Visão de túnel é ver somente uma pequena parte da vida, não conseguindo ter uma visão do todo. Nesta fase da progressão da recaída vemos a vida de forma fragmentada, como sendo feita de partes separadas e sem relação.


Sintomas de recaída da dependência química

Visão de túnel

Focalizamos uma única partetrabalho, por exemplo – sem olhar as outras partes – espiritualidade, família, lazer, saúde – e sem perceber como estão relacionadas.

dependencia quimicaDesta forma, algumas vezes podemos criar a crença errada de que tudo está indo bem somente porque estamos tendo sucesso no trabalho, sem percebermos que a nossa espiritualidade está pobre, que os nossos relacionamentos estão profundamente abalados, ou que a nossa saúde se encontra precária.

Outras vezes podemos enxergar só o que está errado em nossa vida, deixando de perceber as pequenas vitórias de cada dia. Assim, pequenos problemas cotidianos nos fazem perder o equilíbrio, porque os enxergamos totalmente fora de proporção.

Acreditamos que está tudo errado, que a vida – as pessoas, a família, o chefe, a esposa/namorada, os amigos, etc. – está sendo injustiça conosco, que tudo deveria ser diferente para que pudéssemos retomar a nossa serenidade.

Quando isto acontece começamos a acreditar que estamos sendo vitimizados, e que não temos poder para fazer nada sobre isto, e assim abaixamos os braços e nos entregamos à revolta e ao desespero.

por Rodrigo Longo

Tweet

Veja Também!

1.Como os inalantes agem no organismo

2.Comportamentos compulsivos e os Sintomas de Abstinência Demorada

3.Mudanças que auxiliam na manutenção da recuperação da dependêcia química

4.Drogas na adolescência

5.Desintoxicação de cocaína

Dados do Artigo:

Autor:
Rodrigo Longo
Referência Bibliográfica:

  • Programa de Prevenção à Recaída
    Autor: Pablo Kurlander
    Comunidade Terapêutica Nova Jornada

Sintomas de recaída da dependência química – Visão de túnel
Dependência química
A visão de túnel significa focalizar uma coisa só, uma pequena parte da vida e não ter a visão de todo e suas relações entre si, como espiritualidade, família, trabalho, lazer, saúde, etc. Saiba mais!
Share