Rosalind Franklin foi uma biofísica britânica. Pioneira da biologia molecular e uma das mulheres mais injustiçadasda ciência moderna. Conheça a vida de Rosalind Franklin e seus grandes feitos!


Saiba quem foi Rosalind Franklin

 
Rosalind FranklinCientista inglesa, Rosalind Elsie Franklin nasceu a 25 de julho de 1920, em Londres, e morreu a 16 de abril de 1958, também em Londres, vítima de cancro nos ovários. Pioneira no estudo de Biologia Molecular foi responsável pela maior parte do trabalho de pesquisa que conduziu à descoberta da estrutura do DNA
Em 1938 foi admitida na Universidade de Cambridge, formou-se em 1941 e seis anos mais tarde concluía o seu trabalhode doutoramento em microestruturas de carbono e de grafite. Nos três anos seguintes, em Paris, dedicou os seusestudos à utilização da técnica de difração de raios X. Em 1951, regressou a Inglaterra, como investigadora associada, aconvite do King’sCollege de Londres, para trabalhar com DNA. Os resultados de cristalografia, obtidos por Rosalind,viriam a ser utilizados, em 1953, por James Watson, Francis Crick e Maurice Wilkins para a proposta do modelo de duplahélice da estrutura molecular do DNA – feito que acabaria por lhes valer o Prémio Nobel da Fisiologia e da Medicina,atribuído 1962.

Nos anos que se seguiram, Rosalind Franklin orientou o seu próprio grupo de investigação em Birkbeck College, Londres,trabalhando no seu projeto inicial sobre as moléculas de carbono, amadurecendo os seus estudos com o DNA e dedicando a sua atenção ao estudo dos vírus.

Apesar das inúmeras dificuldades provocadas pelo preconceito, ela provou então ser uma cientista de primeiro nível, e mudou-se (1953) para o laboratório de cristalografia J. D. Bernal, do Birkbeck College, em Londres, onde prosseguiu com seu trabalho sobre a estrutura mosaical do vírus do tabaco. Quando iniciou sua pesquisa sobre o vírus da póliomielite (1956), ela descobriu que estava com câncer. Foi no Birkbeck College aos que publicou seu último trabalho, sobre as estruturas do carvão (1958). Morreu em Londres ainda muito jovem, 37 anos, de câncer no ovário.


Siga a nossa página!

Gostou? Então compartilhe!

Tweet

Recomendamos que leia também




Share