Sintomas de recaída
São vários os sintomas que podem levar o dependente químico à recaída e o uso de drogas e álcool, pode-se dizer que é a última fase final desse processo. Antes do uso muitos sintomas e comportamentos vão surgindo gradativamente, e o dependente que não está atento com a sua recuperação, comprometido com a manutenção da nova linguagem adquirida, não percebe que aos poucos começa a viver esse processo lentamente.
        Isso acontece porque quando o dependente está em processo de recaída tem dificuldade em pensar com clareza e resolver problemas cotidianos, até mesmos os pequenos e mais simples contratempos e situações inesperadas do dia-a-dia. Os pensamentos obsessivos, dificuldade de se concentrar ou pensar com clareza podem afetar outras áreas da nossa vida. A dificuldade de tomar decisões e direcionar a nossa vida e a nossa recuperação, levando a tomarmos decisões precipitadas e que não tomaríamos se estivéssemos com o pensamento normal.
        O cuidado com a nossa saúde mental é fundamental, pois se ela não estiver bem poderá afetar outras estruturas (física, emocional e espiritual).
       
Questões para reflexão!
Como estão meus pensamentos, consigo manter o foco no que eu estou fazendo no momento ou tenho dificuldade para me concentrar em minhas atividades?
Procuro manter o positivismo, e busco gerenciar meus pensamentos de maneira que eu não alimente maus pensamentos, pré-julgamentos a respeito das coisas e das pessoas?
Procuro esperar acontecer ou fico deduzindo negativamente situações antes de acontecer?

Tenho tido pensamentos repetitivos a respeito de algo, de maneira que eu não consiga pensar logicamente?

UM GRANDE ABRAÇO A TODOS!

Referência bibliográfica:

Share