Tweet

O álcool é uma substância psicoativa que por ser legalmente aceita na sociedade provoca um grande número de dependência. Muitos alcoólatras não se dão conta da doença, pois a nossa cultura incentiva o consumo da droga e quando o dependente percebe que está doente o nível de dependência já comprometeu grande parte da vida e do físico da pessoa.

Álcool

O consumo excessivo do álcool traz complicações no sistema digestivo, podendo causar câncer de boca, faringe, laringe e esôfago, atrofia o cérebro, demência, icterícia, teleangioma (ruptura dos vasos sanguíneos da superfície), eritema palmar, varizes abdominais, fluído abdominal, atrofia testicular, pancreatite, edema de tornolzelos, tendência a sangramento fácil, tremor, aumento do braço, cirrose, vasos sanguíneos dilatados, coração aumentado e enfraquecido, etc. Afeta a capacidade intelectual, memória e destrói a vida social e afetiva do dependente.

 alcoolismo

As maiores complicações na saúde do alcoólatra são as relacionados ao fígado, como a hepatite, a cirrose e a degeneração do fígado que levam a morte se o indivíduo continuar bebendo. Em muitos casos é necessário o transplante de fígado.

 alcoolismo

Assim como outras drogas, o álcool causa vários efeitos agudos como a depressão do sistema nervoso central e a dificuldade de discernimento. O consumo frequente do álcool também induz leva à tolerância orgânica e o alcoólatra passa a necessitar de maiores dosagens para obter o mesmo efeito.


Muitas vezes temos um alcoólatra dentro de casa e sentimos dificuldades para lidar com a situação. Aqui no blog você pode fazer o “curso sobre alcoolismo” e aprender como lidar com um dependente de álcool. O curso é mmuito bom e vale a pena!



Tweet

Veja: 

Abstinência Alcoólica – Sintomas e tratamentos

Veja também!

Delirium tremens – Sintoma de abstinência

Ansiolíticos – tranquilizantes e relaxantes

Barbitúricos – Calmantes e sedativos

Benzodiazepínicos – Rivotril, Diazepan, Lexotam e outros

Metanfetamina – Efeitos chocantes

Dados do Artigo:

Álcool
Alcoolismo

O álcool é uma substância psicoativa que por ser legalmente aceita na sociedade provoca um grande número de dependência. Saiba mais!

Referência Bibliográfica:

http://www.antidrogas.com.br/alcool.php

Share