O tratamento para a dependência química tem como objetivo parar a doença e recuperar a pessoa. Para que a recuperação aconteça é necessário a abstinência total das drogas e do álcool, bem como a mudança do estilo de vida. É preciso uma intensa mudança nos hábitos, vícios e emoções, buscando o equilíbrio das estruturas física, mental, emocional e espiritual.

Os grupos de apoio como N.A. (Narcóticos Anônimos), A.A. (Alcoólicos Anônimos) entre outros grupos, comunidades terapêuticas e clínicas especializadas no tratamento de dependentes químicos e o acompanhamento psicológico são ferramentas fundamentais para a recuperação da pessoa.

O processo de recuperação tem como base o estudo dos 12 Passos, princípio básico da recuperação, que gradativamente, conduz o dependente de uma abstinência forçada para uma abstinência estável, modificando todo um estilo de vida, lembrando que, para que haja a recuperação efetiva, a pessoa tem que querer e estar pronta para mudanças radicais em seu modo de ser e viver, seu comportamento e seu modo de pensar.
Para ver mais sobre o tratamento acesse ComunidadesTerapêuticas.

Share