A fobia social é caracterizada pela intensa ansiedade causada por momentos de tensão e medo quando a pessoa é submetida à avaliação de outras pessoas. O sociofóbico entende que seus medos são excessivos e irracionais, mas não consegue enfrentar tais situações sociofóbicas, o que o leva a evitá-las.

Tweet

Fobia Social

fobia socialDurante as situações temidas é comum nos sociofóbicos a sensação de que os outros os estão julgando e temem serem chamados de ansiosos, fracos ou estúpidos. Por conta disso, tendem frequentemente a se isolarem.

 sintomas da fobia social

As pessoas com ansiedade social são pessoas excessivamente preocupadas com o julgamento alheio, com a opinião dos outros a seu respeito, são perfeccionistas e determinadas. Assim, as pessoas portadoras da fobia social costumam ser muito responsáveis, se cobram muito, tem um bom desempenho profissional e tem dificuldade em lidar com fracassos e frustrações por medo de não corresponderem às expectativas dos outros.

Estudos apontam fatores sociais, estilos de vida e formas de convívio entre as pessoas que podem causar a fobia social. Estes fatores estão relacionados como papel familiar, como por exemplo, educação autoritária, superprotetora e pais inseguros predispõe a fobia social. Também pode haver a influência de experiências traumáticas, geralmente na infância.

por Rodrigo Longo

Tweet

Veja:

Sintomas da fobia social

Como controlar a fobia social!

Veja Também!


Ansiedade – Causas, sintomas e tratamentos


Saúde – 7 alimentos que combatem a ansiedade


Meditando as emoções – Superando as emoções negativas!


Confusão Mental – A prisão do ego

Dados do Artigo:

Fobia Social
Psicologia e as doenças

A fobia social é caracterizada pela intensa ansiedade causada por momentos de tensão e medo quando a pessoa é submetida à avaliação de outras pessoas. Saiba mais!

Fonte: http://datimidezafobiasocial.blogspot.com.br/2010/06/o-que-sente-o-sociofobico-afinal.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fobia_social#Sintomas
http://www.psicosite.com.br/tra/ans/anssocial.htm

Share