Google+

Arquivo de janeiro 2014

chá-de-hibisco

Dicas de calmantes naturais

Muitas pessoas procuram nos medicamentos alternativos, como as plantas medicinais, uma maneira de amenizar as tensões do dia-a-dia, o que colabora muito para a saúde física, mental e emocional. Quais são os benefícios? Muitos! Veja algumas dicas de calmantes naturais e os seus benefícios!


Dicas de calmantes naturais

Os calmantes naturais são medicamentos feitos com plantas medicinais que possuem ação sedativa no sistema nervoso central e são ótimos relaxantes. Eles são úteis para acalmar a ansiedade e melhorar a qualidade do sono, proporcionando um descanso restaurador.

Os benefícios dos calmantes naturais

Dicas de calmantes naturais

Os calmantes naturais possuem menor concentração dos princípios ativos em relação aos calmantes vendidos em farmácia.

As propriedades medicinais que compõem as mais diversas plantas, também podem oferecer benefícios adicionais, como a alface, por exemplo, que além de calmante, também ajuda a emagrecer.

Os calmantes naturais possuem baixo risco de efeitos colaterais, diferente dos calmantes de farmácia, que possuem diversos.

O risco de causar dependência é muito pequeno.

Os calmantes naturais podem ser uma alternativa para pessoas que são dependentes de medicamentos. Aos poucos a pessoa pode ir substituindo os medicamentos pelos calmantes naturais, mas sempre sob orientação médica.

Nos artigos abaixo, é possível conhecer mais sobre os medicamentos de farmácia e seus efeitos colaterais:

Benzodiazepínicos – Rivotril, Diazepan, Lexotan e outros

 

Exemplos de calmantes naturais

  • Passiflora (flor do maracujá): tem ação relaxante, anti-depressiva, analgésica, antiespasmódica, hipotensora e sedativa. Esta planta medicinal também induz o sono e o relaxamento muscular;
  • Raiz de valeriana: tem ação calmante e soporífera, sendo indicada em caso de agitação, insônia, fobia ou ansiedade;
  • Erva de São-João (Hipericão): é um bom restaurador para o sistema nervoso e anti-depressivo, sendo indicado em caso de depressão, ansiedade, agitação nervosa, sintomatologia psíquica da menopausa;
  • Camomila: tem ação estimulante da cicatrização, anti-espasmódica e é um bom calmante do sistema nervoso;
  • Tília: possui propriedades calmantes, auxiliando no tratamento de distúrbios do sistema nervoso como stress, ansiedade e histeria;
  • Melissa (cidreira): tem ação calmante e pode ser utilizada em caso de perturbações do sono, nervosismo e ansiedade;
  • Alface: possui propriedades calmantes que ajudam a relaxar e a ter um sono melhor, pode-se consumir suas folhas em forma de salada ou preparar um chá com suas folhas e talos;
  • Alfazema: Rica em cumarina e óleos essenciais possui propriedades calmantes e relaxantes atuando contra a tensão nervosa.
Dicas de calmantes naturaisAdicionar uma porção de 20 g da planta medicinal em 1 xícara de água fervente, tapar para que o chá não perca as suas propriedades calmantes (óleos essenciais) e deixar amornar. Tomar de 2 a 3 xícaras de chá por dia.

por Rodrigo Longo

Tweet

Veja Também!


1. Tabagismo


2. Como os inalantes agem no organismo


3. Deposteron – Esteroide anabolizante


4. Como parar de usar cocaína?


5. Maconha na gravidez

Autor:
Rodrigo Longo

Fonte:http://www.tuasaude.com/calmantes-naturais/

Share
images-252820-2529

Os objetivos do tratamento da dependência química

Sabemos que a dependência química é uma doença física e psíquica que atinge pessoas de forma indiscriminada, de tal forma que, uma vez instalada, provoca a desestruturação da pessoa em todas as áreas do ser: física, mental, espiritual, social, familiar e profissional. É nesse estado que se encontra o dependente que procura um tratamento numa comunidade terapêutica, clínica de recuperação ou grupo de apoio.


Os objetivos do tratamento da dependência química

Seja qual for a maneira que o dependente químico encontra para vencer a dependência química, e se propõe a mudar de vida para que o álcool e as drogas não façam mais parte da vida dele. Assim o objetivo de um tratamento tem dois objetivos básicos:

– Parar a doença

– Recuperar a pessoa

Mudanças necessárias no tratamento da dependência química

drogasEsses objetivos intimamente relacionados e se complementam entre si, o que quer dizer que um não ocorre sem o outro e vice-versa. Para que aconteça a recuperação da pessoa é preciso não usar drogas (abstinência), mas só será possível manter a abstinência se houver uma genuína e efetiva recuperação pessoal (hábitos, vícios e emoções).

Assim, o Processo Terapêutico é toda atitude, ação ou circunstância que propicie essa reestruturação pessoal. Portanto, este processo, se dá em todas as relações, atividades e ambiente proporcionados pelo tratamento (Comunidades Terapêuticas, Clínicas de Recuperação, Alcoólicos Anônimos, Narcóticos Anônimos, etc).

Na verdade, tudo o que está relacionado com o tratamento, até os mais pequenos detalhes, deve contribuir para que o dependente alcance uma forma alternativa de reorganização pessoal (no sentido mais amplo do termo) com novos padrões de comportamento e pensamento, ou seja, um novo estilo de vida.

O processo de tratamento permite ajudar a pessoa a reconhecer esses comportamentos a fim de viabilizar a mudança necessária. Por isso é importante a criação de algumas condições básicas para que esse processo possa ter lugar.

por Rodrigo Longo

Tweet

Veja Também!


1. Tabagismo


2. Como os inalantes agem no organismo


3. Deposteron – Esteroide anabolizante


4. Como parar de usar cocaína?


5. Maconha na gravidez

Share
banner-fumo-e-cigarro-300x250

Tabagismo – Doenças causadas pelo cigarro

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo mundo. Os danos à saúde causados pelo cigarro estão relacionados tanto com o uso direto (fumante), quanto à inalação de fumaça ambiente (fumante passivo). Confira as doenças causadas pelo cigarro!


Tabagismo

Doenças causadas pelo cigarro

O cigarro é um dos principais causadores de doenças no mundo. Milhões de pessoas morrem todos os anos por doenças desencadeadas por milhares de substâncias nocivas à saúde presentes no cigarro. Quanto maior o tempo de vício, maiores as chances do fumante desenvolver uma ou mais doenças. 

Principais doenças causadas pelo cigarro:

– Câncer de pulmão

– Câncer de boca

– Câncer de laringe
tabagismo

– Câncer de estômago

– Leucemia

– Infarto do miocárdio

– Enfisema nos pulmões

– Impotência sexual

– Bronquite

– Trombose vascular

– Redução da capacidade de aprendizado e memorização (principalmente em crianças e adolescentes)

– Catarata

– Aneurisma arterial

Rinite Alérgica

– Úlcera do aparelho digestivo

– Infecções respiratórias

– Angina

Muitos dependentes do cigarro têm dificuldades em abandonar o vício e devem buscar um tratamento adequado. A melhor saída para evitar uma série de complicações na saúde é parar de fumar!

Veja:

Como parar de fumar!

Os médicos afirmam que, o corpo humano leva de um a dois anos para limpar os resíduos deixados pelo cigarro.

Veja também:

Tabagismo – Como o tabaco age no organismo

Importante! O fumante passivo (aquele que fica em ambientes fechados respirando a fumaça de cigarro) também pode desenvolver algumas das doenças acima, principalmente as respiratórias.

Saiba Como Parar De Fumar Para Sempre!

Saiba Como Parar De Fumar Para Sempre! 
Você está querendo parar de fumar, mas ainda não sabe a maneira certa de parar? E se eu lhe disser que dentro de uma semana após iniciar este programa, você pode ficar livre do cigarro para sempre? Não é realmente tão difícil como você pode pensar. Neste e-book você vai aprender, em um método prático, como você pode ficar livre do fumo, livre do cigarro para sempre!

O método adotado pelo blog “Fumo & Cigarro” é prático, sem enrolação . Ele tem por base o best-seller internacional “How to Stop Smoking Forever “, de “Health Tec, Inc.”, “1997”, ainda hoje um sucesso de vendas na amazon.com. Portanto, as informações que você receberá já foram testadas e aprovadas por milhares de pessoas no mundo inteiro. Milhares de pessoas já deixaram de fumar com base nelas. São informações práticas, objetivas e que realmente funcionam. Com elas você conseguirá parar de fumar. Não vamos ficar falando para você sobre os malefícios do cigarro. Você já está cansado de saber.

Você já sabe que se você fuma…

    Saiba Como Parar De Fumar Para Sempre!
  • Você tem doze vezes mais chances de morrer de câncer de pulmão.
  • Você tem dez vezes mais probabilidades de morrer de alguma forma de doença pulmonar.
  • Você tem dez vezes mais chances de morrer de câncer de laringe.
  • Você tem seis vezes mais probabilidade de morrer de doença cardíaca.
  • Você tem duas vezes mais probabilidade de morrer de um acidente vascular cerebral.

Se você parar de fumar agora, você pode aumentar suas chances de viver de duas a doze vezes mais, e economizar milhares de reais em despesas médicas e custos de cigarros!

Fumar é um hábito ruim e caro. Você cheira mal, deixa seus dentes amarelados, detona sua saúde, e ainda gasta um monte de dinheiro com isso!

Neste e-book você vai saber por que e como você deve parar de fumar! Você deve isso a você e a sua família. Pare de fumar hoje!

Encomende hoje e descubra o quão fácil é você parar de fumar, parar de fumar para sempre!

Ciente da qualidade e eficiência do nosso produto, oferecemos a você uma garantia de 100% de devolução do dinheiro se não ficar completamente satisfeito com o que você vai descobrir…

COMECE AGORA A PARAR DE FUMAR!

COMECE AGORA A PARAR DE FUMAR!

COMECE AGORA A PARAR DE FUMAR!

Siga a nossa página!

Gostou? Então compartilhe!

Tweet




Recomendamos que leia também




Fontes:
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/doencas_cigarro.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tabagismo_e_sa%C3%BAde
Share
banner-fumo-e-cigarro-300x250

Como parar de fumar

A pessoa que começa a fumar torna-se dependente da nicotina o que, com o passar dos anos, fica cada vez mais difícil abandonar o vício do cigarro. Veja algumas dicas que ajudam o fumante a parar de fumar!


Como parar de fumar

Considerada uma droga altamente viciante, o cigarro atua diretamente no sistema nervoso central, como a cocaína, mas com uma diferença, o cigarro chega mais rapidamente ao cérebro (aproximadamente 7 segundos).

tabagismoAssim, parar de fumar é algo muito doloroso e difícil para o fumante, principalmente nos primeiros dias, em que os sintomas de abstinência são muito fortes, porém, na medida em que o dependente de cigarro vai superando estes sintomas, a tendência ´que eles diminuam a cada dia.

Os benefícios de parar de fumar

As estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam uma série de riscos.

. 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão

. 5 vezes maior de sofrer infarto

. 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar

. 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral 

Se parar de fumar agora…

. após 20 minutos sua pressão sangüínea e a pulsação voltam ao normal

. após 2 horas não tem mais nicotina no seu sangue

. após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza

. após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor

. após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora

. após 5 A 10 anos o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou 

Os sintomas de abstinência

Quando a pessoa pára de fumar o organismo volta a funcionar normalmente sem a presença da nicotina, mas os sintomas de abstinências podem surgir como a fissura (vontade intensa de fumar), dor de cabeça, toteira, irritabilidade, alteração do sono, tosse, entre outros.

Veja:

Como superar os sintomas de abstinência!

Superando a fissura pela droga – As quatro forças de vontade

Aprendendo a lidar com a recaída

A recaída não é um fracasso. Comece tudo novamente e procure ficar mais atento ao que fez você voltar a fumar. Dê várias chances a você… até conseguir. A maioria dos fumantes que deixaram de fumar fez em média 3 a 4 tentativas até parar definitivamente. 

É normal quando a pessoa abandona o vício do cigarro, começar a comer mais do que está acostumada a comer. Então a pessoa pode engordar alguns quilos. De qualquer forma, evite comer demais, e busque praticar atividades físicas para canalizar a ansiedade.

Métodos para parar de fumar

Parada Imediata

Você marca uma data e nesse dia não fumará mais nenhum cigarro. Esta deve ser sempre sua primeira opção Parada Imediata.

Parada Gradual

Você pode utilizar este método de duas formas:

Reduzindo o número de cigarros. Por exemplo: Um fumante de 30 cigarros por dia, no primeiro dia fuma os 30 cigarros usuais.  

       – no segundo – 25

      – no terceiro – 20

      – no quarto – 15

      – no quinto – 10

      – no sexto – 5

      O sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarros.

Retardando a hora do primeiro cigarro

Por exemplo: no primeiro dia você começa a fumar às 9 horas,

      – no segundo às 11 horas,

      – no terceiro às 13 horas,

      – no quarto às 15 horas,

      – no quinto às 17 horas,

      – no sexto às 19 horas,

      – no sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarros.

Cuidado com as armadilhas

Normalmente quem para de fumar, passa por uma fase muito difícil de altos níveis de ansiedade e stress. Nestes momentos tensos, procure acalmar e entender estes momentos, buscar a causa ou os motivos que levaram ao estress.

como parar de fumar Assim entenderá que momentos difíceis sempre vão acontecer, que é preciso lidar com serenidade com eles a fim de superá-los e que fumar nã vai resolver o problema.

Normalmente as recaídas ocorrem nestes momentos, ou seja, a pessoa volta a fuma como justificativa de uma situação difícil que está vivendo. 

Nós, seres humanos temos muitos mecanismos de defesa, que utilizamos quando temos dificuldades em lidar com algo doloroso, e em qualquer forma de dependência, seja, do álcool, das drogas ou do cigarro, utilizamos estes mecanismos a fim de evitar o sofrimento e se defender daquilo que nos incomoda, como a vontade de fumar, por exemplo.

Veja:

Sintomas de recaída – Mecanismos de defesa

A vontade de fumar não dura mais que alguns minutos. Nesses momentos, para ajudar, você poderá chupar gelo, escovar os dentes a toda hora, beber água gelada ou comer uma fruta. Mantenha as mãos ocupadas com um elástico, pedaço de papel, rabisque alguma coisa ou manuseie objetos pequenos. Não fique parado – converse com um amigo, faça algo diferente que distraia sua atenção. 

Exercícios de relaxamento

São um ótimo recurso saudável para relaxar. Faça a respiração profunda : respire fundo pelo nariz e vá contando até 6, depois deixe o ar sair lentamente pela boca até esvaziar totalmente os pulmões. Relaxamento muscular : estique os braços e pernas até sentir os músculos relaxarem.


Saiba Como Parar De Fumar Para Sempre!

Saiba Como Parar De Fumar Para Sempre! 
Você está querendo parar de fumar, mas ainda não sabe a maneira certa de parar? E se eu lhe disser que dentro de uma semana após iniciar este programa, você pode ficar livre do cigarro para sempre? Não é realmente tão difícil como você pode pensar. Neste e-book você vai aprender, em um método prático, como você pode ficar livre do fumo, livre do cigarro para sempre!

O método adotado pelo blog “Fumo & Cigarro” é prático, sem enrolação . Ele tem por base o best-seller internacional “How to Stop Smoking Forever “, de “Health Tec, Inc.”, “1997”, ainda hoje um sucesso de vendas na amazon.com. Portanto, as informações que você receberá já foram testadas e aprovadas por milhares de pessoas no mundo inteiro. Milhares de pessoas já deixaram de fumar com base nelas. São informações práticas, objetivas e que realmente funcionam. Com elas você conseguirá parar de fumar. Não vamos ficar falando para você sobre os malefícios do cigarro. Você já está cansado de saber.

Você já sabe que se você fuma…

    Saiba Como Parar De Fumar Para Sempre!
  • Você tem doze vezes mais chances de morrer de câncer de pulmão.
  • Você tem dez vezes mais probabilidades de morrer de alguma forma de doença pulmonar.
  • Você tem dez vezes mais chances de morrer de câncer de laringe.
  • Você tem seis vezes mais probabilidade de morrer de doença cardíaca.
  • Você tem duas vezes mais probabilidade de morrer de um acidente vascular cerebral.

Se você parar de fumar agora, você pode aumentar suas chances de viver de duas a doze vezes mais, e economizar milhares de reais em despesas médicas e custos de cigarros!

Fumar é um hábito ruim e caro. Você cheira mal, deixa seus dentes amarelados, detona sua saúde, e ainda gasta um monte de dinheiro com isso!

Neste e-book você vai saber por que e como você deve parar de fumar! Você deve isso a você e a sua família. Pare de fumar hoje!

Encomende hoje e descubra o quão fácil é você parar de fumar, parar de fumar para sempre!

Ciente da qualidade e eficiência do nosso produto, oferecemos a você uma garantia de 100% de devolução do dinheiro se não ficar completamente satisfeito com o que você vai descobrir…

COMECE AGORA A PARAR DE FUMAR!

COMECE AGORA A PARAR DE FUMAR!

COMECE AGORA A PARAR DE FUMAR!

Siga a nossa página!

Gostou? Então compartilhe!

Tweet




Recomendamos que leia também




Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/130pararfumar.html

Share
banner-fumo-e-cigarro-300x250

Tabagismo – Como o tabaco age no organismo

Por longos e longos anos as pessoas foram ensinadas que o cigarro somente provocaria reações no organismo após um grande período de uso, porém estudos recentes desmentem tais ensinamentos e assustadoramente mostram a real força do cigarro no organismo.


Tabagismo

Como o tabaco age no organismo

Pesquisadores descobriram que cerce de 10% dos fumantes que colocam o primeiro cigarro na boca já apresentam reações significativas no organismo que provocam a dependência por um período de até dois dias depois, idéia que se aplicava somente aos fumantes de longa data.

tabagismoA fumaça do tabaco, durante a tragada, é inalada para os pulmões, distribuindo-se para a circulação sistêmica e chegando rapidamente ao cérebro, entre 7 e 19 segundos. Essa rápida absorção é facilitada pelo grande número de alvéolos pulmonares, pela pequena espessura das paredes alveolares e pela irrigação capilar abundante. Além disso, o fluxo sangüíneo capilar pulmonar é rápido, e todo o volume de sangue do corpo percorre os pulmões em um minuto. Dessa forma, as substâncias inaladas pelos pulmões espalham-se pelo organismo com uma velocidade quase igual a de substâncias introduzidas por uma injeção intravenosa.

A nicotina de um só cigarro é capaz de aumentar a produção de hormônios ligados ao funcionamento cerebral e que é responsável pela memória a longo prazo. Assim, dois dias depois de ter fumado um único cigarro, a pessoa começa a ter necessidades da droga no organismo. Isso acontece devido às adaptações que organismo faz quando registra a nicotina e outras substâncias tóxicas, a fim de manter o equilíbrio químico e funcional. É o que chamamos de memória celular.

Com o decorrer do tempo, as pessoas tendem a necessitar de um novo cigarro em um curto período, ou seja, em um prazo de duas horas o organismo já deixa o indivíduo inquieto, irritado e ansioso fazendo com que busque a calmaria no cigarro. É o que chamamos de tolerância orgânica, onde o indivíduo passa a precisar de maiores quantidades para saciar a vontade de fumar.

Para saber mais sobre a memória celular e tolerância orgânica veja o texto Dependência Química”.

Saiba Como Parar De Fumar Para Sempre!

Saiba Como Parar De Fumar Para Sempre! 
Você está querendo parar de fumar, mas ainda não sabe a maneira certa de parar? E se eu lhe disser que dentro de uma semana após iniciar este programa, você pode ficar livre do cigarro para sempre? Não é realmente tão difícil como você pode pensar. Neste e-book você vai aprender, em um método prático, como você pode ficar livre do fumo, livre do cigarro para sempre!

O método adotado pelo blog “Fumo & Cigarro” é prático, sem enrolação . Ele tem por base o best-seller internacional “How to Stop Smoking Forever “, de “Health Tec, Inc.”, “1997”, ainda hoje um sucesso de vendas na amazon.com. Portanto, as informações que você receberá já foram testadas e aprovadas por milhares de pessoas no mundo inteiro. Milhares de pessoas já deixaram de fumar com base nelas. São informações práticas, objetivas e que realmente funcionam. Com elas você conseguirá parar de fumar. Não vamos ficar falando para você sobre os malefícios do cigarro. Você já está cansado de saber.

Você já sabe que se você fuma…

    Saiba Como Parar De Fumar Para Sempre!
  • Você tem doze vezes mais chances de morrer de câncer de pulmão.
  • Você tem dez vezes mais probabilidades de morrer de alguma forma de doença pulmonar.
  • Você tem dez vezes mais chances de morrer de câncer de laringe.
  • Você tem seis vezes mais probabilidade de morrer de doença cardíaca.
  • Você tem duas vezes mais probabilidade de morrer de um acidente vascular cerebral.

Se você parar de fumar agora, você pode aumentar suas chances de viver de duas a doze vezes mais, e economizar milhares de reais em despesas médicas e custos de cigarros!

Fumar é um hábito ruim e caro. Você cheira mal, deixa seus dentes amarelados, detona sua saúde, e ainda gasta um monte de dinheiro com isso!

Neste e-book você vai saber por que e como você deve parar de fumar! Você deve isso a você e a sua família. Pare de fumar hoje!

Encomende hoje e descubra o quão fácil é você parar de fumar, parar de fumar para sempre!

Ciente da qualidade e eficiência do nosso produto, oferecemos a você uma garantia de 100% de devolução do dinheiro se não ficar completamente satisfeito com o que você vai descobrir…

COMECE AGORA A PARAR DE FUMAR!

COMECE AGORA A PARAR DE FUMAR!

COMECE AGORA A PARAR DE FUMAR!

Siga a nossa página!

Gostou? Então compartilhe!

Tweet

 


Recomendamos que leia também



Fontes:


Share
banner-fumo-e-cigarro-300x250

Tabagismo

O tabagismo é uma doença causada pelo excesso de nicotina no organismo. Essa substância, um dos componentes do tabaco, é a responsável por gerar a dependência química e psicológica.


Tabagismo

O tabagismo causa dependência química

O tabagismo é uma doença causada pelo excesso de nicotina no organismo. Essa substância, um dos componentes do tabaco, é a responsável por gerar a dependência química e psicológica.

tabagismoO cigarro industrializado se disseminou feito praga pela Europa e pelas Américas, especialmente a partir da Primeira Guerra Mundial. A publicidade associava-o a um hábito elegante e sofisticado de viver e, dependendo do contexto, a uma forma de inserção social. Era comum ver nos filmes os atores dar longas tragadas acompanhada de uma música, dando mais chrarme e elegância à cena e ao personagem.

Nos anos de 1950, os primeiros estudos realizados descobriram que o cigarro era capaz provocar câncer em animais, uma descoberta que as companhias tabaqueiras fizeram questão de desqualificar. A indústria do tabaco investiu pesado no aumento do consumo do cigarro. No início da década de 1970, começou as primeiras manifestações contra o tabaco, advertindo sobre os males que o cigarro provoca.

Entretanto, nos anos de 1950, alguns trabalhos começaram a demonstrar que o cigarro era capaz de provocar câncer em animais, constatação que as companhias tabaqueiras lutaram por desqualificar. Investindo maciçamente em tal propósito, durante muitos e muitos anos, atingiram seu objetivo. No início da década de 1970, porém, vozes se levantaram contra tamanho absurdo e chamaram atenção para os males que o cigarro provoca. No Brasil, o professor José Rosemberg foi o primeiro a veicular esse conhecimento e a engajar os médicos na luta contra o tabagismo.

No Brasil, aproximadamente 290 mil mortes por ano são por causa do tabagismo. Cerca de 23,9 % da população são fumantes.

Cerca de 90% dos fumantes tornam-se dependentes da nicotina entre os 5 e os 19 anos de idade. Há 2,8 milhões de fumantes nessa faixa etária, mas a maior concentração de fumantes está na faixa etária de 20 a 49 anos.

O tabagismo é responsável por 95% dos casos de câncer de boca.

Veja:

Doenças causadas pelo tabagismo

A maioria das pessoas, depois de longos anos de dependência do cigarro, se arrependem de terem começado a fumar e enfrentar muitas dificuldades em abandonar o vício.

Veja:

Como parar de fumar!

O tabaco provoca uma série de reações no organismo e problemas a saúde. Seus efeitos negativos podem ser muitos, como cheiro de cigarro na roupa e no corpo, dentes amarelados, dificuldade de respiração entre outros.

Veja também:

Tabagismo – Como o tabaco age no organismo


Saiba Como Parar De Fumar Para Sempre!

Saiba Como Parar De Fumar Para Sempre! 
Você está querendo parar de fumar, mas ainda não sabe a maneira certa de parar? E se eu lhe disser que dentro de uma semana após iniciar este programa, você pode ficar livre do cigarro para sempre? Não é realmente tão difícil como você pode pensar. Neste e-book você vai aprender, em um método prático, como você pode ficar livre do fumo, livre do cigarro para sempre!

O método adotado pelo blog “Fumo & Cigarro” é prático, sem enrolação . Ele tem por base o best-seller internacional “How to Stop Smoking Forever “, de “Health Tec, Inc.”, “1997”, ainda hoje um sucesso de vendas na amazon.com. Portanto, as informações que você receberá já foram testadas e aprovadas por milhares de pessoas no mundo inteiro. Milhares de pessoas já deixaram de fumar com base nelas. São informações práticas, objetivas e que realmente funcionam. Com elas você conseguirá parar de fumar. Não vamos ficar falando para você sobre os malefícios do cigarro. Você já está cansado de saber.

Você já sabe que se você fuma…

    Saiba Como Parar De Fumar Para Sempre!
  • Você tem doze vezes mais chances de morrer de câncer de pulmão.
  • Você tem dez vezes mais probabilidades de morrer de alguma forma de doença pulmonar.
  • Você tem dez vezes mais chances de morrer de câncer de laringe.
  • Você tem seis vezes mais probabilidade de morrer de doença cardíaca.
  • Você tem duas vezes mais probabilidade de morrer de um acidente vascular cerebral.

Se você parar de fumar agora, você pode aumentar suas chances de viver de duas a doze vezes mais, e economizar milhares de reais em despesas médicas e custos de cigarros!

Fumar é um hábito ruim e caro. Você cheira mal, deixa seus dentes amarelados, detona sua saúde, e ainda gasta um monte de dinheiro com isso!

Neste e-book você vai saber por que e como você deve parar de fumar! Você deve isso a você e a sua família. Pare de fumar hoje!

Encomende hoje e descubra o quão fácil é você parar de fumar, parar de fumar para sempre!

Ciente da qualidade e eficiência do nosso produto, oferecemos a você uma garantia de 100% de devolução do dinheiro se não ficar completamente satisfeito com o que você vai descobrir…

COMECE AGORA A PARAR DE FUMAR!

COMECE AGORA A PARAR DE FUMAR!

COMECE AGORA A PARAR DE FUMAR!

Siga a nossa página!

Gostou? Então compartilhe!

Tweet



Recomendamos que leia também



Fonte:

http://drauziovarella.com.br/dependencia-quimica/tabagismo/
http://www.brasilescola.com/saude/tabagismo.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tabagismo


Share
images-25283-2529

Drogas e Terapia Familiar Sistêmica

Este vídeo trata do assunto das drogas e do papel da família como parte do problema e também como agente de mudança na prevenção e no combate às drogas através instrução.

Drogas e terapia familiar sistêmica

Muitas famílias na intenção de oferecer o melhor a seus filhos não impõem limites concretos, causando enorme dependência dos filhos em relação aos pais.

A co-dependência


A proteção exagerada pelos pais pode estar relacionada ao medo e a insegurança própria que é projetada no filho. Isso acaba criando um vínculo de dependênciaco-dependência.

Assim, os filhos não são preparados para a vida e quando se encontram na situação de decidirem seus próprios caminhos e tomarem suas próprias decisões, sentem-se desprovidos de capacidade para lidar com os desafios que a vida impõe.

Os limites e a educação são os exemplos que os pais dão aos filhos, não apenas palavras opressivas na tentativa de forçar o indivíduo se comportar de determinada maneira.

O comportamento é algo que aprendemos na infância e se a criança cresce assumindo um comportamento dependente, certamente não terá autonomia de sua própria vida.

A missão dos pais é preparar os filhos para o mundo, não para eles mesmos!

Aquilo que não é dito é mais forte do que aquilo que é dito!

Assista o vídeo:
Drogas e Terapia Familiar Sistêmica com Marcia Merquior 


dependencia quimica



Veja Também!

1.Como os inalantes agem no organismo

2.Sintomas de recaída da dependência química – Deixar de planejar construtivamente

3.Sintomas de recaída da dependência química – Depressão secundária (leve)

4.Drogas na adolescência

5.Desintoxicação de cocaína

Share
images-252825-2529

Sintomas de recaída da dependência química – Período de confusão

Os períodos normais de confusão, que todas pessoas experimentam um hora ou outra, tornam-se mais frequentes, duram mais e causam mais problemas. Isso reflete diretamente na nossa recuperação. É mais uma fase rumo a recaída!


Sintomas de recaída da dependência química

Período de confusão

Problemas cotidianos que antes eram resolvidos com certa facilidade, se tornam grandes conflitos, que podem causar uma enorme mobilização de energia, com reações descontroladas de raiva, revolta e desespero.

Vamos ficando cada vez mais zangados conosco pela aparente incapacidade de resolver estes pequenos conflitos, e a solução parece estar cada vez mais distante.

Veja o texto que fala sobre a confusão mental

Confusão Mental – A prisão do ego

A confusão mental pode distorcer a visão de realidade e ofuscar a compreensão de nós mesmo, o que reflete em ações e comportamentos incompatíveis com a verdadeira realidade.

Nesta fase da recaída esta distorção da realidade e as mudanças súbitas de comportamento são evidentes.

alcool e drogas ilicitasO estado psíquico confuso e distorcido nos deixa cegos e não comseguimos identificar os nossos comportamentos. Temos dificuldade de continuarmos a fazer a nossa autoanálise diária e olharmos para o nosso interior.

Assim, distanciamo-nos cada vez mais da realidade e de situação que nos encontramos, que é em processo de recaída.

por Rodrigo Longo

Tweet

Veja Também!

1.Como os inalantes agem no organismo

2.Sintomas de recaída da dependência química – Deixar de planejar construtivamente

3.Sintomas de recaída da dependência química – Depressão secundária (leve)

4.Drogas na adolescência

5.Desintoxicação de cocaína

Share
images-252825-2529

Sintomas de recaída da dependência química – Desejo imaturo de ser feliz

Havendo ainda saúde mental, a estrutura de pensamento deve se basear em dois tipos de pensamento: o pensamento lógico e o pensamento mágico.


Sintomas de recaída da dependência química

Desejo imaturo de ser feliz

O primeiro se baseia em dados da realidade externa para formular as suas verdades, e o segundo acaba respondendo mais aos estímulos internos, aos nossos devaneios, que são fruto dos nossos desejos, afetos e paixões.

alcool e drogas

Enquanto ambos se complementam, podemos dizer que temos noção de realidade, mas quando o pensamento mágico toma conta da nossa capacidade de raciocínio, se emancipando da nossa vontade, então estamos fugindo da realidade.

É exatamente o que acontece quando chegamos neste estágio do processo de recaída: desejamos que as coisas melhorem sem fazer nada para melhorá-las, sem pagar o preço. Acreditamos que, de alguma forma, “alguém” perceberá o nosso sofrimento e resolverá todos os nossos problemas, e assim continuamos apenas esperando e reclamando da nossa sorte.

por Rodrigo Longo

Tweet

Veja Também!

1.Como os inalantes agem no organismo

2.Sintomas de recaída da dependência química – Deixar de planejar construtivamente

3.Sintomas de recaída da dependência química – Depressão secundária (leve)

4.Drogas na adolescência

5.Desintoxicação de cocaína

Share

Sintomas de recaída da dependência química – Sentimentos de que nada pode ser solucionado

Nesta fase começamos a achar que as coisas não têm mais jeito, que não podemos mais resolver os nosso problemas. Conformar-se com a situação e acreditar que não há nada que possamos fazer nos enche de autopiedade. É um ponto crítico no processo de recaída e cada vez mais a nossa sobriedade fica comprometida.


Sintomas de recaída da dependência química

Sentimentos de que nada pode ser solucionado

A sensação de fracasso começa a se generalizar, tudo é motivo para pensamentos negativos e prognósticos desencorajadores. O fracasso pode ser real ou imaginário, já que pequenos fracassos podem ser exagerados, aumentando de proporção através do fermento da nossa ansiedade e do nosso desespero.

A crença cômoda de que fizemos o melhor que podíamos e, mesmo assim, a recuperação não “deu certo”, começa a se desenvolver e assim nos livramos tanto do peso da culpa quanto da responsabilidade de mudar o quadro. Estamos chegando ao ponto crítico onde a vida para, onde perdemos o sentido da nossa existência.

Para todos os tipos de drogas o processo de recaída pode ser o mesmo. A fissura pela cocaína, o crack, o álcool e tantas outras drogas podem voltar a aparecer depois de anos, se o dependente não buscar a manutenção da sua recuperação.

Veja:

Superando a fissura pela droga – As quatro forças de vontade

Perceber estes sintomas a fim de tratá-los ou até preveni-los, são fundamentais para continuarmos sóbrios.

por Rodrigo Longo

Tweet

Veja Também!

1.Como os inalantes agem no organismo

2.Sintomas de recaída da dependência química – Deixar de planejar construtivamente

3.Sintomas de recaída da dependência química – Depressão secundária (leve)

4.Drogas na adolescência

5.Desintoxicação de cocaína

Share
images-25283-2529

Curso capacita professores para atuarem na prevenção do uso de drogas

Em fevereiro, começam oscursos de prevenção do uso de drogas, como o crack, para professores e demais profissionais das redes de educação no país. Saiba mais!









A capacitação faz parte do programa “Crack, é possível vencer” do Ministério da Justiça


politica anti drogas
A coordenadora de Políticas de Prevenção, Tratamento e Reinserção Social da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, Andrea Leite, explica o funcionamento do curso e como essa estratégia ajuda na prevenção e no combate ao uso de drogas. Assista o vídeo logo abaixo!


Curso de prevenção do uso de drogas para educadores de escolas públicas


Curso de extensão universitária, gratuito, na modalidade de Educação à Distância, dirigido a educadores do ensino básico sobre temas referentes à prevenção do uso e abuso de crack e outras drogas dentro do contexto escolar.


Público-alvo: educadores da rede básica de ensino. Serão priorizadas as escolas que fazem parte dos programas Saúde na Escola, Saúde e Prevenção nas Escolas, Mais Educação e Brasil sem Miséria. 


Pré-requisito: participação de, no mínimo, 5 educadores por escola.


Didática: material impresso, tutoria, vídeo-aula e teleconferências.


Total de vagas em 2012: 70 mil .


Carga horária: 180h/aula, sendo 120h/aula de teoria e 60h/aula de prática.


– 120h/aula de teoria para elaboração de projeto de prevenção a ser implementado, de modo prático, na escola. O projeto deve levar em conta a realidade escolar e a sua articulação com os recursos existentes na comunidade.


– 60h/aula: implantação do projeto elaborado pelo grupo de educadores e aplicação do programa Diga Sim à Vida – Turma da Mônica, para crianças, e Turma da Tina e Turma da Mônica Jovem para adolescentes.


Duração: 4 meses.


Meta: capacitar 14 mil escolas por ano, atingindo aproximadamente 2,8 milhões de alunos/ano e toda a comunidade escolar.


Realização: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça em parceria com o Ministério da Educação.


Certificação: Universidade de Brasília (UnB).


Para mais informações acesse http://www.youtube.com/watch?v=UyLaGrpfOGM

Acesse o nosso canal no You Tube!
http://www.youtube.com/user/sossobriedade1





Veja Também!

1.Como os inalantes agem no organismo

2.Comportamentos compulsivos e os Sintomas de Abstinência Demorada

3.Mudanças que auxiliam na manutenção da recuperação da dependêcia química

4.Drogas na adolescência

5.Desintoxicação de cocaína

Share
box-vida-mental

OUTRO OLHAR – TRATAMENTO PARA DEPENDENTES DE DROGAS

A internação compulsória é muito discutida no governo e na política antidrogas e entre os profissionais da saúde. Hoje existem diversas formas de tratamento para a dependência de crack. 


Os velhos métodos de tratamento como os hospitais psiquiátricos estão sendo substituídos pelo tratamento voltado para a recuperação do ser humano como um todo e as áreas da sua vida como família, trabalho, espiritualidade, etc. A visão humanística no tratamento da dependência química.


São atividades produtivas e que buscam a reinserção do indivíduo na sociedade, preparando-o para a viver em sociedade, através da restruturação e do fortalecimento pessoal, além das mudanças de comportamento e estilo de vida.


Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Hospitais, muitos profissionais e instituições envolvidos com a causa.


Governo, Instituições, Autoridades e voluntários, todos unidos no combate às drogas!


Assista o vídeo:


OUTRO OLHAR – TRATAMENTO PARA DEPENDENTES DE DROGAS!




Segue 3 cursos completos sobre como lidar com a dependência de Cocaína e Crack, Álcool e Maconha!

Curso - Dependência de Cocaína e Crack: como lidar?

Curso – Dependência de Cocaína e Crack: como lidar?


O curso “Dependência de Cocaína e Crack: como lidar?” é direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos. 

Curso de fácil compreensão. Textos, vídeo aula, vídeos sobre o tema, textos complementares e questionários. 


Mais informações >>




Curso Dependência de Álcool: como lidar?Curso Dependência de Álcool: como lidar?

É direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos. 

Desenvolvido com linguagem rápida e de fácil compreensão. Leituras de textos, vídeo aula, vídeos sobre o tema, textos complementares e questionários. 


Mais informações >>


Dependência de Maconha: como lidar?Dependência de Maconha: como lidar?

O curso “Dependência de Maconha: como lidar?” é direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos ou a quem esteja interessado em expandir seus conhecimentos e aprender informações atuais e práticas sobre a dependência de maconha. 

Mais informações >>





Veja Também!

1.Como os inalantes agem no organismo

2.Comportamentos compulsivos e os Sintomas de Abstinência Demorada

3.Mudanças que auxiliam na manutenção da recuperação da dependêcia química

4.Drogas na adolescência

5.Desintoxicação de cocaína

Share
images-252825-2529

Sintomas de recaída da dependência química – Os planos começam a falhar

Por causa principalmente do sintoma anterior, os poucos planos que ainda fazemos não são realistas, na sua construção não prestamos atenção aos detalhes e às inúmeras variáveis que podem surgir e, por isso, inevitavelmente estes começam a falhar.


Sintomas de recaída da dependência química

Os planos começam a falhar

A cada fracasso novos problemas aparecem, muitos destes semelhantes aos que aconteciam durante o uso de álcool/drogas, como problemas conjugais, sociais e econômicos.

dependencia quimicaNo trabalho as coisas já não andam bem, a produtividade diminui, nos afastamos aos poucos dos colegas de trabalho, e muitas vezes, de maneira, inconsciente sabotamos o nosso trabalho e buscamos motivos para abandoná-lo. Ah, o meu patrão não reconhece o meu trabalho! Aquele cara está me irritando e para não brigar decidi pedir demissão!

Então, aos poucos, vamos rompendo com todas as áreas da nossa vida, desfazendo os vínculos e abandonando os nosso planos por falta de aceitação perante as dificuldades e frustrações.

Assim, começamos a romper com todos os nosso planos devido à falta de construirmos diariamente a nossa vida baseado na realidade, sem criar um mundo mágico de que tudo vai ser perfeito.

Nesta fase, a culpa e o remorso se fazem constantes em nossa vida, e assim os sintomas depressivos podem continuar aumentando além dos outros sintomas já descritos nos textos anteriores sobre sintomas de recaída.

por Rodrigo Longo

Tweet

Veja Também!

1.Como os inalantes agem no organismo

2.Comportamentos compulsivos e os Sintomas de Abstinência Demorada

3.Mudanças que auxiliam na manutenção da recuperação da dependêcia química

4.Drogas na adolescência

5.Desintoxicação de cocaína



Autor: 
Rodrigo Longo

Referência Bibliográfica: 
Programa de Prevenção à Recaída
Autor: Pablo Kurlander
Comunidade Terapêutica Nova Jornada

Share
40E87

Sintomas de recaída da dependência química – Deixar de planejar construtivamente

Com o acúmulo de problemas gerados pelo nosso desequilíbrio, aos poucos vamos deixando de planejar cada dia de forma construtiva e produtiva, assim como também deixamos de fazer planos para o futuro.


Sintomas de recaída da dependência química

Deixar de planejar construtivamente

O lema de A.A. “Viva um dia de cada vez”, não significa que não devemos planejar ou pensar sobre o que vamos fazer da nossa vida, mas sim que precisamos aprender a controlar a ansiedade.

dependencia quimicaCada vez vamos prestando menos atenção aos detalhes de cada dia, aos pequenos gestos que fazem a diferença tanto no nosso trabalho quanto nos nossos relacionamentos. Ficamos apáticos, automáticos, quase sem vida própria.

Os poucos planos que ainda conseguimos traçar se baseiam mais em fatos que gostaríamos que fossem realidade – como gostaria que fossem as coisas – do que na realidade mesmo – como as coisas realmente são.

Assim, passamos a viver uma boa parte da nossa vida na fantasia, na realidade, sonhando com um futuro que não acontece, com uma mudança que nap construímos. Com esta postura, a frustração e a decepção são inevitáveis, e os já presentes sintomas de depressão só tendem a aumentar.

por Rodrigo Longo

Tweet

Veja Também!

1.Como os inalantes agem no organismo

2.Comportamentos compulsivos e os Sintomas de Abstinência Demorada

3.Mudanças que auxiliam na manutenção da recuperação da dependêcia química

4.Drogas na adolescência

5.Desintoxicação de cocaína



Autor: 
Rodrigo Longo

Referência Bibliográfica: 
Programa de Prevenção à Recaída
Autor: Pablo Kurlander
Comunidade Terapêutica Nova Jornada

Share
images-252820-2529

Sintomas de recaída da dependência química – Depressão secundária (leve)

Nesta fase da recaída os sintomas de depressão são evidentes, as oscilações de humor persistem e uma série de sinais são visíveis no quadro depressivo.


Sintomas de recaída da dependência química

Depressão secundária (leve)

Sinais de depressão começam a aparecer e a persistir, podendo experimentar pelo menos três de muitos sintomas característicos da depressão.

Sintomas da depressão

alcool e drogas

– Instabilidade do humor;

– Redução da energia e diminuição das atividades;

– Alteração da capacidade de experimentar o prazer, perda do interesse em atividades antes prazenteiras;

– Diminuição da capacidade de concentração;

– Fadiga, mesmo após um esforço mínimo;

– Problemas do sono;

– Diminuição do apetite;

– Diminuição da autoestima e da autoconfiança;

– Surgimento de idéias de culpabilidade e ou indignidade, mesmo nas formas leves;

– Lentidão psicomotora importante;

– Agitação;

– Perda da libido;

– Aparecimento de outros sintomas “somáticos” – dores inexplicáveis, doenças oportunistas, etc.

Se estiverem presentes mais de quatro destes sintomas, o episódio depressivo já não pode ser considerado leve, e pode agrava ainda mais o quadro, podendo chegar até mesmo a surgirem ideações suicidas.

por Rodrigo Longo

Tweet



Veja Também!

1.Como os inalantes agem no organismo

2.Comportamentos compulsivos e os Sintomas de Abstinência Demorada

3.Mudanças que auxiliam na manutenção da recuperação da dependêcia química

4.Drogas na adolescência

5.Desintoxicação de cocaína

Dados do Artigo:

Autor:
Rodrigo Longo
Referência Bibliográfica:

Sintomas de recaída da dependência química – Depressão secundária (leve)
Dependência química
Sinais de depressão começam a aparecer e a persistir, podendo experimentar pelo menos três de muitos sintomas característicos da depressão.. Saiba mais!
Share
40E87

Sintomas de recaída da dependência química – Visão de túnel

Visão de túnel é ver somente uma pequena parte da vida, não conseguindo ter uma visão do todo. Nesta fase da progressão da recaída vemos a vida de forma fragmentada, como sendo feita de partes separadas e sem relação.


Sintomas de recaída da dependência química

Visão de túnel

Focalizamos uma única partetrabalho, por exemplo – sem olhar as outras partes – espiritualidade, família, lazer, saúde – e sem perceber como estão relacionadas.

dependencia quimicaDesta forma, algumas vezes podemos criar a crença errada de que tudo está indo bem somente porque estamos tendo sucesso no trabalho, sem percebermos que a nossa espiritualidade está pobre, que os nossos relacionamentos estão profundamente abalados, ou que a nossa saúde se encontra precária.

Outras vezes podemos enxergar só o que está errado em nossa vida, deixando de perceber as pequenas vitórias de cada dia. Assim, pequenos problemas cotidianos nos fazem perder o equilíbrio, porque os enxergamos totalmente fora de proporção.

Acreditamos que está tudo errado, que a vida – as pessoas, a família, o chefe, a esposa/namorada, os amigos, etc. – está sendo injustiça conosco, que tudo deveria ser diferente para que pudéssemos retomar a nossa serenidade.

Quando isto acontece começamos a acreditar que estamos sendo vitimizados, e que não temos poder para fazer nada sobre isto, e assim abaixamos os braços e nos entregamos à revolta e ao desespero.

por Rodrigo Longo

Tweet

Veja Também!

1.Como os inalantes agem no organismo

2.Comportamentos compulsivos e os Sintomas de Abstinência Demorada

3.Mudanças que auxiliam na manutenção da recuperação da dependêcia química

4.Drogas na adolescência

5.Desintoxicação de cocaína

Dados do Artigo:

Autor:
Rodrigo Longo
Referência Bibliográfica:

Sintomas de recaída da dependência química – Visão de túnel
Dependência química
A visão de túnel significa focalizar uma coisa só, uma pequena parte da vida e não ter a visão de todo e suas relações entre si, como espiritualidade, família, trabalho, lazer, saúde, etc. Saiba mais!
Share
images-252825-2529

Sintomas de recaída da dependência química – Tendência à solidão

Esta acaba sendo a reação natural aos fatores anteriores, já que quanto mais descontrolada a nossa vida vai ficando, se torna mais difícil conviver com outras pessoas, compartilhar tarefas e projetos, e muito mais ainda mantermos uma relação afetiva saudável

.

Sintomas de recaída da dependência química

Tendência à solidão

Como também foi dito, a dificuldade de expressar estes sentimentos e dificuldades agrava o isolamento – físico e emocional – o que aumenta muito as chances de recaída, sendo este um dos fatores mais determinantes para a mesma.

dependencia quimicaSem perceber vamos ficando sozinhos, as pessoas vão se afastando de nós devido a estes comportamentos descontrolados, e nós também vamos nos afastando das pessoas. A convivência se torna insuportável, e justificamos este distanciamento de muitas formas, como as já descritas no texto “Sintomas de recaída – Mecanismos de defesa”.

por Rodrigo Longo

Tweet

Veja Também!

1.Como os inalantes agem no organismo

2.Comportamentos compulsivos e os Sintomas de Abstinência Demorada

3.Mudanças que auxiliam na manutenção da recuperação da dependêcia química

4.Drogas na adolescência

5.Desintoxicação de cocaína

Dados do Artigo:

Autor:
Rodrigo Longo
Referência Bibliográfica:

Sintomas de recaída da dependência química – Tendência à solidão
Dependência química
O dependente químico em sua adicção buscava o isolamento, uma característica comum do seu comportamento. Agora, em recuperação deve evitar a solidão e o isolamento, tendência que deve ser evitada como forma de prevenir à recaída. Saiba mais!
Share
download-3-

Como os inalantes agem no organismo

Dentre os inalantes mais conhecidos estão a cola de sapateiro, o lança perfume ou “loló”, a benzina, o éter, entre muitos outros. Seu efeito pode ir desde a euforia até a depressão, além de perturbações auditivas, visuais e alucinações.


Como os inalantes agem no organismo

Quando usados durante anos, os inalantes podem causar a destruição dos neurônios, provocando a perda de reflexos, dificuldade de concentração e perda de memória.

como os inalantes agem no organismoOs inalantes agem como depressores do sistema nervoso central e seus efeitos agudos são parecidos com os do álcool. Muitos usuários potencializam os seus efeitos juntamente com o álcool e outras drogas, o que quando combinados, podem causar a morte.

Sintomas causados pelos inalantes

Os sintomas agudos do abuso de inalantes incluem a desinibição, que podem surgir com a excitação, seguida de falta de coordenação, vertigem, desorientação, fraqueza muscular, alucinações, coma e morte.

O abuso dos inalantes causar distúrbios no ritmo cardíaco, o que pode causar a morte rapidamente. Isto é chamado de síndrome da morte súbita por inalação (SSD).

Os efeitos dos inalantes no organismo

– Os inalantes podem reduzir a passagem do oxigênio para o cérebro e matar as células cerebrais;

– Dificulta a entrada de oxigênio nos pulmões;

– O uso excessivo de inalantes podem causar danos à medula óssea;

– Danifica os rins e o fígado;

– Dificulta o processamento e o metabolismo das substâncias ingeridas.

O uso crônico de inalantes foi associado a uma série de problemas de saúde sérios. Cheirar cola e dissolvente de tinta provoca problemas no fígado. Cheirar tolueno e outros dissolventes causa danos no fígado. O abuso de inalantes também deu como resultado a deterioração da memória e diminuição da inteligência.

Os inalantes podem reduzir o fluxo de oxigênio para o cérebro, o que pode matar células do cérebro. Uma vez que um inalante chega nos pulmões, ele entra na corrente sanguínea. As substâncias químicas no sangue atingem o cérebro em segundos.

O uso excessivo de alguns inalantes pode causar danos à medula óssea. Isto pode causar uma produção insuficiente de glóbulos vermelhos. A fadiga constante é sintoma deste estado.

O contato crônico com alguns inalantes pode danificar os rins e o fígado e reduzir suas funções. Se isto acontecer, o corpo fica menos apto para se livrar das toxinas ou produtos do metabolismo (talvez até do próprio inalante).

por Rodrigo Longo

Tweet

Veja Também!

1.Tratamento da dependência química – A qualidade do sono

2.Comportamentos compulsivos e os Sintomas de Abstinência Demorada

3.Mudanças que auxiliam na manutenção da recuperação da dependêcia química

4.Drogas na adolescência

5.Desintoxicação de cocaína

Dados do Artigo:

Autor:
Rodrigo Longo

Fontes:

Como os inalantes agem no organismo
Dependência química
Os inalantes agem como depressores do sistema nervoso central e seus efeitos agudos são parecidos com os do álcool. Saiba como os inalantes agem no organismo!
Share
40E87

Sintomas de recaída da dependência química – Devaneios e ilusões

Chega uma hora que o nosso mundo parece estar desabando em um precipício e que tudo parece não ter mais solução. Nesta fase, já percorremos um longo caminho rumo à nossa derrota. A recaída está cada vez mais perto e é preciso reagir!


Sintomas de recaída da dependência química

Devaneios e desilusões

Cada vez fica mais difícil se concentrar e focar a própria vida. A síndrome de “se pelo menos…” fica mais comum na conversa diária: se pelo menos eu ganhasse mais dinheiro…; se pelo menos minha família me ajudasse mais…; se pelo menos eu tivesse outra oportunidade…; se pelo menos minha esposa(o) me compreendesse mais…; etc. etc. etc.

Começamos a ter fantasias de fuga da realidade, ou também de sermos socorrido por alguém ou por algo improvável de acontecer. Esperamos uma solução mágica para os problemas que nós mesmos provocamos, e pedimos a Deus que “pague as nossas contas”. Se Deus não responde como desejamos, perdemos o pouco de fé que ainda restava, e nos entregamos ao desespero.

alcool e drogasHá vários sintomas que o dependente químico sofre durante o processo de recaída. É um efeito dominó, onde todas as estruturas internas e externas da pessoa vão sendo derrubadas gradativamente.

Perceber estes sintomas o quanto antes possível e buscar ajuda, seja através dos grupos de apoio como os alcoólicos anônimos, narcóticos anônimos, CAPs, seja através de um acompanhamento constante por um profissional especializado através de terapias pessoais.

Veja:

Alcoólicos Anônimos – Grupos de Apoio aos Alcoólicos

Narcóticos Anônimos – Grupo de Apoio a Dependência Química

Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) – Endereços e telefones


A melhor forma de evitar os sintomas de recaída é a manutenção da recuperação, buscando a auto análise diária, a partilha das experiências com outros dependentes em recuperação e o envolvimento constante com os programas de recuperação e grupos de apoio.

por Rodrigo Longo

Tweet

Veja Também!

1.Como os inalantes agem no organismo

2.Sintomas de recaída da dependência química – Deixar de planejar construtivamente

3.Sintomas de recaída da dependência química – Depressão secundária (leve)

4.Drogas na adolescência

5.Desintoxicação de cocaína

Share

Sintomas de recaída da dependência química – Comportamentos impulsivos

Juntamente com os comportamentos compulsivos acima descritos, o dependente químico em processo de recaída experimenta também uma grande dificuldade em controlar as suas reações imediatas. O estresse e o nervosismo podem passar a fazer parte do nosso dia-a-dia, tendo, por isto, menos capacidade de controlar as nossas emoções cotidianas.


Sintomas de recaída da dependência química

Comportamentos impulsivos

Assim, fica cada vez mais difícil pensar antes de agir e, desta forma, acabamos nos arrependendo de boa parte das reações que temos durante o dia. Agressões verbais ou físicas, “birras”, chantagens, mentiras, e toda uma grande série de situações negativas vão se somando no nosso repertório cotidiano.

Em muitas ocasiões acabamos tomando decisões importantes de forma precipitada, como já foi visto, e isto se torna cada vez mais frequente. Rompemos relacionamentos e amizades, abandonamos projetos, mudamos o rumo de nossa vida, muitas vezes sem nem ao menos termos parado para pensar sobre o que está acontecendo conosco.

O que também é recorrente neste tipo de situação é a dicifuldade em comunicar-se com outras pessoas, como já foi descrito, o que complica ainda mais o quadro.

por Rodrigo Longo

Tweet

Veja Também!

1.Tratamento da dependência química – A qualidade do sono

2.Comportamentos compulsivos e os Sintomas de Abstinência Demorada

3.Mudanças que auxiliam na manutenção da recuperação da dependêcia química

4.Drogas na adolescência

5.Desintoxicação de cocaína

Dados do Artigo:

Autor:
Rodrigo Longo
Fonte:
KURLANDER, P.Programa de Prevenção à Recaída. Avaré, 2013

Sintomas de recaída da dependência química – Comportamentos impulsivos
Dependência química
Agressões verbais ou físicas, “birras”, chantagens, mentiras, e uma série de comportamentos impulsivos que temos devido a falta de controle perante as situações negativas diárias. Saiba mais!
Share
images-252825-2529

Sintomas de recaída da dependência química – Comportamentos compulsivos

Lembrando que a dependência química é, basicamente, uma manifestação de compulsão extremamente poderosa, todo e qualquer comportamento compulsivo estaria diretamente ou indiretamente ligado ao processo de recaída.


Sintomas de recaída da dependência química

Comportamentos compulsivos

A compulsão seria, basicamente, a incapacidade de controlar os comportamentos, principalmente aqueles ligados às situações de recompensa, ou seja, a situações que nos provoquem prazer.

comportamentos compulsivosAssim, como já foi dito,, o dependente químico em recuperação pode apresentar uma diversidade de compulsões que, se não controladas, podem colaborar ou desencadear o processo de recaída.
Veja: Comportamentos compulsivos e os Sintomas de Abstinência Demorada

Exemplos de compulsões

Exemplos destas compulsões seriam: sexo, sedução, tabaco, comida, compras, trabalho, jogo, esportes, religião, e tantas outras formas de perder o controle sobre a própria vida que podem ser experimentadas diariamente, sem perceber que estas podem estar minando o nosso caminho da recuperação.

por Rodrigo Longo

Tweet



Veja Também!

1.Tratamento da dependência química – A qualidade do sono

2.Comportamentos compulsivos e os Sintomas de Abstinência Demorada

3.Mudanças que auxiliam na manutenção da recuperação da dependêcia química

4.Drogas na adolescência

5.Desintoxicação de cocaína

Dados do Artigo:

Autor:
Rodrigo Longo
Fonte: 
KURLANDER, P.Programa de Prevenção à Recaída. Avaré, 2013

Sintomas de recaída da dependência química – Comportamentos compulsivos
Dependência química
A compulsão seria, basicamente, a incapacidade de controlar os comportamentos, principalmente aqueles ligados às situações de recompensa, ou seja, a situações que nos provoquem prazer. Saiba mais!
Share
images-25281-2529

Tratamento da dependência química – Saber usar o tempo livre, lazer

Durante o tratamento da dependência química buscamos recuperar não só do álcool e das drogas, mas recuperar a nossa sanidade que foi perdida na adicção e o reequilíbrio das nossas estruturas física, mental, emocional e espiritual. Faz parte também destas estruturas, o tempo livre e o lazer, ou seja, precisamos separar um tempo para relaxarmos das tensões que são provocadas pelo trabalho e dedicação pela nossa luta.


Tratamento da dependência química

Saber usar o tempo livre, lazer

Como certeza estamos nos esforçando muito mais do que quando vivíamos na adicção, sem responsabilidades e sem assumir compromissos. Ter responsabilidades e compromissos era uma tarefa quase impossível quando estávamos, quase sempre, sob o efeito de álcool e/ou drogas. Todo o nosso tempo era só para isso e agora nos deparamos com uma realidade completamente diferente, que exige disciplina e responsabilidade.

diversao e lazerApreendemos até aqui que precisamos ser cautelosos com situações de risco, precisamos atentar para as nossas emoções e sentimentos, precisamos de uma busca espiritual, precisamos refletir constantemente o nosso retorno de 5º passo e precisamos desenvolver cada vez mais a habilidade de lidar com a nossa família, relacionamentos amorosos, amigos, trabalho, dinheiro entre outras coisas que fazem parte da nossa vida.

Todas estas buscas em lidar melhor com a nossa vida pode gerar estresse e ansiedade, o que é perfeitamente normal, mas não admissível. Estes estados mentais devem ser amenizados para não perdermos a nossa qualidade de vida e equilíbrio. Assim, usar o tempo livre e o lazer de maneira saudável faz parte da nossa recuperação também, a fim de controlar os níveis de tensão gerados pela nossa busca.

Saber relaxar, divertir-se com os amigos, família, esposa e filhos ou namorada, são fundamentais para a nossa qualidade de vida e sobriedade, mas devemos também buscar o equilíbrio entre o tempo livre, lazer e responsabilidades.

Assim, podemos refletir nos questionando sobre como estamos ocupando o nosso tempo livre e lazer:

1. Tive muito tempo livre? Insuficiente, satisfatório ou mais do necessário?

2. Como ocupei este tempo?

3. Com quem estive neste tempo?

4. Procurei atividades saudáveis e produtivas para este tempo, ou apenas deixei o tempo correr?

5. Quanto tempo passei na frente da TV?

6. Fiz algum tipo de leitura ou estudo neste tempo?

7. Deu vontade de usar álcool e/ou drogas neste tempo?

8. O que poderia ter evitado fazer?

9. O que poderia ou deveria ter feito e não fiz?

10. O que poderia ser mudado em relação a este ponto?

por Rodrigo Longo

Tweet


Veja Também!

1.Tratamento da dependência química – A qualidade do sono

2.Desintoxicação de maconha

3.Mudanças que auxiliam na manutenção da recuperação da dependêcia química

4.Drogas na adolescência

5.Desintoxicação de cocaína

Dados do Artigo:

Autor:
Rodrigo Longo

Tratamento da dependência química – Saber usar o tempo livre, lazer
Dependência química
Aprender a ocupar o tempo livre e o lazer com atividades saudáveis e que proporcinonem bem-estar é fundamental para a nossa sobriedade.Saiba mais!
Share
images-252820-2529

Tratamento da dependência química – Ações positivas do 5º Passo

No 4º passo fizemos um minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos, que significa colocar no papel toda a nossa história, nossas alegrias e tristezas, nossas conquistas e nossas derrotas, nossas perdas, nossos devaneios e desequilíbrios, e todo o fardo que carregamos até hoje.

Tratamento da dependência química

Ações positivas do 5º Passo

No 5º passo abrimos a nossa vida para o nosso padrinho e como certeza essa foi uma das experiências mais ricas e mais sofridas da nossa vida. Agora, depois dessa libertação, sabemos mais a respeito de nós mesmos, nos conhecemos melhor e estamos em melhores condições de enxergar e analisar muitas passagens da nossa vida.

diga nao as drogasMas não acaba com o 5º passo, é um processo contínuo e agora que sabemos melhor quem somos podemos mudar as nossas ações e comportamentos, rever constantemente as reincidências das ações e comportamentos antigos, bem como os pensamentos, sentimentos e emoções.

Questões a serem analisadas no 5º Passo

1. Como base no 4º Passo, com a ajuda do meu padrinho, coloquei as questões mais importantes e conclusões do 5º passo?

2. Estou analisando constantemente o retorno de 5º passo e fazendo novos comentários?

3. Converso frequentemente com o meu padrinho, pude expor os meus sentimentos?

4. Estou conseguindo identificar alguns problemas relacionados ao retorno do meu 5º passo?

5. Pude detectar as principais emoções que me descontrolam, encontradas neste Retorno?

6. Sinto que tive algum avanço nestes pontos?

7. O que poderia ser mudado em relação a este ponto?

Ações positivas do 5º Passo

1. Expor os sentimentos negativos e positivos seja com o padrinho de 5º passo ou em grupos de apoio (N.A., A.A.,etc.);

2. Procurar imagens de referência que possam reforçar a autoestima;

3. Traçar metas e objetivos buscando o desenvolvimento pessoal em todas as áreas (emocional, espiritual, econômica, laboral, etc.);

4. Cumprir com as responsabilidades e desempenhar papéis de compromisso sem fugir deles;

5. Participar de terapias pessoais grupais e pessoais, a fim de estar gerenciando estas ações positivas do 5º passo;

6. Buscar o autoconhecimento constantemente como forma de identificar novos pontos, positivos e negativos.

A análise minuciosa e o gerenciamento do 5º passo devem ser praticados constantemente, a fim de buscar o desenvolvimento interpessoal contínuo e melhorar a qualidade de vida.

por Rodrigo Longo

Tweet


Veja Também!

1.Tratamento da dependência química – A qualidade do sono

2.Desintoxicação de maconha

3.Mudanças que auxiliam na manutenção da recuperação da dependêcia química

4.Drogas na adolescência

5.Desintoxicação de cocaína

Dados do Artigo:

Autor:
Rodrigo Longo

Tratamento da dependência química – Ações positivas do 5º Passo
Dependência química
A análise minuciosa e o gerenciamento do 5º passo devem ser praticados constantemente, a fim de buscar o desenvolvimento interpessoal contínuo e melhorar a qualidade de vida. Saiba mais!
Share
download-25289-2529

Tratamento da dependência química – Boa alimentação

Ter uma boa alimentação faz parte da nossa busca pela sanidade física. Como vimos no artigo “Dicas de Saúde – Física, mental, espiritual e emocional”, para ter uma vida plena e com qualidade de vida é preciso cuidar destas 4 saúdes. Assim, a saúde física faz parte deste todo e a boa alimentação faz parte da nossa saúde física.


Tratamento da dependência química

Boa alimentação

Comer na hora certa, na quantidade certa e ter um tipo de alimentação saudável, rico em carboidratos, proteínas, vitaminas, fibras e sais minerais, são fundamentais para atingirmos este equilíbrio físico. A má alimentação pode provocar a obesidade, doenças e sedentarismo, além de produzir sensações de mal-estar.

A alimentação e os fatores emocionais

boa alimentacaoA alimentação também está ligada a fatores emocionais, ou seja, se o indivíduo está emocionalmente desequilibrado ou passando por problemas ele passa a comer mais ou menos, o que pode ser um indício de que as suas estruturas podem estar sendo comprometidas. Por isso, se estamos comendo de mais, pode ser um indício de que algo dentro de nós não está bem e deve ser considerado e tratado, através de terapias.

A alimentação regrada proporciona sensação de bem-estar, além de melhorar a qualidade de vida e a nossa sobriedade.

Como manter a boa alimentação

1. Como foi a minha alimentação ultimamente?

2. Comi normalmente, menos que o meu normal ou exageradamente?

3. Tive algum comportamento compulsivo em relação ao alimento?

4. Exagerei em algum alimento, principalmente doce?

5. O que poderia ser mudado em relação a este ponto?

por Rodrigo Longo

Tweet


Veja Também!

1.Tratamento da dependência química – A qualidade do sono

2.Desintoxicação de maconha

3.Mudanças que auxiliam na manutenção da recuperação da dependêcia química

4.Drogas na adolescência

5.Desintoxicação de cocaína

Dados do Artigo:

Autor:
Rodrigo Longo

Tratamento da dependência química – Boa alimentação
Saúde
Comer na hora certa, na quantidade certa e ter um tipo de alimentação saudável, rico em carboidratos, proteínas, vitaminas, fibras e minerais, são fundamentais para atingirmos este equilíbrio físico. Saiba mais!
Share
nutricao-esportiva

Deposteron – Esteróide anabolizante

Deposteron é um esteroide anabolizante utilizado para aumentar a massa muscular e ganhar força. Sua principal substância é o cipionato de testosterona, que proporciona um efeito de duração prolongada. Saiba mais!



Deposteron

Esteróide anabolizante

deposteronDeposteron é um medicamento em forma de óleo injetável rico em testosterona e é muito procurado nas academias de ginástica e musculação, por ser uma droga conhecida por proporcionar rápido ganho de força e volume muscular.

Há advertências na própria bula da Deposteron e os profissionais de academias não aconselham o uso deste medicamento para fins atléticos. O que acontece é que algumas pessoas buscam uma maneira fácil e mais rápida para ganhar massa muscular, mas isso não é “saúde”, isso é “vaidade”. Os profissionais alertam que “não existe fórmula mágica para ficar com o corpo sarado e ao mesmo tempo com saúde, ter músculos bem definidos exigem muito treino e boa alimentação”.

Principais indicações da Deposteron

– Hipogonadismo;

– Climatério;

– Impotência;

– Antineoplásico (em câncer inoperável do seio feminino);

– Problemas de insuficiência testicular congênita ou adquirida após o nascimento.

Há casos em que o cipionato de testosterona é indicado, como lentidão de crescimento durante a adolescência e também em pacientes com tipos específicos de anemias ou desnutrição aguda (em pacientes com idade avançada.

O uso é restrito para pacientes cancerígenos, grávidas, crianças (exceto nos casos citados acima) e pessoas com doenças hepáticas e problemas cardíacos.

O uso da Deposteron deve ser feito somente com prescrição médica e se mal administrado, os seus efeitos podem ser devastadores ao organismo.

Efeitos colaterais da Deposteron

– Aumento da pressão arterial;

Ginecomastia (aumento excessivo da mama masculina);

– Atrofia dos testículos;

– Perdas consideráveis de força e volume muscular (quando o uso do medicamento é interrompido);

– Doenças hepáticas;

– Diarréias;

– Náuseas;

– Complicações intestinais;

Transtornos de ansiedade;

Insônia;

Depressão;

– Impotência sexual;

– Alterações da libido.

Os efeitos da Deposteron são os mesmos do Durateston, ou seja, aumento de massa muscular, ganho de força, podendo-se desenvolver graves efeitos colaterais. É por isso que o medicamento não é recomendado para outros fins a não ser o receitado por seu médico.

por Rodrigo Longo

Nutrição Esportiva Fácil para Profissionais de Fitness

Este produto premium é indicado para Profissionais de Fitness ou atletas que queiram ter conhecimentos mais avançados sobre alimentação esportiva. Veja como manter o equilíbrio entre esporte e alimentação saudável!


Nutrição Esportiva Fácil para Profissionais de Fitness“Saiba tudo o que você está fazendo de errado em sua alimentação e o que precisa alterar para alcançar um corpo perfeito”


Neste livro a Drª Giovana Guido orienta de forma geral e prática um melhor consumo alimentar para que os esportistas e atletas possam atingir certos objetivos.

Os professores de educação física, treinadores e atletas acumulam muitas dúvidas em relação à sua dieta e/ou de seus alunos. Neste livro, de 115 páginas eu explico alguns temas fundamentais na criação de uma alimentação correta.


Aqui fica um resumo de tudo o que você irá aprender:

üComo Usar os Nutrientes Fundamentais na Nutrição   esportiva
üAprendendo a Calcular o Gasto Calórico
üAprendendo a Estruturar o Cardápio Ideal
üEsquema Por Modalidade Esportiva
üAprendendo as Instruções Gerais Para Cada Objetivo
üOs Alimentos-Chave na Dieta
üSugestões Pré e Pós Treino
üO Que Comer nos Intervalos
üA Importância da Hidratação
üDicas de Reeducação Alimentar
üA Utilização Correta dos Suplementos
üExemplo de Cardápios
üO Que Você Não Pode Esquecer no Supermercado

Apresentando a solução…

Tudo isto você irá conhecer no meu novo livro, indicado principalmente para profissionais de fitness ou atletas que pretendem conhecimentos mais avançados de nutrição esportiva.

Giovana Guido - Nutricionista Esportiva
Giovana Guido – Nutricionista Esportiva
Bônus 1: Receitas Para Ganhar Massa Muscular
Bônus 1: Receitas Para Ganhar Massa Muscular

Bônus 2: Photobook Com Receitas Saudáveis

Bônus 2: Photobook Com Receitas Saudáveis




Bônus 3: Receitas Para Emagrecimento e Definição Muscular

Bônus 3: Receitas Para Emagrecimento e Definição Muscular



Bônus 4: Acelere Seu Metabolismo Durante o Dia Todo

Bônus 4: Acelere Seu Metabolismo Durante o Dia Todo



Bônus 5: Atualizações Gratuitas

Atualização constante dos bônus que melhoram ainda mais todo o produto e facilita a sua vida profissional!

Nutrição Esportiva Fácil para Profissionais de Fitness
Para saber mais informações ou esclarecer dúvidas entre em contato conosco pelo e-mail!
Tweet

Veja Também!

1.Tratamento da dependência química – A qualidade do sono

2.Desintoxicação de maconha

3.Mudanças que auxiliam na manutenção da recuperação da dependêcia química

4.Drogas na adolescência

5.Desintoxicação de cocaína

Dados do Artigo:

Autor:
Rodrigo Longo

Deposteron – Esteróide anabolizante
Anabolizantes
Deposteron é um medicamento em forma de óleo injetável rico em testosterona e é muito procurado nas academias de ginástica e musculação, por ser uma droga conhecida por proporcionar rápido ganho de força e volume muscular. Saiba mais!
Share
images-25281-2529

Tratamento da dependência química – Fazer novas amizades

Fazer novas amizades, diferentes daquelas que tínhamos na nossa adicção é extremamente necessário e saudável para que possamos recomeçar construindo vínculos de boas amizades, que possam nos ajudar na nova caminhada e agregar coisas positivas na nossa vida. Veja como podemos analisar as nossas novas amizades e manter vínculos saudáveis!


Tratamento da dependência química

Fazer novas amizades

fazer amizadesAs amizades durante a nossa adicção sempre foram pouco seletivas e nos identificávamos com pessoas que estavam buscando o mesmo que nós, o álcool e/ou drogas. Sempre estávamos envolvidos com traficantes e companheiros da ativa, bares e lugares onde conseguir álcool e drogas eram acessíveis.

Agora, depois de uma caminhada árdua rumo a nossa recuperação, buscamos fazer novas amizades, na intenção de mudar a nossa qualidade nos relacionamentos, procurar novos ambientes para não cairmos novamente na vida de adicção.

Boas amizades evitam situações de risco

amigosNão se trata de buscar novas amizades porque os nossos antigos amigos são pessoas más, mas enquanto estão no uso de álcool e/ou drogas, eles podem ser nocivos à nossa sobriedade e, talvez, num futuro próximo, possamos ajudá-los a se recuperarem também para que possamos caminhar juntos transmitindo a mensagem de recuperação.

Os lugares que frequentamos podem influenciar diretamente na nossa socialização e no nosso vínculo com as pessoas, e devemos considerar algumas questões sobre as novas amizades:

1. Conheci pessoas novas ultimamente?

2. Em que lugares?

3. Como foi o primeiro contato?

4. Falei sobre a minha doença?

5. Senti algum tipo de preconceito? Como me senti com isto?

6. O que me atraiu nelas?

7. Voltei a procurar estas pessoas novamente?

8. Tenho a intenção de procurá-las no futuro?

9. Acho que seria melhor evita-las, já que podem me colocar em situações de risco?

10. O que poderia ser mudado em relação a este ponto?

por Rodrigo Longo

Tweet

Veja Também!

1.Tratamento da dependência química – A qualidade do sono

2.Desintoxicação de maconha

3.Mudanças que auxiliam na manutenção da recuperação da dependêcia química

4.Drogas na adolescência

5.Desintoxicação de cocaína

Dados do Artigo:

Autor:
Rodrigo Longo

Tratamento da dependência química – Fazer novas amizades
Dependência química
As amizades durante a nossa adicção sempre foram pouco seletivas. Veja como podemos analisar as nossas novas amizades e manter vínculos saudáveis!
Share
images

Tratamento da dependência química – A qualidade do sono

Dormir era uma coisa difícil durante a nossa vida de adicção. Trocávamos o dia pela noite, e às vezes ficávamos dias sem dormir. Agora em recuperação, faz parte da nossa qualidade de vida e da nossa sobriedade, e temos que buscar manter a qualidade do sono, livre de estresse, de barulho e das preocupações diárias. Veja algumas dicas para manter a qualidade do sono!

Tweet


Tratamento da dependência química

A qualidade do sono

qualidade do sonoA qualidade do sono é um fator importante para a nossa saúde e a nossa recuperação. Dormir bem, não muito e nem pouco, é fundamental para a nossa qualidade de vida e sobriedade. Uma boa noite de sono nos dá forças física e mental para que possamos trabalhar com qualidade e realizar todas as nossas atividades diárias.


O estresse interfere na qualidade do sono

Outro ponto importante na qualidade do sono é a tranquilidade, ou seja, dormir em um ambiente livre de estresse, barulho, que seja confortável e sem levar as preocupações do dia para a cama promovem um noite de descanso agradável.

Quando levamos as preocupações diárias para a cama e ficamos pensando no que fazer no dia seguinte, contas que temos que pagar e problemas que temos que resolver, é difícil pegar no sono e mesmo que consigamos dormir a nossa mente continua trabalhando. O resultado disso é que o corpo descansa mais a mente não!

Devemos treinar de maneira a controlar os nossos pensamentos na hora de dormir.


Questões para reflexão da qualidade do sono:

1. Consegui dormir normalmente ultimamente?

2. Tive problemas de insônia ou dificuldade para acordar pela manhã?

3. Dormir mais que o necessário?

4. Onde dormi? Quem escolheu o local?

5. Dormi na frente da TV frequentemente?

6. Quais foram as minhas últimas atividades antes do sono?

7. Tive algum sonho marcante ultimamente?

8. O que poderia ser mudado em relação a este ponto?

Veja também o texto Dicas para ter um sono de qualidade.

Se tiver problema em dormir frequentemente, um médico especialista deve ser consultado.

Para saber mais acesse “Insônia – Causa, Sintomas e Tratamentos

por Rodrigo Longo



Tweet



Veja Também!

1.Maconha – Efeitos Colaterais

2.Desintoxicação de maconha

3.Mudanças que auxiliam na manutenção da recuperação da dependêcia química

4.Drogas na adolescência

5.Desintoxicação de cocaína

Dados do Artigo:

Autor:
Rodrigo Longo

Tratamento da dependência química – A qualidade do sono
Dependência química
Faz parte da nossa qualidade de vida e da nossa sobriedade, e temos que buscar manter a qualidade do sono, livre de estresse, de barulho e das preocupações diárias. Veja algumas dicas para manter a qualidade do sono!

Share
40E87

Tratamento da dependência química – Como evitar situações de risco de recaídas!

Lugares como bares que frequentávamos quando usávamos álcool e/ou drogas, amigos antigos e outras situações podem oferecer riscos a nossa sobriedade e devem ser evitadas. Veja algumas dicas de como evitar situações de risco de recaídas!

Tweet

Tratamento da dependência química

Como evitar situações de risco de recaídas!

tratamento da dependencia quimicaQuando aceitamos que somos impotentes perante o álcool e as drogas, também aceitamos as mudanças que a nossa nova condição e conduta de vida exigem. Evitar certas situações, coisas, pessoas e ambientes são cruciais para a nossa recuperação, se quisermos continuar vivendo em sobriedade e melhorar a nossa qualidade de vida.

Para isso devemos tomar certas precauções, adotar novas posturas e rever nossos comportamentos constantemente. Não podemos melhorar a nossa vida cometendo os mesmos erros e fazendo as mesmas coisas!

Evitar as situações de risco faz parte dessa nova postura de vida e do fortalecimento da nossa sobriedade.

Situações de risco espontâneas

diga nao as drogasAs situações de risco espontâneas podem ocorrer sem a nossa vontade. São aquelas situações em que nos deparamos sem querer, quando nos encontramos com velhos amigos da adicção e o contato involuntário com o álcool e as drogas.

Nesse caso, devemos avaliar as nossas atitudes e reações perante estas situações. Por isso, o nosso autocontrole deve ser fortalecido durante o processo de recuperação da dependência química, para aprendermos a lidar com estas situações inesperadas.

Assim, quando nos deparamos com estas situações, a melhor atitude no momento é dizer “não” e se afastar, pois um instante errado pode destruir tudo o que construímos com a nossa sobriedade.

Situações de risco provocadas

Quando procuramos os antigos amigos da adicção e frequentar bares e locais onde nós costumávamos ir na nossa adicção, estamos propositalmente provocando o risco de recaída. Frequentar festas e andar com companhias inapropriadas é sinal de que ainda estamos ligados à nossa antiga vida, que sentimos falta dela e que, lá no fundo, desejamos voltar para ela.

Provocar riscos significa que não aceitamos a nossa impotência e a nossa doença, não aceitamos que precisamos mudar de vida em todos os sentidos e que a antiga vida não nos pertence mais. Então, procuramos motivos e situações que nos aproximem da nossa antiga vida.

Provocar situações de risco podem ser os primeiros sinais de recaída, que devem ser avaliados, a fim de prevenir novos episódios e reorientar o processo de recuperação e manutenção da sobriedade.

por Rodrigo Longo

Tweet

Veja Também!

1.Maconha – Efeitos Colaterais

2.Desintoxicação de maconha

3.Mudanças que auxiliam na manutenção da recuperação da dependêcia química

4.Drogas na adolescência

5.Desintoxicação de cocaína

Dados do Artigo:

Autor:
Rodrigo Longo

Tratamento da dependência química – Como evitar situações de risco de recaídas!
Dependência química
Evitar as situações de risco faz parte dessa nova postura de vida e do fortalecimento da nossa sobriedade, para que possamos viver sem álcool e drogas. Saiba mais!
Share
box-vida-mental

Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) – Endereços e telefones

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são instituições públicas de saúde especializadas em cuidar de pessoas portadoras de algum tipo de doença, transtorno ou distúrbio psiquiátrico e também no tratamento de dependentes de álcool e/ou drogas.

Tweet

Centro de Atenção Psicossocial (CAPs)

Endereços e telefones

centro de atencao psicossocialO maior objetivo do CAPs consiste em tratar a saúde mental de forma adequada, oferecendo atendimento à população, realizando o acompanhamento clínico, e promovendo a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho e ao lazer, a fim de fortalecer os laços familiares e comunitários.

O CAPs no tratamento de dependentes de álcool e drogas

É também um serviço aberto, de referência e tratamento para os usuários dependentes de álcool e outras drogas com acompanhamento diário, efetuado por equipe interdisciplinar, que oferta cuidado integral, intensivo e personalizado. Promove o tratamento por meio do fortalecimento dos laços familiares e da reinserção social. A unidade possui espaço para atividades terapêuticas, lúdicas e de geração de renda, com funcionamento das 7 às 21 horas.

Endereços e telefones do CAPs no Estado de São Paulo


TIPO

NOME DO CAPS

ENDEREÇO DO CAPS

MUNICIPIO

TELEFONE

CAPS I

CAPS I Águas de Lindóia

Rua Acre, 70 – Centro

Águas de Lindóia

(19) 3824-1577

CAPS I

CAPS I Americana

Rua Anhanguera, 40

Americana

(19) 3461-3363

CAPS inf

CAPS Infanto Juvenil

Rua Anhanguera, 629 Conserva

Americana

(19) 3408-0482

CAPS II

CAPS II Amparo

Rua Dr. Carlos Burgos,1830-Centro

Amparo

(19) 3808-1224

CAPS I

CAPS I Angatuba

Rua Francisco Tureli, 655

Angatuba

(15) 3255-4444

CAPS I

CAPS I Apiai

Rua Jonas Teixeira, 375

Apiaí

(15) 35521557

CAPS II

CAPS II Dr. Nelson Fernandes

Av.Queiroz Filho,685 – Vila Velosa

Araraquara

(16) 3324-7266

CAPS II

Centro de Atenção Psicossocial II

Av. Loreto ,1291-A- Jd. Campestre

Araras

(19) 3544-5874

CAPS II

Centro de Atenção Psicossocial

Av. Felix de Castro,901

Assis

(18) 3321-3666

CAPS III

CAPS III Barretos

Av. 14, 140

Barretos

(17) 3324-2177

CAPS AD

CAPS Alcool e Drogadição

Rua da Liberdade, 402 Vila Boa Vista

Barueri

(11) 4199-3100

CAPS II

CAPS II ESTACAO

Av. Brig. Manoel Rodrigues Jordão, 483 Jd Silveira

Barueri

(11) 4199-3100

CAPS I

CAPS I Dr. Wilson Nilton Barbosa

Av. Moacir Dias de Moraes,555

Batatais

(16) 3662-9334

CAPS AD

CAPS ad

Rua Monsenhor Claro, 1453 Centro

Bauru

(14) 3227-3287

CAPS I

CAPS I de Bauru

Rua Gerson França, 930 Centro

Bauru

(14) 3227-5022

CAPS inf

CAPS I de Bauru

Rua Gerson França, 942 Centro

Bauru

(14) 3227-2574

CAPS AD

CAPS ad Renascer

Rua Moura Campos, 67

Botucatu

(14) 3815-9104

CAPS II

Espaço Vivo

Rua Costa Leite,1010

Botucatu

(14) 3882-8003

CAPS I

CAPS Buri

Rua Rui Barbosa, 133 Centro

Buri

(15) 3546-1194

CAPS I

CAPS I Cachoeira Paulista

Rua Luiz Hummel, 70 Alto da Boa Vista

Cachoeira Paulista

(12) 3103-2299

CAPS AD

CRIAD Álcool e Droga

Rua Tiradentes, 882 Jd.Guanabara

Campinas

(19) 3236-5593

CAPS AD

CAPS AD INDEPENDENCIA

Rua Alves do Banho, 979

Campinas

(19) 3272-0404

CAPS AD

CAPS ad CRAISA

Rua Isolethe Augusta de Souza Aranha, 94

Campinas

(19) 3231-9477

CAPS II

CAPS David Capistrano

Rua Salomão Gebara,136

Campinas

(19) 3266-7878

CAPS III

CAPS Novo Tempo (Sudeste)

Rua Marrei Junior,360 -Jd. Novo Campos Elisios

Campinas

(19) 3223-1831

CAPS III

CAPS Integração (Noroeste)

Rua José Rosolem,677- Jd.Londres

Campinas

(19) 3269-8915

CAPS III

CAPS Esperança (Leste)

Rua Padre Domingos Giovanini,290 Taquaral

Campinas

(19) 3243-7782

CAPS III

CAPS Antonio da Costa Santos (Sul)

Rua São José dos Campos,s/n. Parque Prado

Campinas

(19) 3271-3292

CAPS III

CAPS Estação (Norte)

Rua Bernardo José Sampaio,322 Botafogo

Campinas

(19) 3232-9288

CAPS inf

CEVI

Rua Antonio Lapa,240 – Cambui

Campinas

(19) 3255-5281

CAPS I

CAPS I Campos do Jordão

Av.Trassaburo Yamaguchi, 160 Vila Matilde

Campos do Jordão

(12) 3664-5492

CAPS I

Centro de Atenção Psicossocial

Rua João Moya Hernandes,75

Candido Mota

(18) 3341-1300

CAPS I

CAPS I Capão Bonito

Av.Salvador Nicacio Mendes, 278

Capão Bonito

(15) 3542-2005

CAPS AD

CAPS ad

Av. Josefina Geovana Rossi, 1000 B. Ribeirão

Capivari

(19) 3492-5626

CAPS II

CAPS II

Rua Sinharinha Frota,290 – Centro

Capivari

(19) 3492-1533

CAPS II

CAPS II Caraguatatuba

Av. União das Américas,91-Jd.Auram

Caraguatatuba

(12) 3888-3880

CAPS AD

CAPS ad Projeto Trilhar

Av. José Fernandes Teixeira, 500 V. Crett

Carapicuíba

(11) 4183-6549

CAPS inf

CRIAC

Av. José Fernandes Teixeira, 510 V. Crett

Carapicuíba

(11) 4183-6550

CAPS III

CAPS III Casa Branca

Rodovia Ari Lippelt Pinto-Km 04

Casa Branca

(19) 3671-9674

CAPS I

CAPS I Cosmópolis

Rua Luiz Barbosa, 444 Vila Nova

Cosmópolis

(19) 3812-5267

CAPS II

CAPS II

Rua Manoel Leal s/n

Cubatão

(13) 3372-8884

CAPS AD

Espaço Fernando Ramos da Silva

Av. Sete de setembro, 18 V. Conceição

Diadema

(11)4056-3727

CAPS III

CAPS III Centro Diadema

Rua Manoel da Nóbrega,833 Centro

Diadema

(11) 4044-9250

CAPS III

CAPS III Leste Diadema

Av. Sete de setembro, 18 V. Conceição

Diadema

(11) 4055-1528

CAPS III

CAPS III Sul Oeste Diadema

Rua Tupiniquins, 391 V. Conceição

Diadema

(11) 4054-2547

CAPS AD

CAPS ad de Dracena

Rua Frederico Ozanan, 2591 Jd. Jussara

Dracena

(18) 3822-4050

CAPS AD

CAPS ad Embu

Rua Siqueira Campos, 22 -Centro

Embu

(11) 4704-7082

CAPS II

CAPS II Embu

Rua Domingos de Paschoal,203- Centro

Embu

(11) 4704-5932

CAPS I

CAPS I Embu Guaçu

Rua Tiradentes, 234 Jd. Emilia

Embu Guaçu

(11) 4661-6354

CAPS II

CAPS II Fernandópolis

Rua Cerqueira César,295-Jd. Sta. Helena

Fernandópolis

(17) 3442-3172

CAPS AD

CAPS ad de Franca

Rua Cavalheiro Petraglia, 80 Vila Santos Dumont

Franca

(16) 3721-3947

CAPS II

CAPS II Francisco Morato

Rua João Mendes Júnior, 337

Francisco Morato

(11) 4488-3488

CAPS I

CAPS de Garça

Rua Brigadeiro Machado, 244

Garça

(14) 3406-4831

CAPS I

CAPS Marcos Ferreira

Rua 18, 905 Centro

Guaíra

(17) 3331-1892

CAPS I

CAPS I de Guará

Rua José Bonifácio, 89 -Centro

Guará

(16) 3831-9874

CAPS AD

CEAD

Rua Buenos Aires, 169- Vila Maia

Guarujá

(13) 3355-5187

CAPS II

CAPS II Dr. José Foster Junior

Av. Adriano Dias dos Santos,692. Vicente de Carvalho

Guarujá

(13) 3386-7079

CAPS inf

CAPS Infantil Guarujá

Rua Carlos Nering, 640. Jd Helena Maria

Guarujá

(13) 3355-9069

CAPS AD

CAPS ad

Rua Luiz Faccini, 530 Centro

Guarulhos

(11) 2008-0325

CAPS II

CAPS II

Rua das Palmeiras, 100 Gopouva

Guarulhos

(11) 6475-1000

CAPS II

CAPS Arco Íris

Av. João Velosa da Silva, 1.142 Jardim Cumbica

Guarulhos

(11) 2085-6596

CAPS II

CAPS Tear

Rua Silvestre Vasconcelos Calmon, 80 V. Moreira

Guarulhos

(11) 2475-1758

CAPS inf

CAPS Infanto Juvenil Recriar

Rua Otavio Forghiere, 22 Centro

Guarulhos

(11) 6440-0336

CAPS II

CAPS II Vida Hortolândia

Rua Pastor Hugo Gegembawer, 736

Hortolândia

(19) 3897-5920

CAPS I

CAPS I Ilha Bela

Rua Pedro de Freitas, 140

Ilha Bela

(12) 3896-2489

CAPS AD

CAPS ad Indaiatuba

Rua Armando Sales de Oliveira, 1829 Cidade Nova

Indaiatuba

(19) 3816-7878

CAPS II

CAPS II Indaiatuba

Rua Antonio Zoppi,330- B. Pau Preto

Indaiatuba

(19) 3816-7710

CAPS II

CAPS II

Rua Arthur Bernardes ,28-Centro

Itanhaém

(13) 3427-6317

CAPS AD

CAPS ad

Av. Eduardo Roberto Daher, 1455 Pq. Paraíso

Itapecirica da Serra

(11) 4666-8312

CAPS AD

CAPS ad Itapetininga

Rua Lucas Nogueira Garcez, 83 -V. Belo Horizonte

Itapetininga

(15) 3272-7277

CAPS II

CAPS II Laert Vieira Pires

Av. Gumercindo Soares Hungria s/n

Itapetininga

(15) 3271-7054

CAPS II

CAPS II Itapeva

Rua Paraiso,88

Itapeva

(15) 3221-6307

CAPS II

CAPS II Itapevi Espaço Conviver

Rua Eduarda Rios Trevisan,105 Jd. Portela

Itapevi

(11) 41425-4595

CAPS AD

CAPS ad

Rua Américo Boretti, s/n

Itapira

(19) 3813-2327

CAPS I

CAPS I Itararé

Rua 15 de novembro, 46 Centro

Itararé

(15) 3532-4799

CAPS II

CAPS II Itatiba

Travessa Frederico Junqueira,36 Vila Cassaro

Itatiba

(11) 4487-1689

CAPS II

CAPS II Silvia Helena da Costa Merbach

Prç Conde de Parnaíba, 44

Itu

(11) 4023-7250

CAPS I

CAPS I Itupeva

Rua João Sabio Gonçalves, 300 Jd. Ana Luiza

Itupeva

(11) 4496-1322

CAPS AD

CAPS ad Jacareí

Rua Francisco Teodoro, 156-Centro

Jacareí

(12) 3953-5060

CAPS II

CAPS II Jacareí

Rua Dom Pedro, 146

Jacareí

(12) 3953-6200

CAPS II

CAPS II Jandira

Rua Pres. Castelo Branco,131 Jd. Sorocabano

Jandira

(11) 4789-4249

CAPS AD

CAPS ad

Rua Prudente de Moraes, 752

Jaú

(14) 3624-2951

CAPS AD

CEAD Jundiaí

rua Tenente Ari Apes, 304 Vianello

Jundiaí

(11) 45226898

CAPS III

CAPS III Jundiaí

Rodovia Vereador Geraldo Dias,3133 Pq. Centenário

Jundiaí

(11) 4492-4584

CAPS inf

CAPS Infantil-Jundiaí

Rua Leonor Pinheiro da Silva,236 pque. Do Colégio

Jundiaí

(11) 4522-0672

CAPS I

CAPS I de Junqueirópolis

Av. Latina, 755 Centro

Junqueirópolis

(18) 38412747

CAPS II

CAPS II de Juquiá

Rua Projetada,s/n.

Juquiá

(13) 3844-3102

CAPS I

CAPS I Juquitiba

Rua da Saúde, s/nº

Juquitiba

(11) 4683-0259

CAPS I

CAPS I Nova Leme

Rua das Açucenas, 60 Nova Leme

Leme

(19) 3572-1793

CAPS AD

CAPS ad Espaço Verde

Rodovia David Eid, Km 01

Lins

(14) 3523-4260

CAPS I

CAPS I

Rua Olavo Bilac, 824 Centro

Lins

(14) 35334222

CAPS III

CAIS Clemente Ferreira

Estrada Lins Guaiçara s/n

Lins

(14) 3522-6222

CAPS inf

CAPS i

Rua Rodrigues Alves, 372 Centro

Lins

(14) 3523-4724

CAPS I

Centro de Atenção Psicossocial

Rua Expedicionário Genésio Valentim, 430 Pq.Tabatinga

Lorena

(12) 3152-8807

CAPS I

CAPS I Jorge Luiz Camargo

Rua Vereador Antonio Morelatto, 30

Mairiporã

(11) 4419-5726

CAPS I

CAPS I Maracai

Rua José Gonçalves de Mendonça, 80

Maracai

(18) 3371-1173

CAPS AD

CAPS ad HC

Rua Marechal Deodoro,167 Barbosa

Marilia

(14) 3422-6322

CAPS II

CAPS II

Av.João Ramalho, 1132 Nova Marília

Marilia

(14) 3451-2949

CAPS I

CAPS I de Martinópolis

Rua José Teodoro, s/n

Martinópolis

(18) 3265-1813

CAPS II

CAPS II Minha Casa

Av. Tiradentes ,509

Matão

(16) 3384-4302

CAPS AD

CAPS ad

Rua Almirante Barroso, 496

Mauá

(11) 4516-3600

CAPS II

CAPS II Estação Primavera

Rua Luiz Mariani,80 ,Vila Fausto Morelli

Mauá

(11) 4574-3834

CAPS inf

CAPS Infantil Florescer

Rua Vitorino,37 Centro

Mauá

(11) 4516-3600

CAPS I

CAPS I Mirassol

Rua XV de Novembro,1808 – Centro

Mirassol

(17) 3242-8498

CAPS AD

CAPS ad Mococa

Rua Riachuelo, 551 Centro

Mococa

(19) 3656-7537

CAPS AD

CAPS ad Mogi Guaçu

Rua Antonio Luiz Filho, 700 – Jd. Novo II

Mogi Guaçu

(19) 3818-1539

CAPS II

CAPS II Mogi Guaçu

Rua Marechal Castelo Branco,122-Centro

Mogi Guaçu

(19) 3831-5215

CAPS AD

CAPS ad Mogi Mirim

Rua Padre Roque, 1654-Centro

Mogi Mirim

(19) 3805-4148

CAPS II

CAPS II Mogi Mirim

Av. Adib Chaib,2930- Centro

Mogi Mirim

(19) 3862-8012

CAPS I

CAPS Dra Ingrid Jane Lipsi

Rua Siqueira Campos, 29 Centro

Monte Mor

(19) 3879-1033

CAPS AD

CAPS Álcool e Drogas

Rua Anhanguera, 348 Jardim Piratininga

Osasco

(11) 3687-8549

CAPS II

CAPS II Osasco

Av. Sporte Club Paulista,191- Km.18

Osasco

(11) 3654-3129

CAPS inf

CAPS Infantil

Rua José Marques da Silva,30 V. Prado

Osasco

(11) 3692-8812

CAPS II

Centro de Atenção Psicossocial de Ourinhos

Rua Benjamin Constant,745

Ourinhos

(14) 3326-9256

CAPS I

Centro de Atenção Psicossocial

Rua Sete de Setembro, 1083

Paraguaçu Paulista

(18) 3361-5144

CAPS AD

CAPS ad Paulinia

Rua Santa Cruz, 253 Nova Paulinia

Paulinia

(19) 3874-2213

CAPS I

CAPS I Paulinia

Rua Malavazzi, 65 Jd.Calegari

Paulinia

(19) 3833-4814

CAPS I

CAPS I Pedreira

Rua Alaor Palma do Nascimento,130 Centro

Pedreira

(19) 3893-3535

CAPS II

CAPS Nossa Senhora Aparecida

Rua Rui Barbosa ,s/n.

Penápolis

(18) 3652-3455

CAPS II

CAPS II Pindamonhangaba

R. Inácio Henrique Romeiro,54-Galego

Pindamonhangaba

(12) 3645-9035

CAPS II

CAPS II Bela Vista

Rua Bela Vista, 665 – Vila Independência

Piracicaba

(19) 3433-0312

CAPS I

Centro de Atenção Psicossocial I

R. Joaquim Procopio de Araujo, 1001 Centro

Pirassununga

(19) 3561-1950

CAPS inf

CAPS i CRICA

Rua Siqueira Campos,2784-Centro

Pirassununga

(19) 3561-1119

CAPS I

Centro de Atenção Psicossocial de Pompéia

Rua Cyro Ventura Barbosa, 218

Pompéia

(14) 3452-3766

CAPS I

CAPS I Potim

Prç Franscisco de Assis Galvão, 36

Potim

(12) 3645-9035

CAPS II

CAPS II

Rua Cidade de Santos,89

Praia Grande

(13) 3473-4990

CAPS AD

CAPS ad de Presidente Prudente

Rua dos Ipês Roxo, 480

Pres. Prudente

(18) 3907-6753

CAPS I

CAPS I de Presidente Venceslau

Av. Jorge Tibiriça, 227

Presidente Venceslau

(18) 3272-2420

CAPS AD

CAPS ad de Rancharia

Rua Cel. Galdino de almeida, 715-fds.

Rancharia

(18) 3265-1823

CAPS AD

CAPS ad

Rua Aurora, 103 Vila Suissa

Ribeirão Pires

CAPS II

CAPS II

Rua Afonso Zampol,41 Centro

Ribeirão Pires

(11) 4823-2144

CAPS inf

CAPS Infantil

Rua Miguel Prisco,540 Centro

Ribeirão Pires

(11) 4828-1511

CAPS AD

CAPS ad Ribeirão Preto

Rua Pará, 1310- Ipiranga

Ribeirão Preto

(16) 3622-2376

CAPS II

CAPS II Dr.Claudio R Rodrigues de Carvalho

Rua João Penteado ,504

Ribeirão Preto

(16) 3931-4308

CAPS III

CAPS III Ribeirão Preto

Rua Pará, 1280 Ipiranga

Ribeirão Preto

(16) 3934 6565

CAPS AD

CAPS ad Rio Claro

Av. Dois, 522 – Centro

Rio Claro

(19) 3525-7204

CAPS III

CAPS II “18 de Maio”

Av. Brasil,1141- Jd.Floridiana

Rio Claro

(19) 3536-3365

CAPS I

CAPS I “Arte de Viver”

Rua Moraes Barros, 712 Bom Jesus/Centro

Rio das Pedras

(19) 3493-4234

CAPS II

CAPS II Douglas Milanese

Rua Pio XII ,70

Salto

(11) 4029-4121

CAPS I

CAPS I Santa Cruz do Rio Pardo

Rua Conselheiro Antonio Prado, 934 Centro

Santa Cruz do Rio Pardo

(14)33721551

CAPS I

CAPS I

Av. 11, 206- Centro

Santa Gertrudes

(19) 3545-1656

CAPS AD

CAPS AD Santa Rita do Passa Quatro

Av. Padre Pio Corso, 1523 – Jardim

Santa Rita do Passa Quatro

CAPS III

CAPS II Espaço Verde

Av. Padre Pio Corso ,1523 -Bairro Jardim

Santa Rita do Passa Quatro

(19) 3584-8348

CAPS AD

CAPS ad Travessia

Estrada do Suru, 03 Suru

Santana de Parnaiba

(11) 4154-4328

CAPS II

CAPS II Adulto Alvorecer

Estrada do Suru, 01 Suru

Santana de Parnaiba

(11) 4154-4532

CAPS inf

CAPS Infantil Espaço de Vida

Av.Dr. Alvaro Ribeiro,610 Jd. Frediane

Santana de Parnaiba

(11) 4154-1452

CAPS AD

NAPS ad (24 H)

Rua Gertrudes de Lima, 488 Centro

Santo André

(11) 4992-3668

CAPS III

NAPS I

Rua Padre Manoel da Nóbrega,123 B. Jardim

Santo André

(11) 4436-5680

CAPS III

NAPS II

Praça Chile s/n. Pq das Nações

Santo André

(11) 4997-6768

CAPS inf

CAPS I à Infancia Santo André

Rua Correia Sampaio,35 Vila Vitória

Santo André

(11) 4974-7545

CAPS AD

SENAT

Rua Paraíba, 110 Pompéia

Santos

(13) 3237-2681

CAPS III

SENAPS I

Rua Ministro Agamenon Magalhães, s/n – Jardim Castelo

Santos

(13) 3203-2621

CAPS III

SENAPS II

Rua Lowndes, 353 Estuário

Santos

(13) 3222-1217

CAPS III

SENAPS III

Rua Nabuco de Araújo, 96. Boqueirão

Santos

(13) 3232-8411

CAPS III

SENAPS IV

Rua Senador Pinheiro Machado, 718. Marapé

Santos

(13) 3225-5796

CAPS III

SENAPS V

Rua Gonçalves Ledo ,29. Campo Grande

Santos

(13) 3251-2094

CAPS inf

CAPS Infanto Juvenil

Rua Lucas Fortunato, 159 V. Mathias

Santos

(13) 3221-8367

CAPS AD

CAPS ad

Rua Pedro Jacobucci, 500 Vila Euclides

São Bernardo do Campo

(11) 4122-4000

CAPS AD

CAPS ad Infanto Juvenil

Rua Sacramento, 191 Rudge Ramos

São Bernardo do Campo

(11) 4365-4714

CAPS AD

CAPS ad Dr. Rui Penteado

Rua Santo Antonio, 117 Centro

São Caetano do Sul

(11) 4224-5307

CAPS AD

CAPS ad

RUA MAJOR JOSE INACIO, 2381 Centro

São Carlos

(16) 3307-8368

CAPS II

CAPS II

Rua Riachuelo, 171 – Centro

São Carlos

(16) 3374-7217

CAPS I

CAPS I São José do Rio Pardo

Rua Agnaldo Machado Pourrat, 137 – Vila Formosa

São José do Rio Pardo

(19) 3656-7537

CAPS AD

CAPS ad Vila Clementino

Rua Jaguaré, s/n – V. Clementina

São José do Rio Preto

(17) 3224-0728

CAPS inf

CAPS CRIA Centro

Rua Prudente de Morais, 3575 – Vila Ercília

São José do Rio Preto

(17) 3231-7323

CAPS inf

CAPS I Higienópolis

Av. Brasilusa, 500 – Jardim Redentor

São José do Rio Preto

(17) 3226-1780

CAPS inf

CAPS CRIA Zona Norte

Rua Manoel Francisco Raposeiro,200. Duas Vendas

São José do Rio Preto

(17) 3217-4822

CAPS AD

CAPS Álcool e Drogas

Rua Tenente Manoel Pedro de Carvalho, 26 Centro

São José dos Campos

(12) 3913-5198

CAPS I

CAPS I Sul

Rua Jacinto Galo, 191 Bosque dos Eucaliptos

São José dos Campos

(12) 3916-3072

CAPS II

CAPS Centro Norte

Rua Major Antonio Domingues, 227 Centro

São José dos Campos

(12) 3941-4732

CAPS inf

CAPS Infância

Rua Tenente Manoel Pedro de Carvalho, 187. JARDIM BELA VISTA

São José dos Campos

(12) 3942-8231

CAPS II

CAPS Adulto Bom Jardim

Rua José Polachini Sobrinho, 575 Vila Sinibaldi

São José Rio Preto

(17) 3227-6753

CAPS I

CAPS I

Rua Governador Pedro de Toledo,393

São Miguel Arcanjo

(15) 3279-2087

CAPS AD

CAPS ad Jd. Nélia

Rua Valente Novaes, 51

São Paulo

(11) 6561-8085

CAPS AD

CAPS ad Ermelino Matarazzo

Rua Sampei Sato,444, Ermelino Matarazzo

São Paulo

(11) 2943-9276

CAPS AD

CAPS ad Vila Mariana

Av. Ceci, 2101 – Planalto Paulista

São Paulo

(11) 2275-3432

CAPS AD

CAPS ad Jabaquara

Praça Barão de Japura, 01 Vila Guarani

São Paulo

(11) 5011-1583

CAPS AD

CAPS ad Mooca

Rua Jaibaras, 251 – Mooca

São Paulo

(11) 6692-5331

CAPS AD

CAPS ad Penha

Praça N. Sra. Da Penha, 55 Penha

São Paulo

(11) 2293-5008

CAPS AD

CAPS ad Projeto Quixote

Rua Prof. de Castro, 92 V. Clementino

São Paulo

(11) 5571-9476

CAPS AD

CAPS ad Centro

Rua Frederico Alvarenga, 259 – Pq. D. Pedro II

São Paulo

(11) 3257-5155

CAPS AD

CAPS ad PROSAM

Rua Heitor Penteado, 1448 Sumaré

São Paulo

(11) 3862-1385

CAPS AD

CAPS ad Pinheiros

Rua Nicolau Gagliardi, 439 – Pinheiros

São Paulo

(11) 3816-3959

CAPS AD

CAPS ad Pirituba Casa Azul

Rua Lino Pinto dos Santos, 203 Jd. Da Felicidade

São Paulo

(11) 3835-2905

CAPS AD

CAPS ad Santo Amaro

Rua Bela Vista, 269 Sto. Amaro

São Paulo

(11) 5523-3566

CAPS AD

CAPS ad Jardim Ângela

Av. Ivirapema, 41 Pq. Bologne

São Paulo

(11) 5833-0838

CAPS AD

CRATOD

Rua Prates, 165 Bom Retiro

São Paulo

(11) 3329-4467

CAPS AD

CAPS ad Cachoeirinha

Rua Desembargador Rodrigues Sette, 111

São Paulo

(11) 2232-4770

CAPS AD

CAPS ad Itaquera

Rua Corre Corre, 30 Itaquera

São Paulo

(11) 3756-3011

CAPS AD

CAPS ad São Mateus

Rua Joaquim Gouveia Franco, 150

São Paulo

(11) 6119-8143

CAPS AD

CAPS ad Jaçanã Tremembé

Rua Paulo Lincoln do Valle Pontin, 323 Jaçanã

São Paulo

(11) 2240-5438

CAPS AD

CAPS ad Capela do Socorro

Rua Padre José Garzotti, 545

São Paulo

(11) 5667-6277

CAPS AD

CAPS ad Ipiranga

Rua Colombo Florence, 241 V. Arapuã

São Paulo

CAPS I

CAPS I Adulto São Mateus

Rua Clóvis Monteiro de Carvalho Jr,22 Jd. Tietê

São Paulo

(11) 6962-3464

CAPS I

CAPS I Adulto Vila Prudente

Praça Santa Helena,56 Vila Prudente

São Paulo

(11) 2347-0886

CAPS I

CAPS I Adulto Butantã

Rua Oscar Pinheiro Coelho,287 Caxingui

São Paulo

(11) 3727-1819

CAPS I

CAPS I Adulto Largo 13

Rua Paula Cruz ,71 Jd. D. Bosco

São Paulo

(11) 5686-6076

CAPS II

CAPS II Adulto Vila Mariana

Rua Pedro de Toledo ,214- Vila Clementino

São Paulo

(11) 5081-3825

CAPS II

CAPS II Adulto Itaquera

Rua Porto Xavier,57

São Paulo

(11) 2079-6388

CAPS II

CAPS II Adulto Itaim Paulista

Rua Cembira, 992

São Paulo

(11) 2016-3696

CAPS II

CAPS II Adulto São Miguel

Rua Otavio de Rosa,37 São Miguel Paulista

São Paulo

(11) 2956-8047

CAPS II

CAPS II Adulto Ermelino Matarazzo

Av. Boturussu,168 – Ermelino Matarazzo

São Paulo

(11) 2546-6787

CAPS II

CAPS II Adulto Arthur Bispo do Rosário

Rua Serra do Mar, 56 – Guaianases

São Paulo

(11) 6961-3240

CAPS II

CAPS II Adulto Aricanduva/Formosa

Rua Boicininga, 31 – Vila Formosa

São Paulo

(11) 2675-1175

CAPS II

CAPS II Adulto Vila Matilde

Rua José Manoel da Fonseca Junior,416

São Paulo

(11) 2653-0944

CAPS II

CAPS II Adulto Jabaquara

Rua Dr. Getúlio Vargas Filho,27 Cidade Vargas

São Paulo

(11) 5012-8148

CAPS II

CAPS II Adulto Lapa

Rua Roma,446 – Lapa

São Paulo

(11) 3675-5648

CAPS II

CAPS II Adulto Perdizes “Manoel Munhoz”

Rua Dr. Cândido Espinheira,616 – Perdizes

São Paulo

(11) 3672-2000

CAPS II

CAPS II Adulto Jaçanã

Rua Paulo Lincoln do Valle Pontin,323 Jaçanã

São Paulo

(11) 6242-9399

CAPS II

CAPS II Adulto Mandaqui

Rua Dr. Luiz Lustosa da Silva;369 Mandaqui

São Paulo

(11) 6979-0923

CAPS II

CAPS II Adulto Pirituba

Rua Uratinga,90 Pirituba

São Paulo

(11) 3976-7581

CAPS II

CAPS II Adulto Brasilândia

Rua Dr. Augusto do Amaral,222 Brasilândia

São Paulo

(11) 3921-8924

CAPS II

CAPS II Adulto M’Boi Mirim

Rua Ernesto Pascoaluce,52 Jd. Dionisio

São Paulo

(11) 5833-5690

CAPS II

CAPS II Jaraguá/Pirituba

Av. Raimundo Pereira de Magalhães,5214 Pirituba

São Paulo

(11) 3974-9122

CAPS II

CAPS Prof. Luiz da Rocha Cerqueira

Rua Carlos Comenale,32 – Cerqueira Cesar

São Paulo

(11) 3289-2585

CAPS II

CAPS II Adulto Jardim Lidia

Rua Gutemberg José Ferreira,50 Jd. Lídia

São Paulo

(11) 5513-9560

CAPS II

CAPS II Adulto Casa Verde

Rua Ferreira de Almeida, 22 Casa Verde

São Paulo

(11) 3858-3579

CAPS II

CAPS II Adulto Parelheiros

Av. Senador Teotônio Vilela, 8895 Casa Grande

São Paulo

(11) 5922-3535

CAPS III

CAPS III Adulto Sapopemba

Rua João Lopes de Lima,1151 – Jd. Sapopemba

São Paulo

(11) 6119-7080

CAPS III

CAPS III Adulto Itaim Bibi

Av. Horacio Lafer,590- Itaim Bibi

São Paulo

(11) 3078-6886

CAPS III

CAPS III Parelheiros

Avenida Senador Teotônio Vilela, 8895

São Paulo

(11) 5922-3535

CAPS inf

CAPS Adolescente Vila Prudente

Av. Zelina,322 – Vila Prudente

São Paulo

(11) 3234-9570

CAPS inf

CRIA UNIFESP

Rua Morcote,76 – Vila Clementino

São Paulo

(11) 5081-3825

CAPS inf

CAPS Juventude Santo Amaro

Rua Iguatinga, 134 Santo Amaro

São Paulo

(11) 5687-4511

CAPS inf

CAPS Infantil Lapa

Rua Bergson, 52 Lapa

São Paulo

(11) 3836-2690

CAPS inf

CAPS Infantil Itaquera

Rua Bernardino Prudente,86 – Itaquera

São Paulo

(11) 6521-1162

CAPS inf

CAPS Infantil e Adolescente de São Mateus

Rua Ernesto Manograsso,133 – São Mateus

São Paulo

(11) 6112-5956

CAPS inf

CAPS Infantil CRIA Casinha

Rua Onze de Fevereiro,318 – Cidade Vargas

São Paulo

(11) 5021-8005

CAPS inf

CAPS Infantil Vila das Mercês

Rua N. Sra. Das Mercês 1315 – Vila das Mercês

São Paulo

(11) 6940-2200

CAPS inf

CAPS Infantil Santana

Rua Conselheiro Saraiva,411 – Santana

São Paulo

(11) 6973-9434

CAPS inf

CAPS Infantil Pinel

Av.Raimundo Pereira de Magalhaes,5214 Pirituba

São Paulo

(11) 3972-8917

CAPS inf

CAPS Infantil Mooca

Rua Taquari,549 -Mooca

São Paulo

(11) 2694-4628

CAPS inf

CAPS Infantil Santo Amaro

Rua Senador Milton Campos,149 Vila União

São Paulo

(11) 5181-1122

CAPS inf

CAPS Infantil Sé

Rua Frederico Alvarenga,259 Pq. D.Pedro

São Paulo

(11) 3101-0156

CAPS inf

CAPS Infantil Ipiranga

Rua Sava, 44 Moinho Velho

São Paulo

(11) 2940-2200

CAPS inf

CAPS Infantil São Miguel

Rua Miguel de Oliveira, 195 São Miguel Paulista

São Paulo

(11) 2214-7364

CAPS II

CAPS de São Roque

Rua Alfredo Salvetti, 91 Centro

São Roque

(11) 4784-2282

CAPS I

CAPS I São Sebastião

Rua Itaú,294 – Pontal da Cruz

São Sebastião

(12) 3892-1744

CAPS AD

CAPS ad

Rua Vereador Diego Pires de Campos, 35. Vila São Jorge

São Vicente

(13) 3561-1993

CAPS II

CAPS II Saquaré

Rua Odair Muller, s/n

São Vicente

(13) 3464-4450

CAPS II

CAPS II Jardim Rio Branco

Rua Donald Alexandre Kealman, s/n – Jd. Rio Branco

São Vicente

(13) 3576-7674

CAPS III

CAPS III MATER

Rua Padre Anchieta,211-Centro

São Vicente

(13) 3467-1413

CAPS inf

CAPS Infantil

R. Visconde de Tamandaré, 410

São Vicente

(13) 3466-9813

CAPS I

CAPS I Serra Negra

Av. João Gerosa,1855- Bairro dos Francos

Serra Negra

(19) 3892-7681

CAPS I

CAPS I Socorro

Rua Antonio G.Dantas,125-Vila Palmira

Socorro

(19) 3855-2400

CAPS AD

CAPS ad Jovem

Av. Angélica, 1048

Sorocaba

(15) 3232-4011

CAPS AD

CAPS ad

Rua Minas Gerais, 76 – Santa Terezinha

Sorocaba

(15) 3233-5628

CAPS II

CAPS II

Praça Nova York,59

Sorocaba

(15) 3221-8546

CAPS II

SAPS Vera Cruz

Rua Artur Gomes s/n

Sorocaba

(15) 3227-1178

CAPS II

CAPS Teixeira Lima

Rua Ramon Aro Martini,986

Sorocaba

(15) 3237-4552

CAPS II

CAPS Jardim das Acacias

Av. Armando Salles de Oliveira,71

Sorocaba

(15) 3211-1797

CAPS inf

CAPS Associação Criança

Rua Luiza de Carvalho, 86 Jardim Pagliato

Sorocaba

(15) 3229-8099

CAPS inf

CAPSIA Vera Cruz

Av. Pereira da Silva,962

Sorocaba

(15) 3211-3865

CAPS inf

CAPS Associação Criança

Av. Itavuvu, 3633

Sorocaba

(15) 3226-1534

CAPS II

CAPS II Sumaré

Rua José Maria Miranda,853- Centro

Sumaré

(19) 3873-2233

CAPS II

CAPS II Suzano

Rua Batista Renzi,186 Jd. Luis

Suzano

(11) 4741-2718

CAPS II

CAPS II

Av. Cap.José Camargo Lima,353. Vila São Sebastião

Taquaritinga

(16) 3253-4242

CAPS inf

CAPS i Alexandre Donato Monteiro

Praça Dr. José Furiati,119-Centro

Taquaritinga

(16) 3252-5095

CAPS I

CAPS I Tarumã

Rua dos Cravos,566

Tarumã

(18) 3329-2673

CAPS AD

CAPS ad Taubaté

Rua Cel. São Salvador, 15-Jardim das Nações

Taubaté

(12) 3631-6645

CAPS II

CAPS II Taubaté

Av. Inglaterra ,240- Jd.das Nações

Taubaté

(12) 3632-1368

CAPS I

CAPS I Ubatuba

Rua Cunhambebe, 703 – Centro

Ubatuba

(12) 3832-4086

CAPS I

CAPS Maria Izilda da Silva

Av. Bela Vista, 93 Jardim Bela vista

Vargem Grande Paulista

(11) 4158-6889

CAPS II

CAPS II Várzea Paulista

Praça Anisio Ribeiro de Lima,51 Jd. Primavera

Várzea Paulista

(11) 4595-2537

CAPS I

CAPS I Vinhedo

Rua Filisbina Corazzi Matheus,28 Centro

Vinhedo

(19) 3826-3986

CAPS I

CAPS I Votorantim

Av. São João, 865 – Jd. Icatu

Votorantim

(15) 3343-4127

CAPS II

CAPS II de Votuporanga

Rua Javari, 3587 Vila Nova

Votuporanga

(17) 3422-3873

por Rodrigo Longo


Segue 3 cursos completos sobre como lidar com a Dependência de Cocaína Crack, Álcool e Maconha! 

Comece agora!

Curso - Dependência de Cocaína e Crack: como lidar?Curso – Dependência de Cocaína e Crack: como lidar?

O curso “Dependência de Cocaína e Crack: como lidar?” é direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos. 

Curso de fácil compreensão. Textos, vídeo aula, vídeos sobre o tema, textos complementares e questionários. 


Mais informações >>




Curso Dependência de Álcool: como lidar?Curso Dependência de Álcool: como lidar?

É direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos. 

Desenvolvido com linguagem rápida e de fácil compreensão. Leituras de textos, vídeo aula, vídeos sobre o tema, textos complementares e questionários. 


Mais informações >>


Dependência de Maconha: como lidar?Dependência de Maconha: como lidar?

O curso “Dependência de Maconha: como lidar?” é direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos ou a quem esteja interessado em expandir seus conhecimentos e aprender informações atuais e práticas sobre a dependência de maconha. 

Mais informações >>




Tweet


Veja Também!

1.Narcóticos Anônimos – Grupo de Apoio a Dependência Química

2.Desintoxicação de maconha

3.Tratamento da dependência química – Participação em grupos de apoio

4.Drogas na adolescência

5.Desintoxicação de cocaína

Dados do Artigo:

Autor:
Rodrigo Longo


Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) – Endereços e telefones
Dependência química
O CAPs é uma instituição pública de saúde especializada em cuidar de pessoas com algum tipo de doença, transtorno ou distúrbio psiquiátrico e também no tratamento de dependentes de álcool e/ou drogas.. Saiba mais!
Share
box-vida-mental

Como parar de usar cocaína?

Atendimento Nacional Clinica de Recuperação Grupo Casoto Watsapp:(11)94797-6909

A cocaína é uma droga que causa dependência física e psíquica e afeta diretamente todas as estruturas (física, mental, emocional e espiritual) da pessoa. Quando a pessoa percebe que não consegue largar o vício, vem a necessidade de buscar uma forma de lutar contra a dependência. Mas como parar de usar cocaína? É possível? Sim, é possível!

Tweet

Como parar de usar cocaína?

como parar de usar cocainaComo parar de usar cocaína?É uma pergunta que muitas pessoas fazem quando se tornam dependentes, pois não conseguem imaginar uma vida sem a droga que mais ama na vida, que dá a sensação de bem-estar e conforta aliviando as tensões do dia-a-dia.

Mas ninguém nasce usando drogas, por isso é perfeitamente possível viver uma vida feliz e saudável, basta a pessoa estar disposta e querer a mudar de vida.



Parar de usar cocaína exige mudança de vida

Parar de usar cocaína é uma tarefa que envolve uma série de mudanças que vai além de simplesmente não usar mais a droga, mas que exige por parte da pessoa uma série de mudanças de hábitos, atitudes e comportamentos.

Não existe uma fórmula mágica, uma “receita de bolo” para parar de usar cocaína, mas o que existe são meios e diversos recursos que ajudam a pessoa a superar o vício.

Programas de recuperação para a dependência de cocaína

Não existe um único programa de recuperação, uma única maneira, um único caminho, mas diversas alternativas, recursos e programas eficientes no tratamento da dependência de cocaína.

Seja qual for a forma que a pessoa encontra para se recuperar: Narcóticos Anônimos, clínicas de recuperação, comunidades terapêuticas ou acompanhamento psicológico, CAPs (Centro de Atenção Psicossocial) – todos são muito bons e dão resultado, basta a pessoa querer e se esforçar para lutar contra a dependência.

A pessoa que deseja parar de usar cocaína pode:

1 – Optar pela internação em clínicas de recuperação ou comunidades terapêuticas;

2 – Participar de reuniões em grupos de apoio como os Narcóticos Anônimos;

3 – Ter um acompanhamento psicológico ou psiquiátrico. A psicoterapia pode ser uma ferramenta que age em conjunto com as reuniões de grupos de apoio;

4 – Participar de reuniões e atendimentos no CAPs (Centro de Atenção Psicossocial).

Para qualquer tipo de dependência, estes são os recursos disponíveis para o tratamento da dependência química. Existem também programas alternativos de desintoxicação (Veja: “desintoxicação de cocaína”) e atendimentos psicológicos nas redes de saúde pública.

É importante lembrar que a recuperação bem sucedida exige por parte da pessoa, a vontade de parar de usar e o esforço próprio em mudar o estilo de vida, atitudes e comportamentos.

por Rodrigo Longo

Cursos completo sobre como lidar com a Dependência de Cocaína e Crack! 

Comece agora!

Curso - Dependência de Cocaína e Crack: como lidar?Curso – Dependência de Cocaína e Crack: como lidar?

O curso “Dependência de Cocaína e Crack: como lidar?” é direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos. 

Curso de fácil compreensão. Textos, vídeo aula, vídeos sobre o tema, textos complementares e questionários. 


Mais informações >>



Tweet


Veja Também!

1.Maconha – Efeitos Colaterais

2.Desintoxicação de maconha

3.Quanto tempo a cocaína demora para sair do sangue?

4.Drogas na adolescência

5.Desintoxicação de cocaína

Dados do Artigo:

Autor:
Rodrigo Longo

Como parar de usar cocaína?
Dependência química
Seja qual for a forma que a pessoa encontra para se recuperar: Narcóticos Anônimos, clínicas de recuperação, comunidades terapêuticas ou acompanhamento psicológico, CAPs…
Share