Como a associação entre consumo de substâncias psicoativas e transtornos mentais, o transtorno de personalidade antissocial pode estar associado à dependência química. Saiba mais…

 

Transtorno de personalidade antissocial e a dependência química

Entre os dependentes de crack, álcool e outras drogas é vasta a literatura
que os relaciona aos transtornos de personalidade, sendo os mais frequentemente associados ao consumo de crack, o transtorno de personalidade antissocial e o transtorno de personalidade emocionalmente instável tipo borderline.
 
Veja:
 
 
As características mais comuns do transtorno de personalidade antissocial são:
  • Indiferença pelos sentimentos alheios,
  • Atitude persistente de irresponsabilidade e desrespeito por normas, re- gras e obrigações sociais,
  • Incapacidade de manter relacionamentos, embora não haja dificuldade em estabelecê-lo,
  • Baixa tolerância à frustração,
  • Baixo limiar para descarga de agressão, incluindo violência,
  • Dificuldade para experimentar culpa,
  • Tendência marcante para culpar os outros.
 
IMPORTANTE: ter um histórico anterior de transgressões e de problemas com a justiça não necessariamente diagnostica o sujeito como portador de transtorno de personalidade. O comportamento de busca da droga traz ao dependente situações de risco, inclusive riscos extremos e exposição a atos violentos.
 

Como lidar com um filho dependente químico?

 
Para lidar com um dependente químico, primeiro é preciso conhecer a doença, os sintomas de abstinência, a prevenção de recaídas e as questões psíquicas e emocionais que envolvem a dependência química.

Busque informações corretas sobre as drogas, pois os filhos deixam de acreditar no que os pais dizem quando percebem que as informações repassadas não correspondem à realidade.
 
Aqui você encontra alguns cursos completos sobre como lidar com a dependência química, e assim poder ajudar o dependente químico. Vale a pena fazer!
Conheça os cursos sobre a Dependência de Cocaína, Crack, Álcool e Maconha!
COMECE AGORA!
 
Curso – Dependência de Cocaína e Crack: como lidar?

O curso “Dependência de Cocaína e Crack: como lidar?” é direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos. 
Curso de fácil compreensão. Textos, vídeo aula, vídeos sobre o tema, textos complementares e questionários. 
Mais informações >>

Curso Dependência de Álcool: como lidar?Curso Dependência de Álcool: como lidar?

É direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos. Desenvolvido com linguagem rápida e de fácil compreensão. Leituras de textos, vídeo aula, vídeos sobre o tema, textos complementares e questionários. 


Dependência de Maconha: como lidar?Dependência de Maconha: como lidar?
O curso “Dependência de Maconha: como lidar?” é direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos ou a quem esteja interessado em expandir seus conhecimentos e aprender informações atuais e práticas sobre a dependência de maconha. 

Para saber mais informações ou esclarecer dúvidas entre em contato conosco:
sossobriedade@gmail.com

Share