O álcool é a droga mais consumida e fonte dos maiores problemas sociais na atualidade. Isso se dá devido ao fato do álcool ser uma droga socialmente aceita em diversas culturas e sociedades, principalmente no Brasil, país que ocupa o 3º lugar no consumo de álcool na América Latina.

Tweet


Fatores que influenciam o alcoolismo na juventude

O que torna o álcool ainda mais presente na vida das pessoas são diversos fatores influenciadores do comportamento de consumo da substância.

Propagandas comerciais

alcoolismo na juventudeHá um forte apelo ao consumo através das propagandas comerciais que faz com que os jovens comecem a beber desde cedo. Estas propagandas criam uma falsa imagem de felicidade, liberdade e status associada ao consumo do álcool.

Bares próximos às instituições de ensino

Outro atrativo para os jovens que, após saírem das escolas, vão para os bares que funcionam muitas vezes como baladas ou happy hour , onde o consumo de bebidas alcoólicas é comum.

Falta de fiscalização rígida da lei

Apesar de a lei 9.294/96 proibir a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, ela não é aplicada na prática. Não existe uma fiscalização rígida e eficaz. Aproveitando-se disso, a maioria dos bares libera a venda de bebidas para todos eles, pois esses vendedores de bebida acreditam na impunidade.

Os pais têm o hábito de beberem junto com os filhos

Os pais muitas vezes influenciam o consumo de álcool dos filhos. Seja em uma festa, um churrasco em família, os filhos começam a berber por estarem acostumados a verem seus pais ou parentes bebendo todos os dias e cabam também adquirindo esse hábito. Se, por um lado, a maioria dos pais não vê problema nenhum em relação a isso, ou seja, nunca imagina que um dia seus filhos podem ficar viciados na bebida, por outro lado, existem aqueles que se arrependem de não ter orientado seus filhos que, até hoje, passam boa parte de suas vidas em clínicas de tratamento para se livrar do vício.

As campanhas publicitárias do Governo Federal para conscientizar a sociedade brasileira dos males que a bebida alcoólica pode causar devem ser estimuladas e promovidas constantemente, além de educar os jovens nas escolas e no âmbito familiar sobre esse grave problema social, desde cedo, é fundamental para evitar que a bebida, no futuro, crie mais dependentes alcoólicos.


por Rodrigo Longo

Tweet

Veja Também!

1.Anabolizantes – Tipos de drogas

2.Superando a fissura pela droga – As quatro forças de vontade

3.Mudanças que auxiliam na manutenção da recuperação da dependêcia química

4.Drogas na adolescência

5.Desintoxicação de cocaína

Dados do Artigo:

Autor:
Rodrigo Longo

Fonte:http://www.progresso.com.br/caderno-a/ciencia-saude/uso-abusivo-de-bebida-alcoolica-na-juventude-gera-complicacoes
http://www.obid.senad.gov.br/portais/OBID/conteudo/web/artigo_cientifico/ler_artigo_cientifico.php?id_artigo_cientifico=104

Fatores que influenciam o alcoolismo na juventude
Dependência química
As propagandas apelativas ao consumo de álcool, a falta de fiscalização, a falta de educação e conscientização e a influência dos pais e parentes são fatores que influenciam o alcoolismo na juventude. Saiba mais!

Share