Durante o tratamento da dependência química buscamos recuperar não só do álcool e das drogas, mas recuperar a nossa sanidade que foi perdida na adicção e o reequilíbrio das nossas estruturas física, mental, emocional e espiritual. Faz parte também destas estruturas, o tempo livre e o lazer, ou seja, precisamos separar um tempo para relaxarmos das tensões que são provocadas pelo trabalho e dedicação pela nossa luta.


Tratamento da dependência química

Saber usar o tempo livre, lazer

Como certeza estamos nos esforçando muito mais do que quando vivíamos na adicção, sem responsabilidades e sem assumir compromissos. Ter responsabilidades e compromissos era uma tarefa quase impossível quando estávamos, quase sempre, sob o efeito de álcool e/ou drogas. Todo o nosso tempo era só para isso e agora nos deparamos com uma realidade completamente diferente, que exige disciplina e responsabilidade.

diversao e lazerApreendemos até aqui que precisamos ser cautelosos com situações de risco, precisamos atentar para as nossas emoções e sentimentos, precisamos de uma busca espiritual, precisamos refletir constantemente o nosso retorno de 5º passo e precisamos desenvolver cada vez mais a habilidade de lidar com a nossa família, relacionamentos amorosos, amigos, trabalho, dinheiro entre outras coisas que fazem parte da nossa vida.

Todas estas buscas em lidar melhor com a nossa vida pode gerar estresse e ansiedade, o que é perfeitamente normal, mas não admissível. Estes estados mentais devem ser amenizados para não perdermos a nossa qualidade de vida e equilíbrio. Assim, usar o tempo livre e o lazer de maneira saudável faz parte da nossa recuperação também, a fim de controlar os níveis de tensão gerados pela nossa busca.

Saber relaxar, divertir-se com os amigos, família, esposa e filhos ou namorada, são fundamentais para a nossa qualidade de vida e sobriedade, mas devemos também buscar o equilíbrio entre o tempo livre, lazer e responsabilidades.

Assim, podemos refletir nos questionando sobre como estamos ocupando o nosso tempo livre e lazer:

1. Tive muito tempo livre? Insuficiente, satisfatório ou mais do necessário?

2. Como ocupei este tempo?

3. Com quem estive neste tempo?

4. Procurei atividades saudáveis e produtivas para este tempo, ou apenas deixei o tempo correr?

5. Quanto tempo passei na frente da TV?

6. Fiz algum tipo de leitura ou estudo neste tempo?

7. Deu vontade de usar álcool e/ou drogas neste tempo?

8. O que poderia ter evitado fazer?

9. O que poderia ou deveria ter feito e não fiz?

10. O que poderia ser mudado em relação a este ponto?

por Rodrigo Longo

Tweet


Veja Também!

1.Tratamento da dependência química – A qualidade do sono

2.Desintoxicação de maconha

3.Mudanças que auxiliam na manutenção da recuperação da dependêcia química

4.Drogas na adolescência

5.Desintoxicação de cocaína

Dados do Artigo:

Autor:
Rodrigo Longo

Tratamento da dependência química – Saber usar o tempo livre, lazer
Dependência química
Aprender a ocupar o tempo livre e o lazer com atividades saudáveis e que proporcinonem bem-estar é fundamental para a nossa sobriedade.Saiba mais!
Share