Cada droga tem o seu efeitos, umas são estimulantes, outras depressivas e outras alucinógenas, assim como cada pessoa tem suas características e sentem os seus efeitos em maior ou menor intensidade. Por isso, o tempo de duração de determinada droga no organismo pode variar conforme a droga e a pessoa.

Tweet



Quanto tempo as drogas permanecem no organismo?

Os efeitos das drogas no organismo podem variar de intensidade de acordo com o tipo de substância, a quantidade ingerida e as características do usuário.

as drogas no organismoA cocaína por exemplo, tem um efeito rápido (alguns minutos) de grande euforia seguida da vontade de usar mais e quando ela acaba o usuário pode ter depressão. Já o efeito da maconha pode durar uma hora ou mais e o do álcool pode durar algumas horas.


Mas isso não significa que estas drogas não permaneçam por mais tempo no organismo, especialmente quando o consumo é frequente. Para os usuários assíduos, os efeitos podem permanecer por longos períodos e a intoxicação em diversas partes do corpo podem deixar sequelas e causar complicações mais graves à saúde.


Embora a maioria dos danos possa ser diminuída ou eliminada com a suspensão do uso da droga, existem alguns que são irreversíveis, como o câncer (especialmente de pulmão), no caso de fumantes ou a cirrose hepática no caso dos alcoolistas, além de possíveis conseqüências para a atividade cerebral, decorrentes do uso de diferentes produtos.


Muitas das substâncias que estão presentes nas drogas permanecem no corpo, principalmente na gordura, além do sangue, urina e cabelo. Por esta razão é possível detectar o seu uso por meio de exames de sangue, de urina ou do cabelo.


O exame de sangue permite verificar o uso das substâncias nas últimas horas. O exame de urina pode detectar o consumo de maconha até 20 dias após o uso para usuários crônicos e 15 dias para o usuário eventual e o consumo de cocaína após 7 dias para os usuários crônicos e 4 dias para os eventuais. As provas colhidas por meio da urina, bastante utilizadas por empresas, não permitem, no entanto, distinguir o usuário leve do usuário pesado.


No caso do álcool, que é metabolizado e eliminado rapidamente, os exames toxicológicos detectam somente o uso nas últimas horas.


Por outro lado, substâncias como a maconha e a cocaína, entre outras, são incorporadas ao cabelo e aí permanecem, à medida que ele vai crescendo, entre 1 e 1,5 cm por mês. Por isso, o exame do cabelo fornece informações de maior prazo, meses e até anos. Alguns especialistas afirmam, no entanto, que seus resultados muitas vezes podem ser discutíveis, uma vez que é possível a assimilação indireta de substâncias tóxicas pelo cabelo (como a convivência com usuários, por exemplo).


Ainda assim, a utilização de exames toxicológicos tem sido uma prática cada vez mais habitual por parte das empresas, seja para os processos de seleção de pessoal, seja para a implantação de programas de prevenção ou tratamento do abuso de álcool e outras drogas entre seus funcionários.

por Rodrigo Longo


Segue 3 cursos completos sobre como lidar com a Dependência de Cocaína e Crack, Álcool e Maconha! 

Comece agora!
Curso - Dependência de Cocaína e Crack: como lidar?
Curso – Dependência de Cocaína e Crack: como lidar?

O curso “Dependência de Cocaína e Crack: como lidar?” é direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos. 

Curso de fácil compreensão. Textos, vídeo aula, vídeos sobre o tema, textos complementares e questionários. 


Mais informações >>




Curso Dependência de Álcool: como lidar?Curso Dependência de Álcool: como lidar?

É direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos. 

Desenvolvido com linguagem rápida e de fácil compreensão. Leituras de textos, vídeo aula, vídeos sobre o tema, textos complementares e questionários. 


Mais informações >>


Dependência de Maconha: como lidar?Dependência de Maconha: como lidar?

O curso “Dependência de Maconha: como lidar?” é direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos ou a quem esteja interessado em expandir seus conhecimentos e aprender informações atuais e práticas sobre a dependência de maconha. 

Mais informações >>


Tweet

 Veja Também!

1.Tratamento da dependência química – Como evitar emoções descontroladas

2.Superando a fissura pela droga – As quatro forças de vontade

3.Mudanças que auxiliam na manutenção da recuperação da dependêcia química

4.Tratamento da dependência química – A busca espiritual e a prática religiosa

5.Desintoxicação de cocaína

Dados do Artigo:


Fonte:
Site Álcool e Drogas sem Distorção (www.einstein.br/alcooledrogas) / NEAD – Núcleo Einstein de Álcool e Drogas do Hospital Israelita Albert Einstein



Quanto tempo as drogas permanecem no organismo?
Dependência química
O tempo que a droga permanece no organismo pode variar de acordo com o tipo de substância, a quantidade ingerida e as características do usuário. Saiba mais!
Share