Os sintomas já mencionados anteriormente estão todos relacionados à nossa estrutura emocional e todos os problemas que estão a nossa estrutura emocional podem acarretar uma série de problemas. Outro problema causado por fatores emocionais é o sono, ou melhor, a dificuldade em dormir tranquilamente, descansar e ter um sono que recupere as energias. Uma noite bem dormida pode proporcionar uma série de benefícios, como prevenir a obesidade, combater a hipertensão, fortalecer a memória, prevenir a depressão, favorecer o desempenho físico, diminuir o risco de doenças cardiovasculares, e melhorar o desempenho no trabalho.
            Pessoas que não conseguem ter um sono profundo, que acordam várias vezes no meio da noite podem agravar o quadro de estresse e desequilíbrio físico e emocional. Do mesmo modo que dormir demais também pode gerar certos danos a nossa saúde, como apatia e indisposição.
            Quando nos encontramos cansados depois de uma noite de sono, podemos alterar as horas  de descanso  e começar a trocar o dia pela noite, ou às vezes ficamos acordados até tarde devido a dificuldade de dormir, e então dormimos demais porque estamos cansados para nos levantar pela manhã, ou até dormir por longos períodos, dormindo até um dia inteiro.
            O desregramento do sono pode fazer parte de um processo de recaída, não como causa, mas sim como um sintoma, principalmente se considerarmos a ligação direta que esta dificuldade tem como muitos dos fatores emocionais também associados à recaída.
UM GRANDE ABRAÇO A TODOS!
            
Referências bibliográficas:
Share