O tratamento do transtorno bipolar tem como objetivo evitar as oscilações de humor constantes e ajudar o paciente a agir da melhor forma possível perante estas alternâncias e os episódios estimuladores do comportamento bipolar. Saiba mais sobre o tratamento do transtorno bipolar!

Transtorno Bipolar

Tratamentos e Grupos de Apoio

Os períodos de depressão e mania voltam a ocorrer na maioria dos pacientes, mesmo durante o tratamento. Os principais objetivos do tratamento para o transtorno bipolar são:
tratamento transtorno bipolar

Evitar as oscilações entre as fases;

Evitar a necessidade de internação;

Ajudar o paciente a lidar com as possíveis oscilações e os episódios estimuladores do comportamento bipolar;

Descobrir os eventos estimuladores do comportamento bipolar e alterações de humor, a fim de reduzir as reações de instabilidade e crises de temperamento;

Impedir o comportamento autodestrutivo e suicídio;

Investigar problemas emocionais e possíveis desequilíbrios que podem afetar o tratamento;

Uso de medicamentos estabilizadores de humor como, Carbamazepina, Lamotrigina, Lítio, Valproato, antipsicóticos, ansiolíticos, entre outros.

Terapia Eletroconvulsiva (TEC)

Técnica utilizada tanto na fase maníaca quanto na depressiva em que os medicamentos não surtem mais efeitos. A técnica utiliza uma corrente elétrica para causar uma breve convulsão no paciente anestesiado.

Estimulação Magnética Transcraniana (EMT)

Esta técnica utiliza pulsos magnéticos direcionados para as áreas afetadas do cérebro. Geralmente esta técnica é utilizada após a TEC.

Terapias de apoio

Os tratamentos auxiliares visam auxiliar não só os pacientes, mas também as famílias, proporcionando a psicoeducação e ensinado ambos a lidarem com a situação e reduzirem as chances dos sintomas retornarem. Estes programas também oferecem acompanhamento e apoio para os portadores do transtorno que não recebem o apoio da família.

transtorno bipolarOs grupos de apoio também podem ajudar no tratamento e na recuperação do portador do transtorno. Há diversos grupos presenciais e também em redes sociais em que o paciente pode estar compartilhando seus sentimentos e experiências com outras pessoas que sofrem da mesma doença.
por Rodrigo Longo

Grupos de apoio – Transtorno Bipolar

Psicologia
Tratamento do transtorno bipolar
Tratamento do transtorno bipolar, grupos de apoio e terapias alternativas para o portador e família

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Transtorno_bipolar
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/transtorno-bipolar
http://drauziovarella.com.br/letras/t/transtorno-bipolar/
Share