Este vídeo trata do assunto das drogas e do papel da família como parte do problema e também como agente de mudança na prevenção e no combate às drogas através instrução.

Drogas e terapia familiar sistêmica

Muitas famílias na intenção de oferecer o melhor a seus filhos não impõem limites concretos, causando enorme dependência dos filhos em relação aos pais.

A co-dependência


A proteção exagerada pelos pais pode estar relacionada ao medo e a insegurança própria que é projetada no filho. Isso acaba criando um vínculo de dependênciaco-dependência.

Assim, os filhos não são preparados para a vida e quando se encontram na situação de decidirem seus próprios caminhos e tomarem suas próprias decisões, sentem-se desprovidos de capacidade para lidar com os desafios que a vida impõe.

Os limites e a educação são os exemplos que os pais dão aos filhos, não apenas palavras opressivas na tentativa de forçar o indivíduo se comportar de determinada maneira.

O comportamento é algo que aprendemos na infância e se a criança cresce assumindo um comportamento dependente, certamente não terá autonomia de sua própria vida.

A missão dos pais é preparar os filhos para o mundo, não para eles mesmos!

Aquilo que não é dito é mais forte do que aquilo que é dito!

Assista o vídeo:
Drogas e Terapia Familiar Sistêmica com Marcia Merquior 


dependencia quimica



Veja Também!

1.Como os inalantes agem no organismo

2.Sintomas de recaída da dependência química – Deixar de planejar construtivamente

3.Sintomas de recaída da dependência química – Depressão secundária (leve)

4.Drogas na adolescência

5.Desintoxicação de cocaína

Share