Festas, churrasco entre famílias e amigos e outras ocasiões contribuem para que o acesso à bebida alcoólica entre os jovens aconteça cada vez mais cedo, aumentando o risco de uma futura dependência.

Tweet


Alcoolismo na juventude

alcoolismo na juventudeFestas, churrasco entre famílias e amigos e outras ocasiões contribuem para que o acesso à bebida alcoólica entre os jovens aconteça cada vez mais cedo, aumentando o risco de uma futura dependência.

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), o Brasil está em 3º lugar na América Latina no consumo de álcool entre os jovens e adolescentes. É comum é possível notar que a presença do álcool na vida dos jovens e adolescentes é cada vez mais comum. Assim, com o álcool mais acessível, aumentam os casos de dependência também.

Com a dependência, doenças como cirrose hepática, hepatite, fibrose, anemia, câncer, entre outras podem ser geradas pelo uso abusivo da substância.

Para Luciana Mariano, professora de Psicologia da Unigran, “o uso e o abuso do álcool transformam o sujeito, a pessoa vai perdendo as suas características individuais, primeiro porque é um prejuízo neurológico, assim como alguns tipos de entorpecentes. A pessoa começa a se atrasar para o trabalho, começa sair de festa e ir direto para o emprego, começa chegar ao serviço cheirando álcool”.

É possível até dizer que, muitas vezes o vício do alcoolismo não começa na adolescência, mas até mesmo com “uma pitadinha de cerveja na chupeta”, adverte a psicóloga Rosemeire.

Efeitos e consequências do álcool

O uso excessivo do álcool causa inúmeros danos:

– Perda das células da memória;

Depressão;

– Comportamento agressivo;

– Envelhecimento precoce do cérebro;

– Possíveis traumas na região da cabeça;

– Carência de vitaminas no organismo;

– Distúrbios metabólicos;

– Desidratação;

– Convulsões;



Além destes efeitos, a pessoa pode começar a sofrer sintomas de abstinência na medida em que a dependência vai se instalando, como por exemplo o Delirium tremens, que são os tremores, alucinações, desorientação em tempo e espaço, confusão mental e delírios.

por Rodrigo Longo



Tweet



Veja Também!

1.Anabolizantes – Tipos de drogas

2.Superando a fissura pela droga – As quatro forças de vontade

3.Mudanças que auxiliam na manutenção da recuperação da dependêcia química

4.Drogas na adolescência

5.Desintoxicação de cocaína

Dados do Artigo:

Autor:
Rodrigo Longo

Fonte:http://www.progresso.com.br/caderno-a/ciencia-saude/uso-abusivo-de-bebida-alcoolica-na-juventude-gera-complicacoes
http://www.obid.senad.gov.br/portais/OBID/conteudo/web/artigo_cientifico/ler_artigo_cientifico.php?id_artigo_cientifico=104

Alcoolismo na juventude
Dependência química
Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), o Brasil está em 3º lugar na América Latina no consumo de álcool entre os jovens e adolescentes. Saiba mais!

Share