Muitas pessoas procuram nos medicamentos alternativos, como as plantas medicinais, uma maneira de amenizar as tensões do dia-a-dia, o que colabora muito para a saúde física, mental e emocional. Quais são os benefícios? Muitos! Veja algumas dicas de calmantes naturais e os seus benefícios!


Dicas de calmantes naturais

Os calmantes naturais são medicamentos feitos com plantas medicinais que possuem ação sedativa no sistema nervoso central e são ótimos relaxantes. Eles são úteis para acalmar a ansiedade e melhorar a qualidade do sono, proporcionando um descanso restaurador.

Os benefícios dos calmantes naturais

Dicas de calmantes naturais

Os calmantes naturais possuem menor concentração dos princípios ativos em relação aos calmantes vendidos em farmácia.

As propriedades medicinais que compõem as mais diversas plantas, também podem oferecer benefícios adicionais, como a alface, por exemplo, que além de calmante, também ajuda a emagrecer.

Os calmantes naturais possuem baixo risco de efeitos colaterais, diferente dos calmantes de farmácia, que possuem diversos.

O risco de causar dependência é muito pequeno.

Os calmantes naturais podem ser uma alternativa para pessoas que são dependentes de medicamentos. Aos poucos a pessoa pode ir substituindo os medicamentos pelos calmantes naturais, mas sempre sob orientação médica.

Nos artigos abaixo, é possível conhecer mais sobre os medicamentos de farmácia e seus efeitos colaterais:

Benzodiazepínicos – Rivotril, Diazepan, Lexotan e outros

 

Exemplos de calmantes naturais

  • Passiflora (flor do maracujá): tem ação relaxante, anti-depressiva, analgésica, antiespasmódica, hipotensora e sedativa. Esta planta medicinal também induz o sono e o relaxamento muscular;
  • Raiz de valeriana: tem ação calmante e soporífera, sendo indicada em caso de agitação, insônia, fobia ou ansiedade;
  • Erva de São-João (Hipericão): é um bom restaurador para o sistema nervoso e anti-depressivo, sendo indicado em caso de depressão, ansiedade, agitação nervosa, sintomatologia psíquica da menopausa;
  • Camomila: tem ação estimulante da cicatrização, anti-espasmódica e é um bom calmante do sistema nervoso;
  • Tília: possui propriedades calmantes, auxiliando no tratamento de distúrbios do sistema nervoso como stress, ansiedade e histeria;
  • Melissa (cidreira): tem ação calmante e pode ser utilizada em caso de perturbações do sono, nervosismo e ansiedade;
  • Alface: possui propriedades calmantes que ajudam a relaxar e a ter um sono melhor, pode-se consumir suas folhas em forma de salada ou preparar um chá com suas folhas e talos;
  • Alfazema: Rica em cumarina e óleos essenciais possui propriedades calmantes e relaxantes atuando contra a tensão nervosa.
Dicas de calmantes naturaisAdicionar uma porção de 20 g da planta medicinal em 1 xícara de água fervente, tapar para que o chá não perca as suas propriedades calmantes (óleos essenciais) e deixar amornar. Tomar de 2 a 3 xícaras de chá por dia.

por Rodrigo Longo

Tweet

Veja Também!


1. Tabagismo


2. Como os inalantes agem no organismo


3. Deposteron – Esteroide anabolizante


4. Como parar de usar cocaína?


5. Maconha na gravidez

Autor:
Rodrigo Longo

Fonte:http://www.tuasaude.com/calmantes-naturais/

Share