Para pais e famílias que buscam maior Qualidade de Vida

Pais e famílias fem busca de apoio porque já têm problemas com os filhos e/ou familiares, eis o grande desafio do Amor-Exigente. Chegam machucados, sofridos, cheios de medo e de pudor… acabaram de ver confirmadas as suspeitas: seu filho está usando drogas! Ou, então, já tentaram tudo, e o Amor-Exigente é o último recurso.Ler mais…



Seus jovens passaram por um lento processo de desajustes: na escola, em casa, na rua, e estão chegando a um ponto insustentável. A família inteira está desestruturando-se, rapidamente. Nossa proposta é analisar profundamente os 12 Princípios básicos do AE e estabelecer, a partir deles, o alicerce do relacionamento dos pais com os filhos. Para isso, realizam-se reuniões semanais com o grupo de apoio, durante as quais os pais são informados, esclarecidos e orientados a não aceitar o comportamento agressivo e violento dos jovens. Essa não-aceitação acaba desencadeando no filho a decisão de mudar de atitude.

Fixar limites ou metas, semanalmente, com a ajuda e criatividade do grupo é o que dá coragem e condições de os pais, passo a passo, eliminarem a inadequação dos filhos.

Grupos ou Subgrupos de Frutos do AE

Para os dependentes químicos em busca de recuperação

O Amor-Exigente tem também grupos para jovens:
• Jovens sozinhos, procurando ajuda e orientação.
• Jovens trazidos pelos pais.
• Jovens procurando ajudar outros jovens.

Esse trabalho tem uma abordagem diferente, apoiada, porém, nos mesmos valores éticos e espirituais dos grupos de adultos.


Os 12 Princípios do AE, com a partilha e as metas semanais, irão reestruturar a vida do jovem.

Trataremos, noutro momento, desse trabalho e de sua organização. Entretanto, podemos adiantar que ele se destina especialmente a jovens que ainda não chegaram ao “fundo do poço”, ou seja, não atingiram grau insuportável de sofrimento e, portanto, continuam sentindo prazer com o uso abusivo de álcool e/ou outras drogas. Estão nos grupos não porque querem ajuda de fato, mas por outras diferentes razões: mesmo assim, no final, dá certo! Para você, para o casal, ou para o jovem: no final, dá certo!

Subgrupos de Cônjuges
Para os parceiros dos dependentes

O olhar de Amor-Exigente é humano e individualizado. Por isso, a necessidade da criação de subgrupos que tratem de questões segmentadas, como as dos Cônjuges de dependentes químicos e / ou de pessoas voltadas para outras compulsões.

Os companheiros, sejam esposas, namorados, noivos, parceiros vivenciam a relação com o dependente de uma forma diferenciada. A questões que são trabalhadas com os pais, não são as mesmas que afetam os parceiros. Portanto, por meio da mesma metodologia, o AE se propõe, através dos Subgrupos de Cônjuges, a auxiliar estas pessoas a cuidarem de sua codependência (transtorno que afeta os que convivem com situações caóticas, como a dependência química), encontrando qualidade de vida.

Dentro desta abordagem, o AE também conta com um grupo exclusivamente para mulheres que tiveram ou têm relacionamentos afetivos com dependentes. O objetivo é proporcionar um ambiente propício para que elas busquem voltar o olhar e o cuidado para si mesmas e estarem atentas à criação dos filhos que são frutos destas relações e que, por sua vez, precisam de atenção especial.

Subgrupos de Amor-Exigentinho
Para fazer prevenção com crianças e adolescentes

Para trabalhar a prevenção universal, diretamente com as crianças e adolescentes, o AE deu vida ao Amor-Exigentinho. A proposta, voltada para o público infanto-juvenil, utiliza os Princípios Básicos do Programa de forma lúdica, clara e objetiva, visando auxiliá-los a adotar atitudes responsáveis e saudáveis.

A espiritualidade também ganha espaço no trabalho que acontece , de forma itinerante, em escolas, Igrejas, ou em locais em que os pais estejam participando dos Cursos os Grupos de Prevenção com AE.

O Programa traz a música, a dança, o teatro, a literatura para configurar o pano de fundo para ensinamentos que promovem uma nova forma de viver baseada em valores morais, éticos, na qualidade de vida, na alegria e no amor.

Subgrupos de Sempre é Tempo
Para Adultos Maiores em busca de qualidade de vida

Motivados a apoiar pessoas mais velhas com a “síndrome do ninho vazio” ou com o desafio de cuidar dos netos enquanto os pais trabalham e/ou estudam, o AE ativou os subgrupos de “Sempre é Tempo”. Com a mesma programação – abertura de 40 minutos no Grupo e 80 minutos no Subgrupo, para metas e partilhas, o trabalhado é norteado pelos 12 Princípios Básicos, 12 Princípios Éticos e a Espiritualidade visando ajudar quem deseja ficar cada dia melhor.

Para mais informações acesse:
http://www.amorexigente.org.br

Share