Ao educar as crianças, muitas vezes cometemos pequenos erros dos quais não percebemos e que podem prejudicar o desenvolvimento da criança! Saiba como proteger os filhos das drogas colocando limites!

Como Proteger os filhos das drogas colocando limites!
Interpretar a atitude de uma criança e tentar descobrir como ela se comporta e percebe o mundo ao seu redor são fundamentais.
 

A importância dos limites

 
Dar limites de forma coerente consiste em falar o que deve ser falado, mas acima de tudo dar o exemplo através de comportamentos e atitudes adequadas.
Os filhos se espelham muito nas atitudes dos pais, então grande parte do problema está no “falar e não agir com coerência”, ou seja, o que os pais falam não é o que eles fazem.
 
Durante a infância, a criança passa por uma fase de construção da personalidade, principalmente nos sete primeiros anos de vida. Assim, é nesta fase que devem ser estabelecidos os padrões de comportamentos adequados pelos pais.
 
Muitos pais não querem ser autoritários e essa insegurança de errar ou traumatizar os filhos atrapalham a construção de uma autoridade saudável e necessária. O pai não pode ficar em cima do muro. Dizer “não” e depois ceder ou dizer “sim” e depois mudar de ideia é muito ruim para os pais, que perdem autoridade, e para as crianças, que ficam sem referência.Isso acaba ensinando, sem querer, que se o filho fizer birra ou seduzir os pais, é possível conseguir tudo o que querem.
 
O resultado? As crianças não amadurecem e podem permanecer nessa fase de desenvolvimento, em que são impacientes manipuladoras, intolerantes, inseguras, egocentradas e cheias de si.
 
Assim, existem algumas dicas para impor limites aos filhos:
 

1. Não se explique demais as coisas, seja objetivo.

 
Gastar tempo e energia com longas explicações para tentar convencer os filhos dos argumentos só complicam as coisas. O que eles precisam entender é que tudo o que você pede é para o bem deles, e isso deve ocorrer até eles crescerem.
 

2. Não dê mais de um aviso

 
Dar avisos e nunca fazer nada só faz com que os filhos entendam que sempre que eles fizerem algo errado, nunca vai acontecer nada. Os filhos precisam sofrer as consequências dos seus atos e isso deve ficar bem claro para eles.
 

3. Não adule, estabeleça obrigações.

 
Filhos tem obrigações assim como os pais, e coagi-los a cumprir com as suas obrigações através de recompensas, você estará educando um interesseiro.
 

4. Não suborne

 
Outra forma de criar um interesseiro é através do suborno. As crianças devem ser acostumadas a agirem dentro de um senso de obrigação.
 

5. Não ameace

 
As ameaças colocam os pais em situação de desconforto, pois quando ameaçam a criança são obrigados a cumprir. As ameaças punem mais os pais do que os filhos, pois são eles que vão ter que ficar controlando os filhos para que a ameaça seja cumprida. Por exemplo, se os pais dizem: “se você fizer isso, não vou comprar aquele vídeo game que você quer”. É mais provável que a vida de quem fique mais difícil com essa ameaça? Claro que a dos pais, pois vão ter que gastar uma energia enorme em manter a ameaça.
 
Existem outras coisas que devem e ser evitadas e outras que devem ser praticadas ao colocar limites nos filhos, como não usar a punição, agir em vez de ficar só falando, entre outras.
 
Estes limites são essenciais para as crianças e ajudam no amadurecimento, a terem responsabilidades e a lidarem com as frustrações da vida, transmitindo a eles que as nossas ações têm consequências.
 
“Proteger os filhos das drogas é um trabalho de prevenção e não de combate. A prevenção evita que os filhos entrem em contato com as drogas”.
 
Já o combate busca reverter um quadro que já se instalou, ou seja, a pessoa já entrou em contato com as drogas e é preciso realizar um trabalho de conscientização e em casos mais graves, onde a dependência química já se instalou, a internação é a melhor alternativa.
 
Como dar limites aos filhos – Escola de Pais Bee FamilyPortanto, prevenir é a melhor alternativa e mesmo que pareça um pouco trabalhoso e difícil, ainda é mais fácil do que tentar concertar um problema que já se instalou.
 

E o que fazer?

 
Aprender a colocar limites e educar com amor, e amor significa dizer não também!
 
A Escola de Pais Bee Family é um portal com produtos educacionais para Pais e Mães de Crianças de 0 a 7 anos.
 
Os Principais produtos são:
 
“Limite na Medida Certa!”
 
Uma série de 6 vídeo aulas compactas totalizando 1 hora, sobre como dar Limite para crianças de 0 a 7 anos, com amor e firmeza.
 
São 6 conferências online de 90 minutos cada uma, onde a Psicóloga Clarissa Yakiara, desenvolve um plano completo de educação infantil para crianças de 0 a 7 anos.
 
Como dar limites aos filhos – Escola de Pais Bee Family
Como dar limites aos filhos – Escola de Pais Bee Family
Comprar Agora!

Para saber mais informações ou esclarecer dúvidas entre em contato conosco:
sossobriedade@gmail.com


Share