A FACE OCULTA

Ser e Ação

A idéia de mudar as ações sem haver uma transformação profunda do ser, é como um vulcão prestes a entrar em erupção, visto de longe é uma linda montanha, imensa e onipotente, mas por dentro existe o fogo ardente aguardando o momento certo para explodir e fazer um estrago. A única maneira de mudar é a completa abnegação das decadências humanas, nossos pensamentos, nosso egoísmo, nosso orgulho, nossa vaidade!
Se você estiver com raiva e quiser mudar sua ação, o que você fará? Você reprimirá a raiva, mostrará uma face falsa e terá de usar uma máscara.
Se você tiver a sexualidade, o que você fará para deixar de pensar nela ou tentar mudá-la? Você pode fingir ou se esconder atrás de uma aparência de religioso assíduo, mas no fundo o vulcão continuará insistindo, até que entre em erupção.
Você sempre estará com medo, se escondendo de si próprio, maquiando o seu íntimo atrás de filosofias e doutrinas na intenção de ser aprovado pelos outros.
Você já observou os pretensos religiosos? Eles estão sempre com medo, com medo do inferno, e devido ao terrível medo do “Fogo do Inferno”tentam incessantemente e a qualquer custo entrar no paraíso. Mas o que é o paraíso? Será que as pessoas sabem o que é o paraíso? Será que lá existe um velhinho com uma longa barba branca sentado em um trono e ao seu redor milhares de pessoas contemplando a sua face em uma ociosidade monótona? Deus é ação! É movimento de vida constante e não se compraz da inércia e do ócio.
Se você mudar a sua consciência, o paraíso vem até você, e não é você que vai até ele. Ninguém jamais foi ao paraíso e ninguém jamais foi ao inferno, porque esses dois lugares estão dentro de nós, é um estado de espírito. Guarde bem isso: o paraíso vem até você, o inferno vem até você. Só depende de você!
Tudo o que você chama vem até você. Por exemplo, se você quer que a sua família se entenda e não brigue mais, então comece a ser mais gentil, menos arrogante, procure o diálogo e o entendimento. Tudo o que chamamos vem até nós, se eu quero que as pessoas gostem de estar ao meu lado, tenho que atraí-las, ninguém gosta de pessoas negativas e que só reclamam. Se eu quero ser tratado bem, então eu tenho que ser simpático com as pessoas, e assim por diante. Temos que nos esforçar para que o paraíso venha até nós.
O esforço é agradável aos olhos de Deus, e podem acreditar tudo o que conquistamos sem esforço, o bem não está presente.
Se o seu ser mudar, você fica disponível para o paraíso e ele desce até você. Se o seu ser não mudar, você fica em conflito, forçando uma coisa que não existe. Assim você fica cada vez mais falso até se tornar duas pessoas, onde mostra uma coisa e é outra. Faça o teste, o que você faz quando não há ninguém vendo você? O que você pensa?
O ser que não muda entra sempre em contradição, pois fala uma coisa e faz outra completamente diferente. Está sempre se perdendo com as palavras e ações e se torna uma pessoa dúbia e duvidosa. Está sempre brincando de esconde-esconde consigo mesmo.
Quando se vive desta maneira, cheio de conflitos interiores e tensões mentais, a ansiedade e a angústia são naturais nesse estado. Você vive em estado de febre constante, pois ou está ansioso, ou está com raiva, ou está com inveja, ou está desdenhando, ou está reclamando.
E o inferno é isso!
UM GRANDE ABRAÇO A TODOS!
Share