência química.

 
A família é parte importante na recuperação do dependente químico!

 


Busque informações corretas sobre as drogas, pois os filhos deixam de acreditar no que os pais dizem quando percebem que as informações repassadas não correspondem à realidade.
 
Aqui você encontra alguns cursos completos sobre como lidar com a dependência química, e assim poder ajudar o dependente químico. Vale a pena fazer!
 
Conheça os cursos sobre a Dependência de Cocaína, Crack, Álcool e Maconha!
COMECE AGORA!
 
Curso – Dependência de Cocaína e Crack: como lidar?

O curso “Dependência de Cocaína e Crack: como lidar?” é direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos. 

Curso de fácil compreensão. Textos, vídeo aula, vídeos sobre o tema, textos complementares e questionários. 


Mais informações >>

Curso Dependência de Álcool: como lidar?Curso Dependência de Álcool: como lidar?

É direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos. Desenvolvido com linguagem rápida e de fácil compreensão. Leituras de textos, vídeo aula, vídeos sobre o tema, textos complementares e questionários. Mais informações >>

Dependência de Maconha: como lidar?Dependência de Maconha: como lidar?
O curso “Dependência de Maconha: como lidar?” é direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos ou a quem esteja interessado em expandir seus conhecimentos e aprender informações atuais e práticas sobre a dependência de maconha. 

Para saber mais informações ou esclarecer dúvidas entre em contato conosco:
sossobriedade@gmail.com

 


Fonte: http://www.clinicavivavida.com.br/tratamento-clinica-dependentes-quimicos.php


Share