Chega uma hora que o nosso mundo parece estar desabando em um precipício e que tudo parece não ter mais solução. Nesta fase, já percorremos um longo caminho rumo à nossa derrota. A recaída está cada vez mais perto e é preciso reagir!


Sintomas de recaída da dependência química

Devaneios e desilusões

Cada vez fica mais difícil se concentrar e focar a própria vida. A síndrome de “se pelo menos…” fica mais comum na conversa diária: se pelo menos eu ganhasse mais dinheiro…; se pelo menos minha família me ajudasse mais…; se pelo menos eu tivesse outra oportunidade…; se pelo menos minha esposa(o) me compreendesse mais…; etc. etc. etc.

Começamos a ter fantasias de fuga da realidade, ou também de sermos socorrido por alguém ou por algo improvável de acontecer. Esperamos uma solução mágica para os problemas que nós mesmos provocamos, e pedimos a Deus que “pague as nossas contas”. Se Deus não responde como desejamos, perdemos o pouco de fé que ainda restava, e nos entregamos ao desespero.

alcool e drogasHá vários sintomas que o dependente químico sofre durante o processo de recaída. É um efeito dominó, onde todas as estruturas internas e externas da pessoa vão sendo derrubadas gradativamente.

Perceber estes sintomas o quanto antes possível e buscar ajuda, seja através dos grupos de apoio como os alcoólicos anônimos, narcóticos anônimos, CAPs, seja através de um acompanhamento constante por um profissional especializado através de terapias pessoais.

Veja:

Alcoólicos Anônimos – Grupos de Apoio aos Alcoólicos

Narcóticos Anônimos – Grupo de Apoio a Dependência Química

Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) – Endereços e telefones


A melhor forma de evitar os sintomas de recaída é a manutenção da recuperação, buscando a auto análise diária, a partilha das experiências com outros dependentes em recuperação e o envolvimento constante com os programas de recuperação e grupos de apoio.

por Rodrigo Longo

Tweet

Veja Também!

1.Como os inalantes agem no organismo

2.Sintomas de recaída da dependência química – Deixar de planejar construtivamente

3.Sintomas de recaída da dependência química – Depressão secundária (leve)

4.Drogas na adolescência

5.Desintoxicação de cocaína

Share