Com o acúmulo de problemas gerados pelo nosso desequilíbrio, aos poucos vamos deixando de planejar cada dia de forma construtiva e produtiva, assim como também deixamos de fazer planos para o futuro.


Sintomas de recaída da dependência química

Deixar de planejar construtivamente

O lema de A.A. “Viva um dia de cada vez”, não significa que não devemos planejar ou pensar sobre o que vamos fazer da nossa vida, mas sim que precisamos aprender a controlar a ansiedade.

dependencia quimicaCada vez vamos prestando menos atenção aos detalhes de cada dia, aos pequenos gestos que fazem a diferença tanto no nosso trabalho quanto nos nossos relacionamentos. Ficamos apáticos, automáticos, quase sem vida própria.

Os poucos planos que ainda conseguimos traçar se baseiam mais em fatos que gostaríamos que fossem realidade – como gostaria que fossem as coisas – do que na realidade mesmo – como as coisas realmente são.

Assim, passamos a viver uma boa parte da nossa vida na fantasia, na realidade, sonhando com um futuro que não acontece, com uma mudança que nap construímos. Com esta postura, a frustração e a decepção são inevitáveis, e os já presentes sintomas de depressão só tendem a aumentar.

por Rodrigo Longo

Tweet

Veja Também!

1.Como os inalantes agem no organismo

2.Comportamentos compulsivos e os Sintomas de Abstinência Demorada

3.Mudanças que auxiliam na manutenção da recuperação da dependêcia química

4.Drogas na adolescência

5.Desintoxicação de cocaína



Autor: 
Rodrigo Longo

Referência Bibliográfica: 
Programa de Prevenção à Recaída
Autor: Pablo Kurlander
Comunidade Terapêutica Nova Jornada

Share