Nesta fase o dependente químico começa a deixar de lado as práticas de manutenção da recuperação. A participação nas reuniões já não é mais prioridade na sua vida. Saiba mais…

Sintomas de recaída da dependência química – Participação irregular nas reuniões de tratamento e nos Grupos de Apoio

Sintomas de recaída da dependência química – Participação irregular nas reuniões de tratamento e nos Grupos de ApoioMuitos dependentes químicos nunca chegam a participar de nenhuma modalidade de Grupo de Apoio à Dependência Química após o tratamento, e evidentemente estes estão mais propensos a iniciar um processo de recaída sem terem consciência disto.

As reuniões em grupos de apoio são fundamentais para a manutenção da recuperação. Os grupos mais conhecidos e indicados são:


Se frequentávamos qualquer modalidade de grupo terapêutico, nesta fase, de forma gradativa ou imediata, começamos a perder o interesse e abandoná-los, assim como também podemos começar perder consultas marcadas para outras formas de acompanhamento – psicológico, psiquiátrico e outros.

Sempre encontramos desculpas para justificar nossa ausência, e dificilmente reconhecemos agora a importância tanto dos Grupos de Apoio como de qualquer outra modalidade de tratamento.

Assim, desenvolvemos uma atitude de autossuficiência, e geralmente argumentamos que os Grupos de Apoio ou o tratamento externo não está nos fazendo bem, ou não está fazendo diferença nenhuma em nossa vida.

Sentimos que é uma perda de tempo ”fica ouvindo sempre a mesma coisa”, e sempre temos algo mais interessante a fazer, normalmente algo que não está relacionado de forma alguma com a nossa recuperação pessoal.




Siga a nossa página!

Gostou? Então compartilhe!

Tweet

Recomendamos que leia também




Fonte: Referência Bibliográfica:
Programa de Prevenção à Recaída
Autor: Pablo Kurlander
Comunidade Terapêutica Nova Jornada

Share